sábado, 7 de outubro de 2017

"Fake news" e o massacre de Las Vegas

Faixa da polícia interdita arredores do local onde ocorreu o massacre em Las Vegas

Boatos invadiram a internet após o ataque na cidade americana, em mais um exemplo da rapidez da disseminação de mentiras na internet. Pesquisas revelam que divulgação de notícias falsas se tornou um negócio lucrativo.
Pelo menos 58 pessoas morreram e mais de 500 ficaram feridos no massacre de Las Vegas. Stephen Paddock, o assassino, está morto. O motivo do ataque ainda permanece desconhecido. Esses são os fatos oficialmente confirmados.
Mas ao mesmo tempo que eram divulgadas as primeiras notícias do ataque, já começavam a circular os primeiros rumores e falsas notícias. As fake news são geralmente clicadas muito mais vezes que as baseadas em fatos e divulgadas pela mídia séria. Mas por quê? Quem lucra com esse fluxo de falsidades e por que elas se espalham tão rapidamente?
Um estudo da London School of Economics (LSE)  mostra a ampla gama das chamadas fake news. Elas incluem não apenas artigos deliberadamente falsos, mas também coberturas unilaterais, que tentam direcionar a opinião dos leitores para uma linha determinada. Os pesquisadores também incluíram em sua pesquisa a propagação de boatos.
Sobre o massacre de Las Vegas, existem inúmeros rumores e mentiras. Sobretudo militantes de direita especulam se Paddock teria sido um islamista ou talvez algum radical esquerdista que odiava Donald Trump. O portal silenceisconsent.com, por exemplo, especula que Paddock poderia ter sido integrante de grupos antifacistas.
De acordo com a polícia, Paddock teria agido sozinho. Mas nas mídias sociais continuam a circular boatos de que havia pelo menos um segundo atirador. Como prova da teoria, grupos como o The People's Voice publicam artigos exibindo vídeos com imagens tremidas, feitas por internautas. A consistência do que é mostrado e a credibilidade da fonte parecem ser apenas secundárias.
Como se espalham 
No caso de Las Vegas, os gigantes do Vale do Silício Google, Facebook e Twitter são acusados ​​de não terem contido notícias falsas e até mesmo de terem ajudado a divulgá-las.
Internautas que queriam se informar sobre o tiroteio via Google eram redirecionados, através de um link, para a plataforma de notícias 4chan, que afirmava, de forma falsa, que o assassino era Geary Danley, ex-marido da namorada de Paddock. O site 4chan é conhecido por difundir notícias falsas e teorias de conspiração após grandes tiroteios e ataques terroristas.
Os divulgadores de boatos de outros portais de fake news, como o direitista The Gateway Pundit, conseguem chamar atenção nas mídias sociais.
Os produtores profissionais de falsas notícias conseguem frequentemente manipular algoritmos de Google, Facebook e outras redes sociais para garantindo nelas um melhor posicionamento para suas notícias falsas. O Facebook anunciou em meados do ano o desenvolvimento de algoritmos para detectar falsas notícias.
O negócio das mentiras
É possível ganhar muito dinheiro com fake news. Um relatório da empresa de software Trend Micro revelou inúmeras páginas em chamadas Darknets – redes secretas de comunicação – oferecendo notícias falsas como serviço.
Por 200 mil dólares, por exemplo, é possível comprar uma campanha visando provocar protestos públicos. Já uma campanha de descrédito de um jornalista custa 55 mil dólares. O pacote contém geralmente falsos perfis e falsos grupos em redes sociais, o próprio conteúdo falso, assim como suficientes "curtidas” e retweets para que ocorra uma rápida propagação.
Outra fonte de renda é um tipo de publicidade online relatada pela London School of Economics. Ela faz propaganda sobretudo de artigos que são visualmente atraentes e que prometem gerar muitos cliques. A veracidade do conteúdo da notícia tem importância secundária.
O anúncio programático é totalmente automatizado com a ajuda de algoritmos. Esta é também uma das razões pelas quais os curiosos artigos de notícias falsas sobre o massacre de Las Vegas eram clicados muito mais frequentemente do que os artigos do New York Times, por exemplo.
A psicóloga alemã Catarina Katzer diz que, com a grande carga de informação que recebem por portais de notícias e mídia social, as pessoas tendem a se tornar cada vez mais superficiais no que leem.
"Sabemos que só conseguimos realmente ler entre 10% e 15% daquilo que acessamos na internet. O resto cai em um buraco negro", afirma, em entrevista à rede de televisão alemã ARD.
Isso, segundo a especialista, tornaria muitas pessoas mais suscetíveis de acreditar em notícias falsas, principalmente aquelas que não querem se dar ao trabalho de checar a veracidade de determinadas notícias.
"Quando encontramos coisas na internet, procuramos sempre estruturas cognitivas conhecidas ou nos deixamos nos distrair por elas", acrescenta.
Da Deutsche Welle
_____________

A arte de escrever bem


Escrever é uma necessidade vital, um fundamento sem o qual a comunicação perde em substância.
Os desafios do dia a dia exigem intensa troca de mensagens, seja nas redes sociais, seja nas corporativas: relacionamentos pessoais, correio eletrônico, elaboração de projetos e relatórios, participação em concursos e processos seletivos, negociações empresariais, tratados corporativos, convenções políticas, projetos literários... Tarefas que se tornam triviais, textos que se tornam mais adequados e elegantes quando as técnicas para a elaboração da redação criativa se encontram sob inteiro domínio. E não é só. Escrever está umbilicalmente vinculado à qualidade de vida, à saúde, ao bem-estar.
É o que comprova estudo realizado pela Universidade de Auckland, na Nova Zelândia. Os pesquisadores chegaram à conclusão que a prática da escrita atua na redução dos hormônios vinculados ao estresse, melhora o sistema imunológico, auxilia na recuperação do equilíbrio físico e emocional.  
Este livro disponibiliza uma exclusiva metodologia para a elaboração do texto criativo. Destina-se aos que tenham interesse em aprimorar a expressão através da escrita: trabalhadores e servidores públicos, gestores que atuam nos setores privado e estatal, empresários e empreendedores, lideranças políticas e sociais, professores e estudantes, sem perder de vista as pessoas comuns, o público em geral, porque qualificar as formas de interagir com o outro deve ser um objetivo estratégico acolhido por todos.     
A utilização da técnica ‘Moving Letters’ possibilita que a atividade ‘escrever bem’ se coloque ao alcance de qualquer um. O método, ancorado nos princípios do planejamento estratégico – de maneira gradual e progressiva – conduz o leitor pelos universos que podem levá-lo à carreira de escritor.  Caso a opção seja escrever um livro, por exemplo, a metodologia auxilia na definição dos temas, na estruturação das tramas, na caracterização das personagens, na coesão do enredo, na consistência dos conflitos, na lapidação do texto, desenvolvendo as habilidades necessárias para a elaboração da adequada escritura.
Fluência à escrita e qualidade à redação são as molas propulsoras que impulsionam o livro, são os objetivos possibilitados pela aplicação da metodologia. Como fundamento, um tripé harmoniosamente organizado: a linguística, a estruturação e análise do discurso e as técnicas de elaboração de textos criativos. 
Para adquirir o seu exemplar, clique aqui.



 ___________________


Para saber mais sobre o livro, clique aqui.


___________________


Para saber mais sobre o livro, clique aqui.