segunda-feira, 24 de outubro de 2016

A gestão da segurança pública nas escolas


Hastes de trigo, cheias de grãos, aprendem a curvar a cabeça.

A imprensa nacional tem registrado com bastante frequência a barbárie que está assolando nossas escolas.
           
A violência – que antes incidia fora dos limites da escola – hoje se manifesta no seu interior, em plena sala de aula.
           
Os alunos utilizavam peladas de futebol para resolverem seus conflitos. Hoje se organizam em gangues e, com frequência preocupante, lançam mão até mesmo de armas de fogo.
           
A este quadro se soma a desmedida progressão do consumo de drogas, popularizadas através do craque, do oxi, e da cola de sapateiro.
           
Até certo tempo atrás os debates ocorridos entre os candidatos à presidência da República eram polarizados por temas como educação, saúde, habitação... Mas a segurança pública adentrou um estágio tão traumático que passou à prioridade absoluta nas plataformas dos candidatos.
           
Este cenário não se restringe aos países subdesenvolvidos. Escócia, Estados Unidos, Alemanha e muitos outros, quase sempre se veem surpreendidos pelos brutais atos de ferocidade ocorrendo no interior de suas escolas. Com armas letais, inóspitos personagens – muitos deles alunos – desatam a disparar sobre colegas e professores, deixando atrás de si um rastro de sangue, dor e indignação.
           
A TV via satélite transforma esses banhos de sangue num espetáculo midiático transmitido ao vivo e a cores, com a humanidade estupefata perguntando as razões de tamanha insanidade.


     
A violência é um fenômeno mundial, globalizado. Sempre foi. A história do desenvolvimento humano é permeada de violências, tragédias, conflitos de todos os tipos e graus. Pois não se chegou ao absurdo das denominadas “Guerras Santas”, como se fosse possível estabelecer alguma santidade para a estupidez dos conflitos bélicos... E cada vez mais os conflitos de matiz religioso, conflagrações entabulados em nome de Deus, ganham espaço nas manchetes dos jornais.
           
Em países como o Brasil a violência tem, também, um outro perfil. Atinge de maneira infinitamente desigual os mais pobres, os excluídos. Em muitos casos a violência é como que encomendada, uma crônica anunciando permanentemente a desgraça.
           

Aqui a violência mais abominável se manifesta numa das mais perversas distribuições de renda do planeta. Poucos tem tudo e a esmagadora maioria da população tem quase nada. O desemprego, o subemprego, políticas públicas ineficazes, a corrupção endêmica, um cancro engessa o país a ponto de definhá-lo, fazer com que expresse os piores indicadores de desenvolvimento humano.

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1) Coleção Educação, Teatro e Folclore
Dez volumes abordando 19 lendas do folclore brasileiro.



2) Coleção infantil
Dez volumes abordando temas variados do universo infanto-juvenil.



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Quatro volumes abordando temas como democracia, ética e cidadania.



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Quatro volumes abordando temas como independência e cultura indígena.



5) Coleção Teatro greco-romano
Quatro volumes abordando as mais belas lendas da mitologia greco-romana.



6) O maior dramaturgo russo de todos os tempos: Nicolai Gogol – O inspetor Geral



7) O maior dramaturgo da literatura universal: Shakespeare – Medida por medida



8) Amor de elefante



9) Santa Dica de Goiás



10) Gravata Vermelha



11) Prestes e Lampião



12) Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski



13) Amor e ódio



14) O juiz, a comédia



15) Planejamento estratégico Quasar K+



16) Tiradentes, o mazombo – 20 contos dramáticos



17) As 100 mais belas fábulas da humanidade



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I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis): 

II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis): 
Livro 8. Como é bom ser diferente 

III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis): 

IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis): 

V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis): 

B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS
VI – ThM-Theater Movement: