sexta-feira, 12 de agosto de 2016

A gestão e a organização


A complexidade do mundo moderno tem ocasionado, nas organizações e nas pessoas, um caldo de mudanças e incertezas que as deixam vulneráveis ao nosso tempo.
  
Por isso é importante aprofundar, nas pessoas, as relações cooperativas; e, nas organizações, os paradigmas da sustentabilidade.
  
As relações cooperativas e os paradigmas da sustentabilidade são conceitos que, por si só, não conduzem à produtividade almejada se desconectados do contexto adequado, aquele em que as pessoas se sintam valorizadas para estabelecer pactos e compromissos.
  
Relações cooperativas consolidadas implicam em radicalizar, no indivíduo, a utilização de suas plenas capacidades para que seja possível estabelecer relações sustentáveis com o outro. Não é fácil enxergar no outro uma extensão da nossa vontade sem que isto passe pela instrumentalização, pela coisificação, pela transformação do colega em escada, mero trampolim para o alcance de nossos objetivos. Para conseguir extrair das relações cooperativas o máximo é necessário dotar os indivíduos da habilidade da transversalidade, de competência para navegar pelas diferentes disciplinas de modo que possa, ao contrário de uma ameaça, encontrar no outro um eficaz colaborador.
  
Já os paradigmas da sustentabilidade devem transitar por uma necessária abordagem científica, pela apropriação do saber tecnológico, de modo que nossa ação transpire e exale qualidade e competitividade. O avanço tecnológico é vital para que nossas organizações possam superar as adversidades, sustentando-se ao longo do tempo, obtendo mais e melhores resultados com o dispêndio de menos insumos. Mas, de per si tão somente, o arcabouço tecnológico – por mais revolucionário que seja – não será capaz de resolver os problemas, de viabilizar os desafios.
  
Só a perfeita interação entre as relações cooperativas e o arcabouço tecnológico será capaz de desnudar um horizonte que conduza ao ambiente desejado: pessoas satisfeitas e motivadas; relações interpessoais produtivas estabelecidas; e tecnologias adequadamente apropriadas.

Por isto causa espécie nos dias que correm muitos, ainda, se valerem de abordagens conceituais segmentadas, práticas ultrapassadas, e cenários indigentemente construídos para, no ambiente pantanoso criado, processar a ação gerencial.
  

É na instituição que os conceitos da administração deveriam encontrar porto seguro.

Para saber mais, clique aqui.

Para saber mais sobre o livro, clique em sua capa, acima.