quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Quando a corrupção é endêmica


Comissão de Obras Inacabadas fará auditoria
Mais de 700 obras paradas estão sendo retomadas no Brasil. Até junho de 2017 serão outras centenas de empreendimentos. Uma comissão especial foi criada no Senado em 2016 para identificar as causas e os responsáveis pelas paralisações. No total, são 22 mil obras inacabadas ou paralisadas no país.
A Comissão de Obras Inacabadas começou a funcionar em novembro. A primeira etapa do trabalho foi o levantamento de todas as obras paralisadas no País. O presidente da Comissão, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), afirmou que pretende acelerar os trabalhos para evitar prejuízos ainda maiores ao Brasil. 'Esse tema é muito premente. Nós estamos contra o tempo e são mais de 22 mil obras paradas neste País. São bilhões de reais jogados no ralo e nós temos que recuperar', disse.
O trabalho dos senadores é facilitado por outra iniciativa da Comissão Mista de Orçamento, que recebe relatórios do Tribunal de Contas da União sobre obras irregulares. O coordenador do Comitê, senador Telmário Mota (PDT-RR), disse que há indícios de irregularidades em dezenas de cidades de vários estados brasileiros.
Em muitos casos, foi necessária a atuação da Polícia Federal. Em muitas dessas obras, às vezes 'é verificado um superpreço, um aditivo em excesso, ou Licitações irregulares', explicou Telmário, justificando que, ' é por isso que estamos recomendando uma auditoria em tudo'.
A quinta e última etapa do Canal do Sertão, em Alagoas, foi um dos muitos exemplos de obras irregulares apresentados pelo auditor do TCU, Rafael Esteves. 'É uma obra com recursos repassados pelo Ministério da Integração Nacional ao governo do Estado. O contratante da obra é a Secretaria de Infra-estrutura de Alagoas. Esse valor atualizado aos dias de hoje, de sobrepeço, seria em torno de R$ 74 milhões e o valor atualizado do contrato em torno de R$ 690 milhões', affirmou .
A Comissão de Orçamento recomendou a criação de um sistema governamental de acompanhamento de obras no Brasil.

Floriano Filho, Rádio Senado
_______________

Em 1800, o maior escritor russo, Nicolai Gogol, escreveu sobre a corrupção que sangra o Brasil contemporâneo. Quer saber mais?, clique aqui.
Para comprar o seu livro, clique aqui.