segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Oficina gratuita mostrará como acompanhar Orçamento da União


Hoje, dia 7, a Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado realizará oficina de apresentação do SIGA Brasil Painéis em evento gratuito e aberto a toda a sociedade. O encontro, no Instituto Serzedello Correa, do Tribunal de Contas da União (TCU), ocorrerá das 14h30 às 17h. Não há necessidade de inscrição prévia.
O SIGA Brasil Painéis é a segunda geração da ferramenta de transparência orçamentária e controle social desenvolvida pelo Senado. Desde sua primeira fase, o SIGA Brasil é o único sistema capaz de fazer a integração de bases de dados de vários órgãos públicos, cobrindo todo o ciclo orçamentário.
Como explica a consultora de Orçamentos Rita Santos, a primeira família do SIGA Brasil já representava um avanço considerável na abertura das contas públicas à sociedade. Contudo, ainda se requeria do cidadão leigo o conhecimento das classificações orçamentárias para que pudesse fazer consultas às bases de dados.
— Com os produtos da nova geração, esse requisito não é mais necessário, visto que a nova plataforma possibilita que o cidadão chegue aos dados fazendo simples pesquisas textuais, com palavras-chave de seu interesse. A nova plataforma embute, inclusive, um “dicionário” de termos, convertendo para a linguagem orçamentária palavras que não constam da base de dados — afirma Rita.
O consultor de Orçamento Orlando Cavalcante exemplifica a facilidade para pesquisar na nova versão do SIGA Brasil.
— O cidadão interessado em saber quanto a União gasta em creches pode utilizar essa palavra para buscar os dados, não obstante a Lei orçamentária em nenhum momento referirse a creches. Na linguagem orçamentária, creches são referidas como “educação infantil”, mas o cidadão não mais precisará saber disso para acessar a informação. O sistema automaticamente faz a conversão — diz Orlando.
Séries plurianuais
Outra dificuldade superada com os novos produtos SIGA Painéis, segundo os dois consultores, é a obtenção de séries plurianuais dos gastos públicos, inclusive com a possibilidade de já obtê-los corrigidos pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) ou como proporção do PIB (Produto Interno Bruto).
As potencialidades da ferramenta como suporte para elaboração legislativa, formulação de políticas públicas e realização de pesquisas acadêmicas são incontáveis e continuarão crescendo à medida que novas bases de dados sejam incorporadas ao sistema, de acordo com Rita Santos.
Requisitos
É importante que os participantes levem smartphone, laptop ou tablet, para que possam navegar no sistema simultaneamente com os palestrantes. Será a oportunidade, diz Orlando, de sanar dúvidas e oferecer sugestões. O Instituto onde ocorrerá a oficina localiza-se no Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 3, Polo 8, Lote 3. O telefone é (61) 3316-5802.

Agência Senado

______________


Coleção Quasar K+: 

Livro 1: Quasar K+ Planejamento Estratégico;
Livro 2: Shakespeare: Medida por medida. Ensaios sobre corrupção, administração pública e administração da justiça;
Livro 3: Nikolai Gogol: O inspetor geral. Accountability pública; Fiscalização e controle;
Livro 4: Liebe und Hass: nicht vergessen Aylan Kurdi. A visão de futuro, a missão, as políticas e as estratégias; os objetivos e as metas.


O que é a metodologia Quasar K+ de planejamento estratégico?

QUASAR K+ é uma metodologia que procura radicalizar os processos de participação cidadã através de três componentes básicos:
a.Planejamento;
b.Educação e Teatro;
c.Participação intensiva.

Para quem se destina a ferramenta?

A metodologia QUASAR K+ foi desenvolvida para se constituir em uma base referencial tanto para as pessoas, os indivíduos, como para as organizações. Portanto, sua utilização pode ensejar a modernização desde o simples comércio de esquina ao grande conglomerado corporativo. Mas, também, os projetos de crescimento e desenvolvimento individuais, a melhoria das relações familiares...

Fazendo uso da metodologia QUASAR K+ poderemos descortinar novos horizontes nos habilitando a fazer mais e melhor com menor dispêndio de recursos.

Qual a razão desta metodologia?

Nas democracias modernas as sociedades se mostram tanto mais evoluídas e sustentáveis quanto mais aprimoram a qualidade da participação na vida organizacional, política e social.

Para que a participação se revista de qualidade se faz necessário dominar um conjunto de técnicas e instrumentais capazes de impregnar o processo de maior eficácia.

É deste contexto que emerge a metodologia QUASAR K+: disponibilizar técnicas específicas ancoradas em valores e princípios da educação e do teatro, incorporando - como eixo estruturante - as ferramentas do planejamento.

Portanto, é uma metodologia que busca assegurar qualidade à consecução dos objetivos, estratégias e metas traçados.

Por conseguinte, a aplicação da tecnologia possibilitará que nossa inserção e participação nos ambientes de estudo, trabalho, entretenimento e moradia, se verifique de maneira progressivamente mais satisfatória. Ao mesmo tempo em que nos empodera:

- eleva a autoestima – na medida em que tomamos consciência da evolução de nossa capacidade produtiva, da habilidade adquirida para interagir e contribuir com a família, o grupo social, a organização, a sociedade;

- incorpora ganhos sociais para a família, a escola, a instituição em que trabalhamos e a comunidade onde moramos, considerando que os produtos e resultados de nossa intervenção direta passam a ostentar qualidade diferenciada, mais fina, apurada e consentânea com as aspirações por um mundo melhor e mais justo.

De maneira estruturada, o livro enfoca:



- Planejamento e Administração
- O setor público
- Empreendedorismo & iniciativa privada
- Participação intensiva & terceiro setor
- Cidadania
- Qualidade Total
- Educação & Teatro