Avaliação é do Inep e mede a qualidade do ensino superior
O percentual
de cursos de ensino a distância (EaD) com nota máxima superou o de presenciais
em avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep), que mede a qualidade do ensino superior.
Os dados são do indicador ao Conceito Preliminar de
Curso (CPC), referentes a 2018, e foram divulgados hoje (12) pelo Inep,
vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Ao todo, 2,7% dos cursos EaD obtiveram conceito 5,
enquanto apenas 1,6% dos presenciais alcançaram o mesmo patamar. O CPC
classifica os cursos em uma escala de 1 a 5. O conceito 3 reúne a maior parte
dos cursos. Aqueles que tiveram um desempenho menor que a maioria recebem
conceitos 1 ou 2. Já os que tiveram desempenho superior à maioria, recebem 4 ou
5.
Ainda considerando as modalidades de ensino, mais
cursos distância (94,5%) obtiveram conceito superior a 3: 94,5%. Entre os
cursos presenciais, 86,7% obtiveram conceitos entre 3 e 5. Na relação de cursos
com pior desempenho, o CPC 2018 apurou uma maior participação da modalidade
presencial. Enquanto 0,4% de cursos presenciais conseguiram conceito 1, o
percentual do EaD foi de 0%. Já os cursos com nota 2 representam 5,5% na
modalidade EaD e 9,5% entre os presenciais.
Desempenho geral
Em 2018, apenas 1,7% dos cursos avaliados (entre
presenciais e EaD) ficaram com conceito máximo. Outros 31,7% obtiveram conceito
4. A maioria dos cursos, 56,6%, obteve conceito 3; 9,5% obtiveram conceito 2 e
0,4%, conceito 1, o menor na escala de qualidade.
No total, 8.520 cursos tiveram o Conceito Preliminar
de Curso (CPC) em 2018. O CPC é calculado a partir da nota dos estudantes no
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); do Indicador de Diferença
entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD) - que mede o quanto o curso de
graduação agregou ao desenvolvimento do estudante -; do perfil dos professores,
que leva em consideração o regime de trabalho e a titulação; e do questionário
aplicado aos estudantes sobre as percepções do processo formativo.
A cada ano um grupo diferente de cursos é avaliado. Em
2018, foram analisadas as seguintes áreas com cursos de bacharelado:
administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas,
design, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações
internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.
Também foram analisados cursos superiores na área de
comércio exterior, design de interiores, design de moda, design gráfico,
gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão de recursos humanos,
gestão financeira, gestão pública, logística, tecnologia em marketing e
processos gerenciais. Os conceitos de cada curso podem ser acessados no site do
Inep.
Da Agência Brasil
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