quarta-feira, 21 de setembro de 2016

A engenharia e o desenvolvimento brasileiro


No início da década dos 60, o Brasil estava no auge do período desenvolvimentista, obra do extraordinário e inesquecível presidente JK.
Em São Paulo, eram inauguradas as primeiras montadoras e explodia a instalação das indústrias nos setores automotivo, metalmecânico e eletrônico.
Brasília foi inaugurada, e logo passou a representar a pujança da engenharia e da arquitetura de nosso país, pelas suas arrojadas formas, desafio para os grandes engenheiros estruturais brasileiros, e pela beleza do traçado urbano.
Em Minas Gerais, iniciavam-se as obras das grandes barragens dos sistemas Furnas e Três Marias, ainda hoje responsáveis por boa parte da energia elétrica consumida no país.
No Rio de Janeiro, a Fábrica Nacional de Motores produzia caminhões que viriam a se transformar no grande apoio à logística, possibilitando o transporte de grãos e alimentos, contribuindo fortemente para o avanço da fronteira agrícola, que transformou a região centro-oeste.
O Governador Lacerda promovia grandes mudanças estruturantes na cidade, com a construção do aterro do Flamengo, a definição de um novo traçado urbanístico e a expansão do sistema de abastecimento de água, o maior do Brasil.
A “boa” engenharia era o resultado de políticas públicas bem elaboradas, de projetos de viabilidade, de uma forte fiscalização dos governos, e da ação de empresas privadas que ajudavam o país a se desenvolver.

Adicionalmente, as empresas estatais começaram a oferecer notável contribuição para o reconhecimento da engenharia nacional como uma das melhores do mundo. Assim, por exemplo, a Petrobras, em parceria com universidades e institutos de pesquisa, tornou-se líder mundial na exploração de petróleo em lâminas d'água profundas.

A Eletrobrás instalou na Cidade Universitária, no Rio de Janeiro, um centro de pesquisas com atuação nos setores de energia elétrica e de fontes não convencionais de energia.
O fato é que, neste cenário, as empresas de engenharia cresceram e ultrapassaram nossas fronteiras.
Em todos os casos mencionados ocorria uma articulação equilibrada e produtiva entre os setores público e privado, em prol do desenvolvimento e do bem-estar social.
O tempo passou, e assistimos a significativas mudanças no cenário. Dentre as várias razões para isso, destaco duas: em primeiro lugar, cresceu enormemente o número de escolas de engenharia, nem sempre com o ensino de qualidade que esperamos e, diversas vezes, com estruturas curriculares que não acompanharam os avanços da ciência e da técnica, ou se tornaram excessivamente científicas em escolas que deveriam, pelas suas peculiaridades, se voltar para a prática da profissão.
Em resumo, a profissão mudou e hoje precisamos formar várias modalidades de engenheiros, para atender às necessidades do crescimento sustentável do país: os engenheiros cientistas, encarregados da concepção e da inovação, os engenheiros com os conhecimentos técnicos, competências e habilidades para adaptar às novas tecnologias, e também os engenheiros executores que vão "tocar as obras" nos padrões de qualidade que assegurem sua durabilidade, funcionalidade e segurança.
Também não resolvemos a questão estratégica da formação de técnicos de nível médio, e muitos cursos superiores de tecnologia foram transformados em variantes dos cursos de gestão, que passam longe do “chão de fábrica”.

Em segundo lugar, porque a legislação nos processos de licitação tornou-se ultrapassada, e muitas vezes se busca o mais barato, desconsiderando a qualidade. Assim, surgem incontáveis acidentes que, exigem reconstruções, ou recuperações, com despesas muito mais elevadas e que, infelizmente, abrem as portas para a corrupção.
O “Custo Brasil”, decorrente da ausência de infraestrutura e da logística, indispensáveis para a melhoria de nossa competitividade, é fatal para as nossas ambições de crescimento. Ambas dependem da engenharia e, por isso, somente com ela retomaremos o desenvolvimento.

Por Paulo Alcantara Gomes


_______________

Para aproveitar o seu tempo  


Para aproveitar o seu tempo, selecionamos títulos para os mais variados públicos - de crianças a amantes de literatura.

No descanso, divirta-se a valer, descanse, recarregue as baterias. Não deixe de colocar a leitura em dia, cuide de manter atualizada a sua biblioteca e – jamais se esqueça, o bom presente é aquele que ensina uma lição e dura para sempre; por isso, habitue-se a adquirir livros também para presentear.

Veja a seguir as nossas sugestões de leitura. Basta clicar no título desejado e você será levado ao site com mais informações:

1) Coleção Educação, Teatro e Folclore
Dez volumes abordando 19 lendas do folclore brasileiro.



2) Coleção infantil
Dez volumes abordando temas variados do universo infanto-juvenil.



3) Coleção Educação, Teatro e Democracia
Quatro volumes abordando temas como democracia, ética e cidadania.



4) Coleção Educação, Teatro e História
Quatro volumes abordando temas como independência e cultura indígena.



5) Coleção Teatro greco-romano
Quatro volumes abordando as mais belas lendas da mitologia greco-romana.



6) O maior dramaturgo russo de todos os tempos: Nicolai Gogol – O inspetor Geral



7) O maior dramaturgo da literatura universal: Shakespeare – Medida por medida



8) Amor de elefante



9) Santa Dica de Goiás



10) Gravata Vermelha



11) Prestes e Lampião



12) Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski



13) Amor e ódio



14) O juiz, a comédia



15) Planejamento estratégico Quasar K+



16) Tiradentes, o mazombo – 20 contos dramáticos



17) As 100 mais belas fábulas da humanidade



_________________

AS OBRAS DO AUTOR QUE O LEITOR ENCONTRA NAS LIVRARIAS amazon.com.br: 

A – LIVROS INFANTO-JUVENIS: 

I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis): 

II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis): 
Livro 8. Como é bom ser diferente 

III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis): 

IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis): 

V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis): 

B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS
VI – ThM-Theater Movement: