sábado, 7 de janeiro de 2017

Prejuízo de bilhões


O aparelhamento da gestão da Petrobras nos últimos anos, como se sabe, serviu para alimentar um dos maiores dutos de Corrupção da história do País, que ao mesmo tempo dilapidou o patrimônio público dos brasileiros e detonou o respeito alcançado pela empresa no mercado global. O funcionamento dos esquemas tem sido desbaratado pela operação Lava Jato, com revelações de ex-diretores, políticos e executivos de grandes empreiteiras, como a Odebrecht. Mas os efeitos de investimentos viciados ou mal planejados, junto com os desvios apurados ou sob investigação, continuam a resultar em péssimos negócios que trazem prejuízos de bilhões de reais para a Nação.
A venda do complexo petroquímico em Suape para a mexicana Alpek é mais um capítulo dos desmandos verificados na Petrobras, com participação direta do ex-diretor Paulo Roberto Costa, personagem central do petrolão. Depois de investimentos que somaram R$ 9 bilhões para a implantação do complexo, incluindo a Companhia Petroquímica de Pernambuco (PQS) e a Companhia Integrada Têxtil de Pernambuco (Citepe), a transação com a Alpek foi realizada por apenas R$ 1,26 bilhão - numa diferença de valores que deixa, na prática, um prejuízo bilionário e a mistura da certeza de má gestão de recursos com a suspeita de outra operação duvidosa.
O repasse para uma empresa do ramo, no entanto, devolveu esperança ao governo de Pernambuco em relação à recuperação do polo petroquímico, e a geração de empregos no setor - e em Suape, que precisa recuperar postos de trabalho. A expectativa positiva é compartilhada por aqueles que acreditam que o afastamento da Petrobras dá fim a uma série de erros e perdas financeiras cujo ponto culminante apresenta toda a cara de um novo mau negócio para os brasileiros. Vale recordar que não foi uma venda isolada. Nos últimos anos, em decorrência da fratura da imagem da estatal, causada pela Corrupção, e da enorme dívida acumulada, a Petrobras vem queimando patrimônio para buscar o equilíbrio e a salvação financeira. Um prog rama do que se chama de desinves timentos vem sendo tocado com esse propósito desde o governo Dilma. No meio do caminho de volta, percebe-se o quanto a empresa se meteu onde não devia, assumindo compromissos e demandas fora de sua competência - e com as delações e os delitos achados na Lava Jato, imagina-se facilmente com quais objetivos.
No caso do polo petroquímico em Pernambuco, a decisão pela implantação foi de Paulo Roberto Costa, sob o aval do presidente Lula. E a empreiteira contratada para as obras foi a Odebrecht - que já pediu publicamente desculpas ao País pela Corrupção, algo que nem o PT nem seus aliados jamais fizeram. No Tribunal de Contas da União (TCU), o empreendimento foi alvo de suspeita de superfaturamento. E quando ficou pronto, os prejuízos se seguiram, ano a ano. Com a venda, o sumidouro do dinheiro público ao menos se fecha, deixando tristes lições para a manchada história da Petrobras.

Jornal do Commércio de Pernambuco

_______________

Quando cultura, arte e planejamento interagem para inovar e transformar


Coleção Quasar K+: 

Livro 1: Quasar K+ Planejamento Estratégico;
Livro 2: Shakespeare: Medida por medida. Ensaios sobre corrupção, administração pública e administração da justiça;
Livro 3: Nikolai Gogol: O inspetor geral. Accountability pública; Fiscalização e controle;
Livro 4: Liebe und Hass: nicht vergessen Aylan Kurdi. A visão de futuro, a missão, as políticas e as estratégias; os objetivos e as metas.


O que é a metodologia Quasar K+ de planejamento estratégico?

QUASAR K+ é uma metodologia que procura radicalizar os processos de participação cidadã através de três componentes básicos:
a.Planejamento;
b.Educação e Teatro;
c.Participação intensiva.

Para quem se destina a ferramenta?

A metodologia QUASAR K+ foi desenvolvida para se constituir em uma base referencial tanto para as pessoas, os indivíduos, como para as organizações. Portanto, sua utilização pode ensejar a modernização desde o simples comércio de esquina ao grande conglomerado corporativo. Mas, também, os projetos de crescimento e desenvolvimento individuais, a melhoria das relações familiares...

Fazendo uso da metodologia QUASAR K+ poderemos descortinar novos horizontes nos habilitando a fazer mais e melhor com menor dispêndio de recursos.

Qual a razão desta metodologia?

Nas democracias modernas as sociedades se mostram tanto mais evoluídas e sustentáveis quanto mais aprimoram a qualidade da participação na vida organizacional, política e social.

Para que a participação se revista de qualidade se faz necessário dominar um conjunto de técnicas e instrumentais capazes de impregnar o processo de maior eficácia.

É deste contexto que emerge a metodologia QUASAR K+: disponibilizar técnicas específicas ancoradas em valores e princípios da educação e do teatro, incorporando - como eixo estruturante - as ferramentas do planejamento.

Portanto, é uma metodologia que busca assegurar qualidade à consecução dos objetivos, estratégias e metas traçados.

Por conseguinte, a aplicação da tecnologia possibilitará que nossa inserção e participação nos ambientes de estudo, trabalho, entretenimento e moradia, se verifique de maneira progressivamente mais satisfatória. Ao mesmo tempo em que nos empodera:

- eleva a autoestima – na medida em que tomamos consciência da evolução de nossa capacidade produtiva, da habilidade adquirida para interagir e contribuir com a família, o grupo social, a organização, a sociedade;

- incorpora ganhos sociais para a família, a escola, a instituição em que trabalhamos e a comunidade onde moramos, considerando que os produtos e resultados de nossa intervenção direta passam a ostentar qualidade diferenciada, mais fina, apurada e consentânea com as aspirações por um mundo melhor e mais justo.

De maneira estruturada, o livro enfoca:

- Planejamento e Administração
- O setor público
- Empreendedorismo & iniciativa privada
- Participação intensiva & terceiro setor
- Cidadania
- Qualidade Total
- Educação & Teatro

Para saber mais sobre o livro, clique na capa.


Para saber mais sobre o livro, clique na capa.

Para saber mais sobre o livro, clique na capa.