terça-feira, 7 de novembro de 2017

Mumbai multará professores se alunos tiverem maus resultados nas provas

EFE/Diego Agúndez
A cidade de Mumbai, capital econômica da Índia, decidiu recompensar ou multar economicamente, segundo o caso, os professores de ensino fundamental e médio por causa dos resultados dos seus alunos, numa tentativa de melhorar o rendimento nas escolas públicas.
"Se os alunos de uma turma não atingirem os requisitos mínimos, os professores serão multados em uma pequena quantidade de dinheiro. Se não melhorarem no segundo ano, a multa será maior, e no terceiro ano será ainda maior", explicou nesta quinta-feira à Agência Efe o responsável pelo Departamento de Educação da Corporação Municipal da Grande Mumbai, Mahesh Palkar.
Mas em compensação, os professores cujos alunos tirarem melhores notas serão recompensados e poderão ser indicados a um prêmio anual outorgado pela cidade e avaliado em cerca de 130 euros, disse Palkar.
Com a resolução de 12 páginas que já está em vigor e terá seu primeiro ponto de referência os exames de abril do próximo ano, segundo explicou Palkar, as autoridades querem melhorar a qualidade de escolas públicas que ele definiu como "ruins, e a cada ano pior".
A medição do desempenho dos alunos será feita seguindo 25 aspectos educacionais incluídos no Programa Nacional sobre Padrões e Avaliação da Educação, e que vão desde a compreensão de leitura e a clareza para se expressar em sala de aula.
A decisão já tem a rejeição dos docentes e a Associação de Diretores de Mumbai, Prashant Redij, disse que "culpar os professores é injusto, já que os colégios públicos aceitam estudantes durante todo o ano, e também há aqueles que abandonaram as aulas".
"Temos crianças que vêm de lares desfeitos e outros que não comem duas vezes por dia, estes alunos vão passar nas provas? É impossível", contestou Redij, segundo declarações publicadas pela imprensa local.

EFE



____________

A arte de escrever bem


Escrever é uma necessidade vital, um fundamento sem o qual a comunicação perde em substância.
Os desafios do dia a dia exigem intensa troca de mensagens, seja nas redes sociais, seja nas corporativas: relacionamentos pessoais, correio eletrônico, elaboração de projetos e relatórios, participação em concursos e processos seletivos, negociações empresariais, tratados corporativos, convenções políticas, projetos literários... Tarefas que se tornam triviais, textos que se tornam mais adequados e elegantes quando as técnicas para a elaboração da redação criativa se encontram sob inteiro domínio. E não é só. Escrever está umbilicalmente vinculado à qualidade de vida, à saúde, ao bem-estar.
É o que comprova estudo realizado pela Universidade de Auckland, na Nova Zelândia. Os pesquisadores chegaram à conclusão que a prática da escrita atua na redução dos hormônios vinculados ao estresse, melhora o sistema imunológico, auxilia na recuperação do equilíbrio físico e emocional.  
Este livro disponibiliza uma exclusiva metodologia para a elaboração do texto criativo. Destina-se aos que tenham interesse em aprimorar a expressão através da escrita: trabalhadores e servidores públicos, gestores que atuam nos setores privado e estatal, empresários e empreendedores, lideranças políticas e sociais, professores e estudantes, sem perder de vista as pessoas comuns, o público em geral, porque qualificar as formas de interagir com o outro deve ser um objetivo estratégico acolhido por todos.     
A utilização da técnica ‘Moving Letters’ possibilita que a atividade ‘escrever bem’ se coloque ao alcance de qualquer um. O método, ancorado nos princípios do planejamento estratégico – de maneira gradual e progressiva – conduz o leitor pelos universos que podem levá-lo à carreira de escritor.  Caso a opção seja escrever um livro, por exemplo, a metodologia auxilia na definição dos temas, na estruturação das tramas, na caracterização das personagens, na coesão do enredo, na consistência dos conflitos, na lapidação do texto, desenvolvendo as habilidades necessárias para a elaboração da adequada escritura.
Fluência à escrita e qualidade à redação são as molas propulsoras que impulsionam o livro, são os objetivos possibilitados pela aplicação da metodologia. Como fundamento, um tripé harmoniosamente organizado: a linguística, a estruturação e análise do discurso e as técnicas de elaboração de textos criativos. 
Para adquirir o seu exemplar, clique aqui.



 ___________________



Para saber mais sobre o livro, clique aqui.
___________________


Para saber mais sobre o livro, clique aqui.