quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Ensino: quantidade e qualidade


As últimas pesquisas efetuadas pelo MEC - e por organismos internacionais - registram a mediocridade em que se encontra o sistema de ensino brasileiro no que se refere à qualidade.

Em torno de 50% dos alunos brasileiros, situados na faixa etária dos 15 anos, estão no chamado nível 1 de alfabetização, indicador estabelecido pela Unesco para classificar a performance dos estudantes. Neste patamar estão aqueles que mal conseguem efetuar leitura e interpretação de textos. Em um dos levantamentos, 41 países pesquisados, o Brasil ficou na 37ª posição, à frente apenas de quatro países. No continente americano deixamos para trás apenas o Peru.

Os indicadores desnudam uma situação por demais grave. Estão a enfatizar que metade dos alunos brasileiros com bom aproveitamento acadêmico, que desde sempre estiveram na escola, não dominam a língua pátria e são incapazes de extrair dos textos seus reais significados. Passam cerca de dez anos na escola regular sem quase nada aprender. É uma pantomina em que todos se enganam mutuamente: o estado presta contas divulgando inaugurações de novas e mais ‘modernas’ escolas, os pais contentam-se com um ‘lugar’ onde possam deixar os filhos – qualquer um, desde que fora da violência das ruas – e os alunos acomodam-se na ignorância, que não exige esforço, estudos e trabalhos. E o país amplia a distância que o separa dos países desenvolvidos.


Para construir uma nova realidade para a educação urge entender o caos em que o país está mergulhado. É o primeiro passo, identificar com precisão os problemas para que se tenha condições de encará-los de frente, estabelecendo políticas, diretrizes e estratégias que os conformem aos nossos objetivos e metas. Perceberemos, então, que para criarmos um país desenvolvido em que as oportunidades e a justiça sejam patrimônio de todos será necessário muito mais do que tem sido realizado.

As edificações destinadas ao ensino carecem de reformas, adequações e - principalmente - um novo conceito. Estes espaços devem ser reconcebidos. As salas de aula convencionais não mais respondem às necessidades contemporâneas. O espaço em que interagem professor e aluno deve se ampliar para todo o espaço de convivência comunitária. As ruas, praças, demais logradouros e equipamentos públicos devem ser extensões de nossas salas de aula. Todo o ambiente que nos envolve deve ser utilizado como salas de aula, laboratórios de pesquisas e oficinas de aprendizagem. A realidade é que a escola sempre funcionou como uma instituição externa à sociedade. Literalmente isolada. Sobretudo neste momento em que a violência urbana as têm obrigado a se ‘protegerem’ e, então, aprisionam-se erguendo em seu entorno muralhas de concreto, cercas elétricas, sistemas de monitoramento eletrônico, vigilância 24 horas e cães de guarda.

De igual modo os conteúdos ministrados estão defasados, inadequados. Os assuntos são tratados e abordados de forma cartesiana e mecânica, de modo que não exercem fascínio, não exercem encanto sobre os alunos. Agrava o quadro o sistema adotado de remuneração dos professores: baixos salários que retiram de um dos principais atores deste processo o estímulo. Mais grave: afeta de maneira irremediável a alto estima dos educadores. E mais grave ainda, afasta os melhores profissionais da profissão.  

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Para aproveitar o seu tempo  


Para aproveitar o seu tempo, selecionamos títulos para os mais variados públicos - de crianças a amantes de literatura.

No descanso, divirta-se a valer, descanse, recarregue as baterias. Não deixe de colocar a leitura em dia, cuide de manter atualizada a sua biblioteca e – jamais se esqueça, o bom presente é aquele que ensina uma lição e dura para sempre; por isso, habitue-se a adquirir livros também para presentear.

Veja a seguir as nossas sugestões de leitura. Basta clicar no título desejado e você será levado ao site com mais informações:

1) Coleção Educação, Teatro e Folclore
Dez volumes abordando 19 lendas do folclore brasileiro.



2) Coleção infantil
Dez volumes abordando temas variados do universo infanto-juvenil.



3) Coleção Educação, Teatro e Democracia
Quatro volumes abordando temas como democracia, ética e cidadania.



4) Coleção Educação, Teatro e História
Quatro volumes abordando temas como independência e cultura indígena.



5) Coleção Teatro greco-romano
Quatro volumes abordando as mais belas lendas da mitologia greco-romana.



6) O maior dramaturgo russo de todos os tempos: Nicolai Gogol – O inspetor Geral



7) O maior dramaturgo da literatura universal: Shakespeare – Medida por medida



8) Amor de elefante



9) Santa Dica de Goiás



10) Gravata Vermelha



11) Prestes e Lampião



12) Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski



13) Amor e ódio



14) O juiz, a comédia



15) Planejamento estratégico Quasar K+



16) Tiradentes, o mazombo – 20 contos dramáticos



17) As 100 mais belas fábulas da humanidade



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AS OBRAS DO AUTOR QUE O LEITOR ENCONTRA NAS LIVRARIAS amazon.com.br: 

A – LIVROS INFANTO-JUVENIS: 

I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis): 

II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis): 
Livro 8. Como é bom ser diferente 

III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis): 

IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis): 

V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis): 

B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS
VI – ThM-Theater Movement: