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(Arquivo) Funcionários da Volkswagen inspecionam veículo modelos VW Tiguan e Touran em Wolfsburg, Alemanha |
UE faz novas
inspeções na indústria automobilística alemã
A Comissão
Europeia realizou, nesta segunda-feira (23), novas inspeções na indústria
automobilística alemã, nas sedes da Daimler e da Volkswagen, dias depois de
visitar a construtora alemã BMW, em meio a investigações de formação de cartel,
anunciou o Executivo comunitário.
"Funcionários (europeus)
realizaram inspeções nas instalações de fabricantes de automóveis na
Alemanha", indicou em um comunicado a Comissão, responsável pela política
de Concorrência no bloco, sem precisar quais empresas foram afetadas.
As supervisões, realizadas na
presença de funcionários alemães da Concorrência, estão vinculadas às
"preocupações da Comissão de que vários fabricantes alemães de automóveis
possam violar as normas antimonopólio da UE, que proíbem os cartéis", indicou
a Comissão.
Questionadas pela AFP, Daimler e
Volkswagen admitiram que foram alvo de inspeções da Comissão, com quem dizem
cooperar.
O grupo Volkswagen indicou que os
inspetores comunitários "examinaram documentos" na sede do grupo em
Wolfsburgo (centro), bem como na da sua filial Audi, em Ingolstadt (sudeste).
"As inspeções que foram
anunciadas estão em curso", explicou a Daimler, fabricante dos veículos
Mercedes-Benz, indicando que por ora não sabe se a Comissão Europeia
"abrirá um procedimento formal antimonopólio".
Bruxelas, que apontou que as
inspeções não pressupõem o resultado de suas investigações, já visitou, na
sexta-feira, a BMW, por causa deste caso que implica cinco construtoras alemãs.
As suspeitas de cartel foram
reveladas pela imprensa local e abalaram ainda mais a imagem das construtoras
alemãs, após o escândalo por emissões poluentes dos motores a diesel, reveladas
em setembro de 2015.
A revista alemã Der Spiegel
revelou, em julho, que os fabricantes Volkswagen, Audi, Porsche, BMW e Daimler
fizeram acordos secretos desde os anos 1990 sobre o design, ou a construção de
veículos, inclusive no sistema de filtração de emissão de gases - o gatilho
para o dieselgate -, em provável prejuízo de consumidores e subcontratados.
AFP
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