terça-feira, 23 de agosto de 2016

A Comunicação



Em contraponto às teorias administrativas de Taylor e
Fayol, surgiu num bairro de Chicago, Hawthorne, uma
experiência conduzida por Elton Mayo que lançou
por terra os princípios das teorias Científica e Clássica.

Dentre outras assertivas, a Teoria Clássica da Administração tinha como certo que a produção guardava uma relação diretamente proporcional à capacidade física do empregado, concebia um homem isolado que deveria se assemelhar a uma máquina, e que a motivação só seria alcançada através da remuneração.

Na contramão da escola Clássica da Administração emerge, da Experiência de Hawthorne, a Teoria das Relações Humanas, a TRH.

Um a um, a TRH foi invalidando os princípios preconizados pela racionalização formal de Taylor e Fayol.

A equipe de Mayo constatou que, quanto mais socializado, maior a disposição do trabalhador de produzir. E que a motivação, muito mais que adstrita à remuneração, estava vinculada a fatores como o reconhecimento, a participação e a aprovação social no grupo de trabalhadores.

Na sequência, pesquisas sobre a liderança, sobre o modo do líder orientar sua conduta, abriram um novo nicho, haja vista a necessidade de estabelecer consistentes vínculos de comunicação entre os diversos grupos nas empresas.

Como o enfoque da administração deixou de ser o homem-atomizado-máquina para se fixar no homem-social, se tornou de todo importante municiar as pessoas com informações e conhecimentos necessários para desempenhar suas tarefas. Mais que isso, criar as condições para que os processos motivacionais, cooperativos, e de satisfação estejam atendidos nos cargos.

É este conjunto de elementos, possibilitados pela comunicação que estrutura o tão necessário espírito de equipe, conduzindo a trilogia indivíduo, equipe e empresa à performance adequada.

Nos dias de hoje, é unânime a compreensão de que só é possível aprimorar o desempenho do profissional caso se encontre envolto numa eficaz e estruturada rede de comunicação.

Fluxos multidirecionais de comunicação plenamente desobstruídos devem vincular, nos dois sentidos, subordinados e superiores, fornecedores e empresa, clientes/contribuintes/cidadãos e empresa, sociedade, organização e sociedade.

É este fluxo o elemento assegurador de que o processo de produção ocorra de forma sustentável e que seja possível a adoção de um sistema que avalie desempenho e habilidades.


Portanto, as possibilidades de lograr êxito com as organizações humanas estão diretamente relacionadas à capacidade de dar vazão a um sistema, uma rede de comunicação eficaz, que consiga interagir setores, mas que, sobretudo, viabilize a interação entre as pessoas, a malha de relacionamentos. 

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