O combate à corrupção pelas autoridades e o contexto da Operação Lava
Jato está motivando empresas a reforçar seus programas de compliance,
conjunto de condutas para garantir a conformidade da instituição com leis e
regulamentos externos e internos. Esse é um dos resultados de pesquisa
realizada pela Amcham (Câmara Americana de Comércio) com 130 executivos de
empresas de variados portes e segmentos, no mês de agosto.
Para 59% dos entrevistados, a Lava Jato e operações anticorrupção
recentes levaram as empresas a aumentar investimentos em compliance.
Ao todo, 46% reconheceram que o esforço anticorrupção trouxe “forte pressão”
para montar estruturas que garantam o cumprimento de regras e limitem os riscos
de gestão, enquanto 13% admitiram a pressão, mas com “diminuição de ritmo neste
ano”.
A pesquisa concluiu que o principal impacto trazido pela Lava Jato foi
cultural, com maior interesse dos executivos e colaboradores em geral pelo
tema, segundo avaliação de 49% dos entrevistados. Para os executivos, outro
efeito importante ocorreu no âmbito decisório, que resultou em maior
envolvimento da área de compliance nas tomadas de decisões e
ações estratégicas (29%), e no aspecto processual, com o desenvolvimento de
novas políticas e práticas de integridade (22%).
Sobre os riscos de negócio, o principal foco de monitoramento da empresa
é a gestão de parceiros, fornecedores e outros terceiros, de acordo com 44%. A
preocupação com fraude, corrupção e lavagem de dinheiro veio em seguida,
conforme 33% dos entrevistados. Também foram registradas preocupações com
adequação aos ambientes regulatórios, tributário e trabalhista (13%), e
aspectos concorrenciais relativos ao controle de informação privilegiada e
conflitos de interesse (11%).
A maioria das empresas (82%) disse que as estruturas de compliance têm
autonomia e recursos necessários para executar suas funções. Quanto à
existência de programas de compliance, 45% deles estão em desenvolvimento, com
29% deles maduros e em pleno funcionamento. Em contrapartida, 26% dos
executivos responderam que os programas de compliance em suas empresas contam
com infraestrutura mínima ou inexistente.
Da Agência Brasil
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