segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Brasil é penúltimo em desempenho escolar


O Brasil é uma república singular. Um marciano que, eventualmente, surgisse do espaço sideral pousando sua nave neste país continental por certo teria grandes dificuldades para compreender esta nação onde os contrastes estão como chaga aberta.

Por aqui convivem, lado a lado, o desenvolvimento sustentável da Suécia com a miséria insidiosa e inaceitável do Gabão. De um lado, o país que exporta aviões a jato para os EUA e demais potências desenvolvidas; e de outro, este mesmo país a apresentar indicadores sociais de corar o mais indecente dos mortais.

Aqui a pujança econômica eleva o Brasil à posição de uma das maiores economias do planeta, enquanto a injustiça social remete este rincão à posição de uma das nações de maior concentração de renda do mundo.

Como que para coroar o descompasso que é esta nação tupiniquim, a Unesco e a OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, divulgaram a pesquisa denominada Literacy Skills for the World of Tomorrow, colocando o Brasil dentre os últimos no quesito desempenho escolar. O universo adotado pelo estudo contemplou um conjunto de 41 países.

Os dados desnudam uma realidade estarrecedora. A pesquisa enfocou a categoria de estudantes na faixa etária de 15 anos. Ao se estabelecer o ranking, nossos estudantes ficaram com o penúltimo desempenho nas áreas de matemática e ciências, e em 37o em leitura. Quando se apurou a média do conjunto das três disciplinas, o Brasil ficou com a vice-lanterna, ou seja, em penúltimo lugar, ultrapassando apenas o Peru.

No instante em que o Ministério da Educação implementa um arrojado programa de erradicação do analfabetismo, os presentes dados, colhidos através do Programa Internacional de Avaliação do Estudante, evidenciam que metade dos alunos brasileiros de 15 anos de idade estão abaixo do nível 1 de alfabetização. Nesta escala desenvolvida pela UNESCO se obtém a classificação dos estudantes que apresentam dificuldades em utilizar os instrumentos da leitura para aumentar seus conhecimentos e competências em outros assuntos, correlatos ou não.

Em matemática e em ciências, os países que obtiveram as melhores posições foram Hong Kong e Coréia do Sul respectivamente. Em leitura, ocupa o primeiro lugar no ranking dos melhores colocados, a Finlândia.


É importante destacar que até cerca de 50 anos atrás o Brasil ocupava uma situação similar à da Coréia do Sul quanto aos quesitos desenvolvimento econômico e social. Mas graças às mazelas de nossas aristocracias dirigentes fomos ficando para trás, cada vez mais para trás, bem mais para trás. Ao ponto em que, enquanto a Coréia ultrapassa importantes países como Japão, Reino Unido, Estados Unidos, França, Suíça e Alemanha; o Brasil consegue ser superado nesta corrida até mesmo pelos vizinhos de continente: México, Chile e Argentina.

Para concluir a leitura e saber mais, clique aqui.

Para comprar o livro, clique aqui.