sábado, 17 de setembro de 2016

As equipes de trabalho



Qualidade
No livro Quality is Free, Philip Crosby afirma que a "qualidade das organizações depende da qualidade das pessoas".

Muitos ainda valorizam as modernizações que priorizam tão somente aquisições de máquinas e equipamentos, novos cenários físicos, informatização, terceirização, relegando a um enésimo plano a política de recursos humanos.

Motivadas e capacitadas as pessoas são capazes de - mesmo ante condições extremamente adversas – inovadora e criativamente, viabilizar meios e condições para solucionar problemas, melhor aferir a qualidade dos produtos, aumentar a produtividade, reduzir os desperdícios, produzir melhor com menos dispêndios e em menor tempo.

No esforço encetado em busca da qualidade, mais importante que trabalhar com grupos é perseguir seu estágio mais aprimorado e evoluído, as equipes de trabalho.

Constituição
Há uma infinidade de critérios a subsidiar o processo de definição quanto aos que integrarão a equipe de trabalho:  

*   -formação acadêmica;
*   -experiência pregressa;
*   -interesse pessoal;
*   -disponibilidade e responsabilidade, etc.

Destaque-se, todavia, que, dentre o conjunto de fundamentos que se possa estabelecer um merece referência especial: a motivação.

As equipes são constituídas por pessoas. Adentrando no universo da caracterização psicológica nos deparamos com almas céticas, outras amargas, existem as desiludidas, aquelas permanentemente inconformadas e de mal com a vida, as individualistas, egocentristas, as incapazes de reconhecer e assumir erros, realizar autocrítica...

Todavia, para trabalhar em equipe é necessário desprendimento, motivação, determinação para fazer acontecer, para superar os obstáculos; é primordial cantar com talante e coragem os versos de Martí "... a melhor forma de dizer é fazer", e os de Rodoux Faugh "... fazer com a energia de mil sóis e com o amor de mil amantes".

Já participei de atividades em que o principal critério adotado para estruturar a equipe de trabalho recaiu sobre a idade: os jovens têm menor resistência às inovações, são dotados de maior ousadia, os vícios e paradigmas ainda são incipientes, pouco consolidados. Tudo isso corresponde à verdade! Porém como ignorar o fato de que as idades biológica e mental não guardam relação de dependência? Há jovens de 20 anos com a mente envelhecida, o ânimo e a alma aquebrantados; e idosos de 60 anos rejuvenescidos para a vida, para o trabalho, sequiosos por novos desafios.

O fundamental é que as pessoas queiram fazer compartilhando, interagindo, desafiando, ousando...

Envolvimento e participação

Dentre as diversas formas de exercício coletivo, a equipe de trabalho é, sem dúvidas, o modelo mais evoluído. Aqui os graus de mobilização e participação atingem escala máxima. O formato difere substancialmente dos grupos de trabalho, onde a interação varia de intensidade conforme as tarefas desenvolvidas, e a participação decorre quase que tão somente do grau de competência. Outra característica dos grupos é que as decisões se dão por maioria. Para continuar a ler o artigo, aqui.


________________

Uma forma simples e criativa de entender "planejamento"


Coleção Quasar K+: 

Livro 1: Quasar K+ Planejamento Estratégico;
Livro 2: Shakespeare: Medida por medida. Ensaios sobre corrupção, administração pública e administração da justiça;
Livro 3: Nikolai Gogol: O inspetor geral. Accountability pública; Fiscalização e controle;
Livro 4: Liebe und Hass: nicht vergessen Aylan Kurdi. A visão de futuro, a missão, as políticas e as estratégias; os objetivos e as metas.


O que é a metodologia Quasar K+ de planejamento estratégico?

QUASAR K+ é uma metodologia que procura radicalizar os processos de participação cidadã através de três componentes básicos:
a.Planejamento;
b.Educação e Teatro;
c.Participação intensiva.

Para quem se destina a ferramenta?

A metodologia QUASAR K+ foi desenvolvida para se constituir em uma base referencial tanto para as pessoas, os indivíduos, como para as organizações. Portanto, sua utilização pode ensejar a modernização desde o simples comércio de esquina ao grande conglomerado corporativo. Mas, também, os projetos de crescimento e desenvolvimento individuais, a melhoria das relações familiares...

Fazendo uso da metodologia QUASAR K+ poderemos descortinar novos horizontes nos habilitando a fazer mais e melhor com menor dispêndio de recursos.

Qual a razão desta metodologia?

Nas democracias modernas as sociedades se mostram tanto mais evoluídas e sustentáveis quanto mais aprimoram a qualidade da participação na vida organizacional, política e social.

Para que a participação se revista de qualidade se faz necessário dominar um conjunto de técnicas e instrumentais capazes de impregnar o processo de maior eficácia.

É deste contexto que emerge a metodologia QUASAR K+: disponibilizar técnicas específicas ancoradas em valores e princípios da educação e do teatro, incorporando - como eixo estruturante - as ferramentas do planejamento.

Portanto, é uma metodologia que busca assegurar qualidade à consecução dos objetivos, estratégias e metas traçados.

Por conseguinte, a aplicação da tecnologia possibilitará que nossa inserção e participação nos ambientes de estudo, trabalho, entretenimento e moradia, se verifique de maneira progressivamente mais satisfatória. Ao mesmo tempo em que nos empodera:

- eleva a autoestima – na medida em que tomamos consciência da evolução de nossa capacidade produtiva, da habilidade adquirida para interagir e contribuir com a família, o grupo social, a organização, a sociedade;

- incorpora ganhos sociais para a família, a escola, a instituição em que trabalhamos e a comunidade onde moramos, considerando que os produtos e resultados de nossa intervenção direta passam a ostentar qualidade diferenciada, mais fina, apurada e consentânea com as aspirações por um mundo melhor e mais justo.

De maneira estruturada, o livro enfoca:
- Planejamento e Administração
- O setor público
- Empreendedorismo & iniciativa privada
- Participação intensiva & terceiro setor
- Cidadania
- Qualidade Total
- Educação & Teatro

Para saber mais sobre o livro, clique na capa.


Para saber mais sobre o livro, clique na capa.

Para saber mais sobre o livro, clique na capa.

Para aproveitar o seu tempo  


Para aproveitar o seu tempo, selecionamos títulos para os mais variados públicos - de crianças a amantes de literatura.

No descanso, divirta-se a valer, descanse, recarregue as baterias. Não deixe de colocar a leitura em dia, cuide de manter atualizada a sua biblioteca e – jamais se esqueça, o bom presente é aquele que ensina uma lição e dura para sempre; por isso, habitue-se a adquirir livros também para presentear.

Veja a seguir as nossas sugestões de leitura. Basta clicar no título desejado e você será levado ao site com mais informações:

1) Coleção Educação, Teatro e Folclore
Dez volumes abordando 19 lendas do folclore brasileiro.



2) Coleção infantil
Dez volumes abordando temas variados do universo infanto-juvenil.



3) Coleção Educação, Teatro e Democracia
Quatro volumes abordando temas como democracia, ética e cidadania.



4) Coleção Educação, Teatro e História
Quatro volumes abordando temas como independência e cultura indígena.



5) Coleção Teatro greco-romano
Quatro volumes abordando as mais belas lendas da mitologia greco-romana.



6) O maior dramaturgo russo de todos os tempos: Nicolai Gogol – O inspetor Geral



7) O maior dramaturgo da literatura universal: Shakespeare – Medida por medida



8) Amor de elefante



9) Santa Dica de Goiás



10) Gravata Vermelha



11) Prestes e Lampião



12) Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski



13) Amor e ódio



14) O juiz, a comédia



15) Planejamento estratégico Quasar K+



16) Tiradentes, o mazombo – 20 contos dramáticos



17) As 100 mais belas fábulas da humanidade



_________________

AS OBRAS DO AUTOR QUE O LEITOR ENCONTRA NAS LIVRARIAS amazon.com.br: 

A – LIVROS INFANTO-JUVENIS: 

I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis): 

II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis): 
Livro 8. Como é bom ser diferente 

III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis): 

IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis): 

V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis): 

B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS
VI – ThM-Theater Movement: