quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Ferrovia Norte-Sul não funciona depois de quase 30 anos de obras


É inacreditável. O último trecho concluído está mesmo sem uso. Foi inaugurado em período eleitoral, mas, na prática, está paradinho.

O governo anunciou um pacote de concessões e privatizações na área de infraestrutura. Entre o que deve passar para a mão da iniciativa privada estão aeroportos, rodovias e empresas de saneamento básico. A principal novidade é que essa rodada de privatizações terá regras diferentes das anteriores, no governo de Dilma Rousseff.

O anúncio ficou dentro do que o mercado esperava e do que o governo precisa.

O governo precisa de dinheiro e está prometendo mudar regras que os investidores estão vendo com bons olhos.

Paulo Resende, que é especialista em planejamento de transporte e logística, destacou como pontos importantes as concessões só saírem depois de análises do TCU e da liberação da licença ambiental prévia, além da promessa de reestruturar as agências reguladoras.

Ele vê ainda como positivo que vários empreendimentos que estão na lista de concessões e privatizações serem velhos conhecidos dos investidores porque vêm de outros governos.

A expectativa do governo é que os primeiros editais devem sair até o fim do ano e que os leilões comecem a partir do primeiro semestre de 2017.


A regra geral do leilão é que ganha a empresa ou consórcio que pagar mais pelo direito de explorar o serviço, não a empresa que oferecer tarifa menor para o consumidor. Em termos de financiamento o que se quer é que as empresas busquem mais recursos no mercado de capitais. Apesar disso a Caixa e o BNDES devem aportar R$ 30 bilhões nesse programa de concessões. O BNDES disse que a prioridade nas parcerias será na área de saneamento.

FERROVIA NORTE-SUL

Quando a gente leva em conta que os primeiros leilões estão marcados para o primeiro trimestre do ano que vem, e que mesmo depois deles o investimento não será imediato, fica claro que o governo também pretende, com o anúncio de hoje, simplesmente gerar expectativa positiva.

Um exemplo para lembrar das dificuldades nessa área: na lista dos projetos para concessão está a Ferrovia Norte-Sul, que já virou uma lenda. O projeto de ligar a Amazônia ao Rio Grande do Sul por trilhos se arrasta por quase três décadas e até hoje nada.

É inacreditável. O último trecho concluído está mesmo sem uso. Foi inaugurado em período eleitoral, mas, na prática, está paradinho. Exatamente porque não andou o projeto de concessão e, como se não bastasse, há denúncias de ilegalidades.

A nossa equipe produziu uma reportagem especial sobre o trecho que vai do Tocantins até Goiás. Confira a reportagem de Giovana Teles e Lúcio Alves no vídeo. [Basta clicar aqui].


Por Giovana Teles / Lúcio Alves, em O Globo


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11) Prestes e Lampião



12) Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski



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II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis): 
Livro 8. Como é bom ser diferente 

III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis): 

IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis): 

V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis): 

B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS
VI – ThM-Theater Movement: