quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Sony Digital Paper já está disponível nos Estados Unidos

sony-digital-paper

Por Ronaldo Gogoni, no Meio Bit. Tecnologia da Informação
Vocês se lembram quando no ano passado a Sony demonstrou no Japão o Digital Paper, uma espécie de tablet ultrafino de 13 polegadas que permitia edição de PDFs de forma fácil, principalmente porque ele reconhece a escrita do usuário da forma mais fluída possível? Não demorou muito tempo a empresa japonesa o lançou oficialmente, embora tenha fixado um valor de absurdos US$ 1.100,00 por ele.
Pois bem: como quem não quer nada a Sony começou a vendê-lo online, embora tenha o voltado espertamente para profissionais.
Sob meu ponto de vista, se relevarmos o custo escalafobético do tablet com tela e-ink, o Digital Paper é um produto interessante porque ele reconhece a escrita de modo extremamente natural: é possível apoiar seu braço sobre sua tela e escrever, e o gadget só reconhecerá a caneta. Para acadêmicos ele seria extremamente útil, pois eliminaria a necessidade de carregar inúmeras apostilas, cadernos e canetas: um Digital Paper e arquivos .PDF serão tudo o que você vai precisar, e o formato A4 permite que ele seja confortável e ideal para estudos e trabalho. Não é um tablet, é uma ferramenta dedicada que pode salvar a barra de muita gente. Fazer anotações em livros, escrever notas, copiar a matéria do professor, escrever partituras… tudo de forma simples e graças à tela e-ink, com extrema naturalidade.
Claro, há limitações. Embora a Sony finalmente tenha aberto mão de seus malditos formatos proprietários, o Digital Paper só reconhece PDF — portanto para usá-lo como um e-reader, será preciso converter seus livros (desde que eles não possuam DRM). Outra: dado o preço elevado o Digital Paper foi direcionado a profissionais de direito, educação e entretenimento, como o hotsite deixa claro. Isso posto, a Sony não está oferecendo suporte ao consumidor final. E por fim, as entregas são restritas aos Estados Unidos.
Portanto, se você acha que ainda assim vale a pena gastar US$ 1.100,00 num e-reader profissional, vai fundo. É só seguir este link e se informar onde e como adquirir um.
Fonte: Sony.