quinta-feira, 11 de maio de 2017

A gestão é quase tudo...


Brasil não tem um bom centro de gestão de governo, diz ministro do TCU
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes afirmou nesta terça-feira que o Brasil não tem um bom centro de governo, de forma a fazer com que as decisões tomadas na esfera do Executivo tenham repercussão na vida da população.
'Tem de ter um centro de governo que tenha capacidade de tomar decisão e fazer com que as coisas aconteçam lá na ponta', disse o ministro.
Nardes considerou que, no Brasil, o Ministério do Planejamento, a Casa Civil e o Ministério da Fazenda deveriam constituir esse centro de governo. 'Temos um manual sobre isso. Estudamos 28 centros de governo de vários países', disse o ministro, que acrescentou que analisou, por exemplo, os centros de governo americano e chileno.
'Não temos um bom centro de governo. Já falei isso para o ministro [da Casa Civil, Eliseu] Padilha. Já falei isso para o ministro Moreira Franco [da Secretaria-Geral da Presidência da República] e queremos dar essa contribuição do Tribunal de Contas, para avançarmos como nação e melhorarmos a competitividade', afirmou Nardes, que disse ainda que o TCU possui cinco manuais sobre governança.
Relator do processo das chamadas 'pedaladas fiscais' do governo Dilma Rousseff no TCU, Nardes disse ainda que é preciso tornar o Estado brasileiro mais competitivo. 'Não analisei apenas as pedaladas fiscais, mas a questão da competitividade, como tornar o Estado brasileiro mais competitivo', disse. 'Na política, o que a gente vê é que, infelizmente, os congressistas e muitos dirigentes da nação vêm por um período curto. Mas somos agentes de Estado. Temos de pensar no futuro da nação, mas só isso não adianta. Tem de ter centro de governo capaz de tomar decisão', afirmou.
'O grande risco que corremos é o fato de termos necessidade premente para não deixar que o país entre numa situação caótica como entrou Grécia, Espanha, Portugal e outros países', disse.
O ministro do TCU fez as afirmações durante evento no Ministério do Planejamento em comemoração ao primeiro ano de implementação da Instrução Normativa nº 1, que sistematiza práticas relacionadas à gestão de riscos, ao controle interno e à governança.

Por Cristiane Bonfanti, no Valor Online