quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Nobel de Economia brinca e diz que gastará prêmio de forma irracional

EFE/Tannen Maury

O americano Richard H. Thaler, que recebeu nesta segunda-feira o Nobel de Economia por seu trabalho no campo da economia do comportamento, afirmou que gastará o dinheiro do prêmio da forma "mais irracional possível", fiel às tentativas de humanizar as decisões econômicas.
"Para fazer uma boa economia, temos que levar em consideração que as pessoas são humanas", disse Thaler em entrevista coletiva na Universidade de Chicago, lotada por jornalistas e alunos.
Perguntado sobre como gastaria o dinheiro do Prêmio Nobel, de cerca de US$ 1,1 milhão, Thaler brincou: "Tentarei gastá-lo da forma mais irracional possível", disse.
O professor, de 72 anos, classificou a pergunta como "muito divertida", já que ele mesmo se dedicou a pesquisar como as pessoas atuam de forma irracional ao tomar decisões de caráter econômico, uma teoria que desenvolveu com o livro "Nudge: O Empurrão para a escolha certa".
A Real Academia Sueca de Ciências reconheceu na decisão que as descobertas empíricas e as percepções teóricas de Thaler foram "decisivas" para criar e expandir o campo da economia de conduta, com "profundo impacto" em muitas áreas da política e da pesquisa.
Os estudos de Thaler são usados por políticos e outras pessoas responsáveis por tomar decisões para projetar medidas e instituições que ampliam os benefícios para a sociedade. Eles têm sido usados para reformar áreas como a administração pública, os planos previdenciários, a doação de órgãos e a política ambiental.
Durante a coletiva, o professor também brincou ao contar sobre o momento em que recebeu a ligação da Real Academia Sueca para lhe comunicar que tinha sido o premiado.
"Eu estava dormindo, dormindo muito. A ligação ocorreu por volta das 4h, minha mulher pode testemunhar isso. E eles me disseram, não diga nada a ninguém durante a próxima hora. Como se houvesse alguém acordado a essa hora esperando uma ligação", brincou.
Thaler explicou que foi convidado para um cerimônia em Estocolmo e disse que, diferentemente de Bob Dylan, agraciado no ano passado com o Nobel de Literatura e que inicialmente se recusou a receber o prêmio, pretende sim comparecer.
"O prêmio hoje compensa um pouco pela minha decepção no Oscar de dois anos. Não há um prêmio para o melhor economista do comportamento e isso é injusto, é algo que eu estudei um pouco. Bom, não farei um discurso como no Oscar, só quero a agradecer a todos", voltou a brincar Thaler na entrevista.

EFE


_____________

A arte de escrever bem


Escrever é uma necessidade vital, um fundamento sem o qual a comunicação perde em substância.
Os desafios do dia a dia exigem intensa troca de mensagens, seja nas redes sociais, seja nas corporativas: relacionamentos pessoais, correio eletrônico, elaboração de projetos e relatórios, participação em concursos e processos seletivos, negociações empresariais, tratados corporativos, convenções políticas, projetos literários... Tarefas que se tornam triviais, textos que se tornam mais adequados e elegantes quando as técnicas para a elaboração da redação criativa se encontram sob inteiro domínio. E não é só. Escrever está umbilicalmente vinculado à qualidade de vida, à saúde, ao bem-estar.
É o que comprova estudo realizado pela Universidade de Auckland, na Nova Zelândia. Os pesquisadores chegaram à conclusão que a prática da escrita atua na redução dos hormônios vinculados ao estresse, melhora o sistema imunológico, auxilia na recuperação do equilíbrio físico e emocional.  
Este livro disponibiliza uma exclusiva metodologia para a elaboração do texto criativo. Destina-se aos que tenham interesse em aprimorar a expressão através da escrita: trabalhadores e servidores públicos, gestores que atuam nos setores privado e estatal, empresários e empreendedores, lideranças políticas e sociais, professores e estudantes, sem perder de vista as pessoas comuns, o público em geral, porque qualificar as formas de interagir com o outro deve ser um objetivo estratégico acolhido por todos.     
A utilização da técnica ‘Moving Letters’ possibilita que a atividade ‘escrever bem’ se coloque ao alcance de qualquer um. O método, ancorado nos princípios do planejamento estratégico – de maneira gradual e progressiva – conduz o leitor pelos universos que podem levá-lo à carreira de escritor.  Caso a opção seja escrever um livro, por exemplo, a metodologia auxilia na definição dos temas, na estruturação das tramas, na caracterização das personagens, na coesão do enredo, na consistência dos conflitos, na lapidação do texto, desenvolvendo as habilidades necessárias para a elaboração da adequada escritura.
Fluência à escrita e qualidade à redação são as molas propulsoras que impulsionam o livro, são os objetivos possibilitados pela aplicação da metodologia. Como fundamento, um tripé harmoniosamente organizado: a linguística, a estruturação e análise do discurso e as técnicas de elaboração de textos criativos. 
Para adquirir o seu exemplar, clique aqui.



 ___________________


Para saber mais sobre o livro, clique aqui.


___________________


Para saber mais sobre o livro, clique aqui.