sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Quem fiscaliza os fiscais?



TRIBUNAIS DE CONTAS
Absurdo os tribunais de contas de cidades brasileiras falidas aprovarem as contas dos administradores. Mais absurdo ainda é a existência desses tribunais, que geram tremendo custo ao cidadão, sem reciprocidade. São tribunais municipais, estaduais e o TCU. Para que tantos, se as contas são analisadas por pessoas indicadas por políticos, recebendo 'gordas' remunerações? Por que não um tribunal federal, que analisasse as contas de estados e municípios maiores? As de cidades menores seriam analisadas por uma comissão com representantes da sociedade local, num trabalho voluntário. Já imaginaram a economia?
PAULO SÉRGIO ROCHA SERRA RIO, em O Globo
______________


FALTA DE RESPONSABILIDADE
Tribunais de Contas dos Estados (TCEs) aprovaram contas de Estados em calamidade financeira. Vejam a falta de responsabilidade. Aprovaram contas com recomendação de rejeição pela análise dos técnicos. Mas vamos ver o que são os Tribunais de Contas (TCs).
Existem para apreciarem e julgarem as contas do presidente da República (TCU), dos governadores (TCEs) e dos prefeitos (TCMs). No último caso só há dois, o da cidade de São Paulo e o da cidade do Rio de Janeiro. As contas das demais prefeituras dos Estados são analisadas pelo TCEs. Seus membros, ministros para oTCUe conselheiros para os TCEs e TCMs, são nomeados pelo chefe do Executivo. E aí é que começa o erro. O chefe do Executivo pode nomear qualquer um, desde que, como em qualquer cargo, tenha reputação ilibada. Deveria ter o notório saber. Como vai julgar contas, se não tem conhecimento de contabilidade pública? Não sabe o que é ativo, passivo, patrimônio líquido, patrimônio a descoberto, depreciação, diferimento, etc. Essa parte fica para os técnicos que realmente entendem de contabilidade pública, e justamente o parecer deles não é levado em conta no julgamento pelo tribunal. Estes tribunais são órgãos auxiliares do Poder Legislativo, e aí a questão acaba sendo política. Não tem técnica no julgamento das contas, até porque os parlamentares são analfabetos em contabilidade pública. Logo, o que vai prevalecer no julgamento das contas é a política. Pode ter lá no relatório uma observação de que houve desvio indevido de recursos para a área tal, sem a devida provisão orçamentária, que ocasionou um déficit de tanto, que os parlamentares vão aprovar. O julgamento é político. Então para que os TCs? Não seria melhor extingui-los? Assim eles são nada mais, nada menos, que um cabide de emprego de luxo.
Cargo vitalício e bem remunerado, pelo que temos visto ultimamente, nas delações da Lava Jato: conselheiros do TCE-RJ envolvidos em venda de pareceres e o seu presidente levado coercitivamente para depor. E os TCEs dos outros Estados? Alguém acha, em sã consciência, na podridão em que se transformou esta República, que tem algum órgão probo? Alguém acredita que não há venda de pareceres ou de qualquer oura coisa, depois de tudo o que está sendo apurado na Lava Jato? Otários somos nós, povo, que votamos apenas em um cara, no caso o presidente da República, por exemplo, e ele nomeia, a bel prazer, sem nos consultar, este ou aquele ministro, este ou aquele presidente de estatal, etc. Às vezes nomeia um cara que o povo rejeitou nas urnas. E a conta vocês sabem quem paga, não?
Panayotis Poulis ppoulis46@gmail.com, no Fórum dos Leitores no Estadão Online/SP

 ___________
Para comprar o livro, clique aqui.

O livro contém o texto original de Nicolai Gogol, a peça teatral “O inspetor Geral”. E mais um ensaio e 20 artigos discorrendo sobre a realidade brasileira à luz da magnífica obra literária do grande escritor russo. Dessa forma, a Constituição brasileira, os princípios da administração, as referências conceituais da accountability pública, da fiscalização e do controle - conteúdos que embasam a política e o exercício da cidadania – atuam como substrato para o defrontar entre o Brasil atual e a Rússia dos idos de 1.800.  Para saber mais, clique aqui.