sábado, 28 de outubro de 2017

Pesquisa mostra que clubes da elite do futebol brasileiro ignoram práticas básicas de administração


Números do programa "Gestão de Campeão" revelam problemas como abandono da base e falta de planejamento
A gestão dos principais clubes de futebol do Brasil está bem longe de ser profissional. A conclusão pode ser tirada a partir de dados levantados pelo programa "Gestão de Campeão", lançado há um ano pela Ambev em parceria com a empresa de auditoria Ernst & Young. A ideia do programa é premiar os clubes que demonstrem as melhores práticas de gestão.
A EY visitou e colheu dados dos seguintes clubes: Santos, Ponte Preta, Palmeiras, Flamengo, Fluminense, Atlético-MG, Cruzeiro, Juventude, Coritiba, Vitória, Goiás, Fortaleza e Ceará. Pelo menos seis clubes saíram do programa depois de terem inicialmente aderido. São os casos de São Paulo, Botafogo, Grêmio, Internacional, Bahia e Atlético-GO.
Os resultados publicados a seguir foram levantados na primeira rodada de avaliação dos clubes. Haverá ainda outras sessões de visitas dos auditores da EY. Apesar dos dados bastante negativos colhidos, representantes da Ambev e da EY ouvidos pelo GloboEsporte.com demonstraram otimismo com o engajamento dos clubes em melhorar suas gestões.
– Esperávamos que alguns pilares, como sócio-torcedor, estivessem mais organizados, com gestão mais avançada. Mas estamos confiantes de que nas próximas rodadas de avaliação os resultados vão estar num patamar bem mais alto – diz Fred Fontes, gerente de marketing esportivo da Ambev.
– Nós ficamos alarmados com o primeiro resultado. Mas percebemos também que muitos clubes estão reagindo de maneira consistente a este primeiro diagnóstico – comentou Gustavo Hazan, gerente-sênior de consultoria da EY.
Depois da publicação desta nota, o presidente do Bahia, Marcelo Sant'Ana, esclareceu os motivos que fizeram o clube sair do programa.
– O Bahia aderiu e desistiu porque a visita prevista para 15 de fevereiro não tinha acontecido até 27 de abril e avaliação final seria em 2018, e minha gestão tem mandato até dezembro – respondeu Marcelo Sant'Ana.
Veja os resultados da primeira avalição da gestão dos clubes pelo programa "Gestão de Campeão"
·                   Quase 80% dos diretores de futebol não acompanham os treinos dos times profissionais e de base;
·                   71% não têm metas de gestão formalmente documentadas;
·                   Nenhum clube faz acompanhamento formal das metas estipuladas;
·                   86% não têm estruturas de cargos e salários definidos;
·                   93% não têm regras para despesas de viagem, hospedagem e alimentação;
·                   39% não fazem controle das despesas de água e energia elétrica;
·                   50% dos clubes não têm política de benefícios (vale-refeição, plano de saúde etc) para funcionários;
·                   Nenhnum clube faz pesquisa de satisfação entre seus funcionários;
·                   64% dos clubes não fazem planejamento anual de marketing com metas definidas;
·                   57% não realizam pesquisas que orientem a atuação do departamento de marketing;
·                   57% dos clubes não acompanham o desempenho escolar de seus atletas das categorias de base;
·                   79% não oferecem cursos de idioma e 64% não oferecem apoio psicológico para os jogadores da base;
·                   93% dos clubes não dispõem de dados demográficos detalhados sobre seus sócio-torcedores
Por Martín Fernandez, no GE.com


____________

A arte de escrever bem


Escrever é uma necessidade vital, um fundamento sem o qual a comunicação perde em substância.
Os desafios do dia a dia exigem intensa troca de mensagens, seja nas redes sociais, seja nas corporativas: relacionamentos pessoais, correio eletrônico, elaboração de projetos e relatórios, participação em concursos e processos seletivos, negociações empresariais, tratados corporativos, convenções políticas, projetos literários... Tarefas que se tornam triviais, textos que se tornam mais adequados e elegantes quando as técnicas para a elaboração da redação criativa se encontram sob inteiro domínio. E não é só. Escrever está umbilicalmente vinculado à qualidade de vida, à saúde, ao bem-estar.
É o que comprova estudo realizado pela Universidade de Auckland, na Nova Zelândia. Os pesquisadores chegaram à conclusão que a prática da escrita atua na redução dos hormônios vinculados ao estresse, melhora o sistema imunológico, auxilia na recuperação do equilíbrio físico e emocional.  
Este livro disponibiliza uma exclusiva metodologia para a elaboração do texto criativo. Destina-se aos que tenham interesse em aprimorar a expressão através da escrita: trabalhadores e servidores públicos, gestores que atuam nos setores privado e estatal, empresários e empreendedores, lideranças políticas e sociais, professores e estudantes, sem perder de vista as pessoas comuns, o público em geral, porque qualificar as formas de interagir com o outro deve ser um objetivo estratégico acolhido por todos.     
A utilização da técnica ‘Moving Letters’ possibilita que a atividade ‘escrever bem’ se coloque ao alcance de qualquer um. O método, ancorado nos princípios do planejamento estratégico – de maneira gradual e progressiva – conduz o leitor pelos universos que podem levá-lo à carreira de escritor.  Caso a opção seja escrever um livro, por exemplo, a metodologia auxilia na definição dos temas, na estruturação das tramas, na caracterização das personagens, na coesão do enredo, na consistência dos conflitos, na lapidação do texto, desenvolvendo as habilidades necessárias para a elaboração da adequada escritura.
Fluência à escrita e qualidade à redação são as molas propulsoras que impulsionam o livro, são os objetivos possibilitados pela aplicação da metodologia. Como fundamento, um tripé harmoniosamente organizado: a linguística, a estruturação e análise do discurso e as técnicas de elaboração de textos criativos. 
Para adquirir o seu exemplar, clique aqui.



 ___________________


Para saber mais sobre o livro, clique aqui.
___________________


Para saber mais sobre o livro, clique aqui.