Confira como prender a atenção da plateia e o que
não fazer para distraí-la
Do portal Administradores.com
Muitos estudos na área da
linguagem corporal mostram que, do ponto de vista
da audiência, o fator de maior impacto é a comunicação não verbal do
apresentador. A linguagem corporal compõe até 55% da influência do
apresentador sobre a audiência.
da audiência, o fator de maior impacto é a comunicação não verbal do
apresentador. A linguagem corporal compõe até 55% da influência do
apresentador sobre a audiência.
Sendo assim, a SOAP – empresa
especializada em apresentações corporativas
– compartilhou 10 erros comuns de linguagem corporal em apresentações que
identificou ao longo de seus 11 anos no mercado.
– compartilhou 10 erros comuns de linguagem corporal em apresentações que
identificou ao longo de seus 11 anos no mercado.
Aqui estão as informações
necessárias para melhorar seu desempenho junto à audiência:
1. Cruzar as pernas ou os braços
Quando você cruza os braços, pode
enviar uma mensagem subliminar de que não está aberto aos presentes e se sente
ameaçado. Para a audiência estar na defensiva. E isso é exatamente o oposto do
que você quer. Aos homens: cruzar as pernas ao sentar também não é um bom
sinal. Pode ser interpretado como nervosismo e falta de profissionalismo – de
novo, percepções que não quer.
Quando você está apresentando,
facilite a comunicação. Ela deve ser acessível. Você deve transparecer
confiança ao transmitir sua mensagem. Mantenha as costas eretas, sua cabeça
alta, o peitoral e braços abertos.
2. Virar as costas para a
audiência
Evite dar as costas para a
audiência. Isso pode dar a sensação de que não se importa, pode soar rude. As
pessoas precisam ver seu rosto, seus olhos, sua boca para se conectar com você.
Então, se planeja atrair a atenção para algo na tela, apenas fique ao lado dela
e aponte. Um laser point pode te ajudar.
3. Evitar contato visual
Tendemos a fugir do contato
visual inconscientemente, evitando o confronto. Mas o apresentador precisa
estar seguro e confiante. Uma maneira de demostrar isso é olhar as pessoas nos
olhos. Ao olhá-las nos olhos, elas vão dedicar mais atenção a você e à sua
mensagem, o que aumentam as chances deles aderirem à sua proposta de mudança.
4. Encarar um só ponto na
audiência
Encarar um ponto isolado na
audiência nunca é uma boa ideia. As pessoas vão notar que você, na verdade, não
está olhando para ninguém. Além disso, faz você parecer inseguro, assim como
olhar para o teto. Em vez disso, tente olhar, pausadamente, para cada pessoa,
ora de uma lado da plateia, ora de outro, na frentee atrás. Seu público vai
sentir-se conectado a você, como em uma conversa – e, mais importante: vai se
concentrar em você.
5. Ficar na mesma posição durante
toda a apresentação
Se, ao apresentar, você fica no
mesmo lugar por receio de tropeçar ou cair, uma dica: use sapatos confortáveis.
O cérebro precisa de movimento para permanecer alerta. E se mover no espaço ao
seu redor é uma forma poderosa de manter a audiência em alerta e atenta ao
conteúdo. Então não deixe de usar essa ferramenta poderosa por medo ou receio.
6. Andar muito rápido e muito
longe
Apesar de aconselharmos andar
pelo espaço à sua volta, não convém abusar. Se você estiver constantemente em
movimento, ou andando muito rápido, a audiência pode deduzir que está nervoso
e, certamente, ficará nervosa também. Esse não é o objetivo.
Você deve se mover sempre que a
mensagem pedir movimentação. Se você está falando com alguém da audiência, por
exemplo, mova-se para um ponto mais próximo a essa pessoa. Se estiver
apresentando uma lista de três pontos, use a movimentação para ilustrar a
mudança do ponto 1 para o 2 e daí em diante.
7. Repetir gestos demasiadamente
Já viu apresentadores que repetem
os mesmos gestos, independentemente da mensagem? Faz sentido? Os gestos devem
servir para enfatizar e ilustrar as mensagens, não como muletas para quando não
souber o que fazer com mãos.
Gesticule quando isso fizer algum
sentido e quando ajudar a complementar a mensagem, caso contrário será apenas
um obstáculo à sua comunicação. Tente variar o gestual o máximo possível, mas
de maneira natural.
8. Inquietação
Inquietação significa nervosismo
e nervosismo é distração total. A audiência acaba focando na sua inquietação,
não na sua mensagem.
Mantenha o foco exclusivamente
naquele situação. Mantenha-se atento ao seu corpo e ao modo como se comunica. A
melhor maneira de criar essa ampla consciência é ensaiar bastante a apresentação,
de preferência com uma audiência. Dica: filme você mesmo. Esse vídeo vai dizer
quanta inquietação você tem sob condições reais.
9. Esquecer de sorrir
Se você não sorri, a audiência
provavelmente o verá como alguém sério demais. Disso pode gerar um constrangimento
no instante em que abrir espaço para perguntas ou mesmo precise interagir.
Sorrir é a maneira ideal para fazer a audiência se sentir confortável e
disposta a ouvir.
10. Falar muito rápido, muito
devagar ou muito baixo
Se você fala muito rápido, as
pessoas tem dificuldade de acompanhar. Se fala muito devagar ou muito baixo...
bem, provavelmente vão cair no sono. De qualquer maneira, a mensagem é
comprometida e seus objetivos ficam mais distantes.
A voz do apresentador é uma de
suas ferramentas mais poderosas, mas ele deve saber usá-la. Ache o volume e tom
corretos, enfatize palavras e expressões importantes e articule cada sílaba. Se
fizer isso, a audiência ai entender naturalmente o que você está dizendo.
Para baixar po e-book contendo
todas as dicas, acesse o site da SOAP.
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