Uma das principais atrações da Feira Internacional de Negócios, Inovação
e Tecnologia (Finit), que ocorreu em Belo Horizonte, a corrida de
drones chamou a atenção do público. Quatro vezes por dia, qualquer um pôde
controlar um desses dispositivos voadores e cumprir um percurso com obstáculos.
Os dois melhores disputaram uma grande final, em que o vencedor foi quem pilotou mais rápido.
Por trás do entretenimento, existe um novo modelo de negócio que une
ações sociais e geração de lucro. Empresa responsável pelos drones, a Mirante
Lab, de São Paulo, também sustenta-se com os convites para demonstrações em
escolas, eventos e workshops. No entanto, segundo os funcionários,
o negócio também fornece retorno para a sociedade ao promover a inclusão de
novas tecnologias e ampliar o interesse pela ciência.
“Temos uma missão de inclusão que a gente preza muito: deixar que as
pessoas conheçam o que é um drone ou uma impressora 3D [que imprime objetos em
três dimensões]. São jovens, pessoas com deficiência e até idosos que entram em
contato pela ciência”, destaca Ricardo Yamamoto, gerente de Atividades da
Mirante Lab. Fundada há dois anos, a empresa, desde o ano passado, é parceira
da Campus Party, evento que reúne jovens para desafios tecnológicos.
Missão
Um desses negócios é a Kitutor, startup de
educação online que oferece aulas numa plataforma restrita.
Fundador da empresa, Antônio Pinto diz ter muito orgulho da vocação social de
seu negócio, que, segundo ele, fornece uma solução barata para escolas que precisam
complementar atividades para cumprirem a carga horária de ensino integral.
“Nossa solução custa 1% do que o governo gasta hoje para oferecer o contraturno
escolar”, declara.
A startup (empresa pequena que fornece inovações
tecnológicas) de Antônio Pinto ainda está em fase pré-operacional e
comercializará a plataforma de ensino online a partir de
janeiro. Ele pretende usar o faturamento com a venda da solução tecnológica a
escolas e empresas privadas para oferecer de graça a plataforma a escolas públicas.
“Também posso atrair patrocinadores que financiem o fornecimento para o ensino
público. Ser empresário social não me impede de lucrar. A gente quer ganhar
dinheiro fazendo o bem”, resume.
Potencial
O secretário de Inovação e Novos Negócios Ministério do Desenvolvimento,
Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Vinícius de Souza, diz que o acesso
crescente à tecnologia está promovendo uma mudança na cultura de negócios.
Segundo ele, os negócios sociais proporcionam impacto positivo em várias áreas,
como renda, cidadania e meio ambiente. “Até alguns anos atrás, as grandes
empresas constituíam projetos de responsabilidade social para devolver parte
dos lucros em ações sociais. Agora, estão nascendo negócios sociais que unem a
capacidade de promover melhorias sociais e ambientais enquanto geram lucros”,
ressalta.
Para Souza, os negócios sociais são um dos temas que vão liderar a
transformação na economia nas próximas décadas. Ele ressalta que o Brasil tem
um potencial elevado para esse tipo de empreendimento. “Temos cada vez mais
pessoas empoderadas com acesso à tecnologia. Hoje, qualquer pessoa tem
informações de qualquer lugar do planeta, que podem ser usadas para mudar a sua
vida, a de outros e até influenciar países. O Brasil representa um terreno fértil
nessa área”, acrescenta.
Gerente executivo de Tecnologia e Inovação na mineradora Vale e
vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das
Empresas Inovadoras (Anpei), Luiz Eugênio Mello diz que os negócios sociais
representam uma tendência irreversível. “É certamente uma tendência entre as
empresas. Às vezes, é difícil falar do momento atual com o olhar do presente
porque a gente não tem o distanciamento histórico. Várias coisas que hoje a
gente enxerga como embrionárias, daqui a algumas décadas, serão comuns”,
destaca.
Da Agência Brasil
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