quinta-feira, 18 de agosto de 2016

O grande instrumento do líder: a observação


O ator é uma das referências do teatro. Para que um espetáculo chegue a bom termo, pelo menos sob o ponto de vista técnico, há que se ter no mínimo dois sujeitos: de um lado o ator e do outro o espectador.
  
Para transmitir sua mensagem o ator se municia de diversos instrumentos e técnicas - como a linguagem gestual e a presença de palco; a impostação da voz e o aperfeiçoamento da dicção; a reelaboração do texto, do contexto, e de suas nuances; a interpretação cênica e um conjunto de outras ferramentas - que tornam sua ação dramática mais eficaz.

É este complexo de técnicas que faz do teatro, enquanto instrumento de transmissão de conteúdos, a manifestação artística mais ampla, abrangente e adequada de todos os tempos.

Foi por esta razão que - originalmente no Egito, e depois na Grécia e no restante do mundo - os sacerdotes e as elites religiosas utilizaram o teatro para reverenciar suas divindades.

Foi este conjunto de técnicas que levou Padre Anchieta a utilizar o teatro como instrumento de catequese, de conversão dos índios ao credo cristão.

O teatro consegue - de forma presencial - aglutinar as demais atividades artísticas como a dança, a música e a oratória, tornando-se, além de centro de convergência, o mais divertido e eficaz veículo de comunicação.
  
Não foi outro o motivo que levou o clero, na idade média, a levar o teatro para o interior das igrejas, promovendo autos que realçavam o conflito entre bem e o mal, massificando os valores da moral cristã.
  
Por suas exclusivas características e poder de mobilização, o teatro também tem servido aos propósitos dos sistemas autoritários de direita, esquerda e suas franjas. Na Itália fascista e na Alemanha nazista; nos países comunistas da então cortina de ferro; em Cuba, China, na Coréia do Norte e na América bolivariana, os déspotas o tem utilizado como caixa de ressonância da ideologia vigente.
  
Assim como um bisturi pode ser utilizado para o bem e para o mal, também o teatro é um instrumento que pode ser empregado conforme as conveniências. Como saber se a utilização se dá num contexto adequado? Quando mergulhado nos preceitos democráticos, regime onde vicejam as liberdades individuais e o respeito às diferenças.
  
O teatro e a arte de uma forma geral atuam sobre os cidadãos que tencionam a sociedade e a realidade transformando-as, conformando-as para o progresso que expande e liberta, mas também para a inércia que limita e comprime.
  
No contexto de uma educação libertária que atue

sobre os indivíduos habilitando-os para identificar, compreender e modificar os problemas e a realidade; e
 forjando lideranças que mobilizem as equipes para a superação dos desafios,


o teatro tem lugar de destaque.

Para continuar a leitura e saber mais sobre a metodologia de planejamento estratégico Quasar K+, clique aqui.



Para saber mais sobre o livro, clique em sua capa, acima.

Para aproveitar as férias e a vida



Para aproveitar o período das férias, selecionamos títulos para os mais variados públicos - de crianças a amantes de literatura.

No descanso, divirta-se a valer, descanse, recarregue as baterias. Não deixe de colocar a leitura em dia, cuide de manter atualizada a sua biblioteca e – jamais se esqueça, o bom presente é aquele que ensina uma lição e dura para sempre; por isso, habitue-se a adquirir livros também para presentear.

Veja a seguir as nossas sugestões de leitura. Basta clicar no título desejado e você será levado ao site com mais informações:

1) Coleção Educação, Teatro e Folclore
Dez volumes abordando 19 lendas do folclore brasileiro.



2) Coleção infantil
Dez volumes abordando temas variados do universo infanto-juvenil.



3) Coleção Educação, Teatro e Democracia
Quatro volumes abordando temas como democracia, ética e cidadania.



4) Coleção Educação, Teatro e História
Quatro volumes abordando temas como independência e cultura indígena.



5) Coleção Teatro greco-romano
Quatro volumes abordando as mais belas lendas da mitologia greco-romana.



6) O maior dramaturgo russo de todos os tempos: Nicolai Gogol – O inspetor Geral



7) O maior dramaturgo da literatura universal: Shakespeare – Medida por medida



8) Amor de elefante



9) Santa Dica de Goiás



10) Gravata Vermelha



11) Prestes e Lampião



12) Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski



13) Amor e ódio



14) O juiz, a comédia



15) Planejamento estratégico Quasar K+



16) Tiradentes, o mazombo – 20 contos dramáticos



17) As 100 mais belas fábulas da humanidade