terça-feira, 24 de outubro de 2017

Crédito para empresas que investirem em pesquisa


A Finep, empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação, lançou uma linha de crédito para oferecer melhores condições de apoio a empresas que investirem em projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em parceria com institutos de ciência e tecnologia ou universidades. Denominado Finep Conecta, o novo mecanismo prevê taxas de juros menores com prazos e carências mais longos.
O Finep Conecta terá disponível R$ 500 milhões para financiar projetos que se enquadrem nos requisitos. Dependendo do grau de inovação da proposta, a Finep vai financiar até 100% do projeto, que deve ter valor mínimo de R$ 5 milhões. O prazo de retorno do empréstimo chega a 16 anos. Qualquer tipo de Projeto Estratégico de Inovação (PEI) apresentado pela empresa será analisado.
Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a Finep financia tanto empresas na área de P&D quanto universidades. Os recursos disponíveis são da própria Finep. Caso seja necessário, o orçamento poderá se ampliado.
"No mundo inteiro, a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e a geração de inovação são feitos dentro da empresa. Os maiores empregadores de P&D na área científica são as próprias empresas. Na Coreia, 80% dos pesquisadores estão nas empresas. No Brasil é o inverso, são só 20%. Os outros 80% estão nas universidades ou nos laboratórios públicos", disse o presidente do Finep, Marcos Cintra, durante o lançamento do projeto na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
"Estamos oferecendo recurso de longo prazo, barato, acessível às empresas para elas desenvolverem seus projetos de inovação desde que tragam o meio acadêmico para o desenvolvimento", destacou Cintra.
De acordo com o presidente da Finep, na maioria das vezes, as empresas não geram ideias inovadoras porque os pesquisadores não são contratados. Ao mesmo tempo, os pesquisadores se dedicam mais às suas teses e estudos e não a trabalhar em projetos que interessem ao setor produtivo. "Esse programa faz com que a empresa diga ao pesquisador o que ela precisa e pague ao pesquisador para desenvolver o produto. Parte dos recursos que a Finep dá para a empresa é transferida para os institutos sob encomenda para desenvolver o que a empresa precisa."
Cintra informou que diversas empresas que já tinham conhecimento da nova linha de crédito mostraram interesse em financiamento para projetos de grande porte. “Em diversas áreas, manufatura, produtos de varejo, entre outras. Acredito que empresas menores comecem a se interessar a partir da divulgação do programa”, disse.
Da Agência Brasil
  ____________

A arte de escrever bem


Escrever é uma necessidade vital, um fundamento sem o qual a comunicação perde em substância.
Os desafios do dia a dia exigem intensa troca de mensagens, seja nas redes sociais, seja nas corporativas: relacionamentos pessoais, correio eletrônico, elaboração de projetos e relatórios, participação em concursos e processos seletivos, negociações empresariais, tratados corporativos, convenções políticas, projetos literários... Tarefas que se tornam triviais, textos que se tornam mais adequados e elegantes quando as técnicas para a elaboração da redação criativa se encontram sob inteiro domínio. E não é só. Escrever está umbilicalmente vinculado à qualidade de vida, à saúde, ao bem-estar.
É o que comprova estudo realizado pela Universidade de Auckland, na Nova Zelândia. Os pesquisadores chegaram à conclusão que a prática da escrita atua na redução dos hormônios vinculados ao estresse, melhora o sistema imunológico, auxilia na recuperação do equilíbrio físico e emocional.  
Este livro disponibiliza uma exclusiva metodologia para a elaboração do texto criativo. Destina-se aos que tenham interesse em aprimorar a expressão através da escrita: trabalhadores e servidores públicos, gestores que atuam nos setores privado e estatal, empresários e empreendedores, lideranças políticas e sociais, professores e estudantes, sem perder de vista as pessoas comuns, o público em geral, porque qualificar as formas de interagir com o outro deve ser um objetivo estratégico acolhido por todos.     
A utilização da técnica ‘Moving Letters’ possibilita que a atividade ‘escrever bem’ se coloque ao alcance de qualquer um. O método, ancorado nos princípios do planejamento estratégico – de maneira gradual e progressiva – conduz o leitor pelos universos que podem levá-lo à carreira de escritor.  Caso a opção seja escrever um livro, por exemplo, a metodologia auxilia na definição dos temas, na estruturação das tramas, na caracterização das personagens, na coesão do enredo, na consistência dos conflitos, na lapidação do texto, desenvolvendo as habilidades necessárias para a elaboração da adequada escritura.
Fluência à escrita e qualidade à redação são as molas propulsoras que impulsionam o livro, são os objetivos possibilitados pela aplicação da metodologia. Como fundamento, um tripé harmoniosamente organizado: a linguística, a estruturação e análise do discurso e as técnicas de elaboração de textos criativos. 
Para adquirir o seu exemplar, clique aqui.



 ___________________


Para saber mais sobre o livro, clique aqui.
___________________


Para saber mais sobre o livro, clique aqui.