sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Como formar um bom dirigente?


O individualismo
O século XXI encontrou um mundo com os vínculos sociais fragilizados e a individualidade ávida – exclusivamente - pela satisfação pessoal.

O egocentrismo como base da construção da personalidade individual e o descaso para com os interesses alheios vão tornando as pessoas homines crassi, seres brutais, soldados de um exército obcecado pelas aspirações pessoais, ainda que conquistá-las exija o sacrifício ou a coisificação do outro.

Neste contexto não sobra tempo para ninguém vez que todo o tempo de que dispomos está direcionado ao atendimento de nossas necessidades individuais.

Por isso é tão difícil nos dias de hoje conquistar a atenção de alguém. Porque toda a atenção do mundo é desviada do interesse coletivo.

Chamar a atenção do outro
Daí o surgimento de técnicas e teorias para tornarem factíveis as possibilidades do outro. E nessa ciranda os exageros viram regra, não exceção.

O exemplo mais eloquente talvez seja o representado pela figura do marqueteiro que consegue transformar candidatos presidenciais em sabonete, margarina e creme dental.

Qualquer um que queira ou necessite transmitir uma mensagem precisa contar com a atenção de seu interlocutor. E nos dias que correm, com tudo se reduzindo a numerário - sobretudo o tempo - a atenção do outro é uma preciosidade que não se conquista com facilidade.  

Para conseguir acolhida para a mensagem muitos recorrem a toda sorte de maquinações e invencionices. 

Ainda está viva na memória o histrionismo do eterno candidato Enéas Carneiro, o mesmo que se tornou campeão de votos sendo eleito deputado federal pelo estado mais poderoso da federação. Conquistou mais de um milhão de votos com seu imoderado “meu nome é Enéas”, jargão repetido à exaustão nos parcos minutos que dispunha no horário eleitoral.

E há os que navegam em águas turvas para alcançar visibilidade: se penduram em anzóis, seguram os filhos de ponta cabeça do enésimo andar do hotel, os que não se incomodam em comercializar a mãe, os possessos que se regalam arremessando pedra em sombra de avião, os parvos e ineptos como o que se colocou à frente do maratonista olímpico Vanderlei Cordeiro... Não hesitam em fazer o imponderável e algo mais para que sejam percebidos.


Quanto mais indiferentes ao que se passa à volta, quanto mais submersos no mundo próprio, maior a necessidade de distinguir, destacar, sobressair, para que a ideia se eleve e encontre bom porto para atracar. Este processo se bifurca em duas direções. 

Para continuar a leitura e saber mais sobre a metodologia de planejamento estratégico Quasar K+, clique aqui.



Para saber mais sobre o livro, clique em sua capa, acima.

Para aproveitar as férias e a vida



Para aproveitar o período das férias, selecionamos títulos para os mais variados públicos - de crianças a amantes de literatura.

No descanso, divirta-se a valer, descanse, recarregue as baterias. Não deixe de colocar a leitura em dia, cuide de manter atualizada a sua biblioteca e – jamais se esqueça, o bom presente é aquele que ensina uma lição e dura para sempre; por isso, habitue-se a adquirir livros também para presentear.

Veja a seguir as nossas sugestões de leitura. Basta clicar no título desejado e você será levado ao site com mais informações:

1) Coleção Educação, Teatro e Folclore
Dez volumes abordando 19 lendas do folclore brasileiro.



2) Coleção infantil
Dez volumes abordando temas variados do universo infanto-juvenil.



3) Coleção Educação, Teatro e Democracia
Quatro volumes abordando temas como democracia, ética e cidadania.



4) Coleção Educação, Teatro e História
Quatro volumes abordando temas como independência e cultura indígena.



5) Coleção Teatro greco-romano
Quatro volumes abordando as mais belas lendas da mitologia greco-romana.



6) O maior dramaturgo russo de todos os tempos: Nicolai Gogol – O inspetor Geral



7) O maior dramaturgo da literatura universal: Shakespeare – Medida por medida



8) Amor de elefante



9) Santa Dica de Goiás



10) Gravata Vermelha



11) Prestes e Lampião



12) Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski



13) Amor e ódio



14) O juiz, a comédia



15) Planejamento estratégico Quasar K+



16) Tiradentes, o mazombo – 20 contos dramáticos



17) As 100 mais belas fábulas da humanidade