quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Universidades disponibilizam conteúdo gratuito de cursos de História

no computador

A internet possui uma vasta quantidade de conteúdos disponíveis. No entanto, muitas vezes é difícil se programar para estudar tudo o que este meio tem a oferecer, principalmente pela vastidão de dados e confiança nas fontes. Com, isso algumas das universidades mais renomadas do mundo têm investido na liberação gratuita de cursos e aulas.

Com o acesso a esses cursos – a maioria em língua inglesa –, os usuários podem estudar temas diversos sem sair de casa e com uma fonte segura. Entre as disponibilidades de cursos compilados pelo site Open Culture, estão 78 opções de cursos de História. O estudo do passado permite a compreensão do presente e futuro, dizem filósofos, e agora este estudo está disponível por meio de instituições renomadas como Notre Dame, MIT, Yale e outras, sem que seja necessário enfrentar provas e custos elevados.

Entre os cursos disponíveis estão alguns mais específicos e especializados como “Medicina e Saúde Pública na História Americana”, promovido pela Notre Dame; “A Guerra Civil e Reconstrução - Época 1845-1877”, da Universidade de Yale, que disponibiliza gratuitamente vídeos onlineáudio e materiais do curso; “A ascensão e a queda do segundo Reich” da UC Berkeley, com áudio disponível no iTunes

Para quem prefere um curso de introdução, pode começar com matérias mais gerais como “Introdução à História Antiga Grega”, oferecido pela Yale, com vídeoáudio e materiais disponíveis para download. A Columbia também oferece curso introdutório com o tema “História do Mundo de 1500 dC” ou o curso da Universidade de Virginia “O mundo moderno: História Global desde 1760”, com áudio para download no iTunes.

Para quem quer estudar uma história menos imperialista e de outras partes do mundo, o MIT oferece o curso “Ásia no Mundo Moderno: Imagens e Representações”, com download de vídeo e materiais. A La Trobe University oferece curso sobre “História Aborígene Australiana”, ou “História do Irã no período Safavid”, da Columbia, já a Universidade de Illinois disponibiliza vídeo do curso “Repensando o Movimento da Libertação Negra”.

Alguns dos cursos oferecem mais conteúdo e material instrucional que outros, no entanto todos possuem informações e materiais para estudo de questões históricas de diferentes períodos.
O site Open Culture oferece uma lista completa dos 78 cursos de História oferecidos gratuitamente pelas universidades. Para quem deseja estudar outras áreas, também há disponibilidade de outros cursos como filosofia, física, psicologia e ciência da computação.

 Do Canaltech