terça-feira, 28 de outubro de 2014

'Made in USA' está de volta: fábricas pretendem retornar aos EUA

1 em cada 2 fábricas dos EUA no exterior projeta retornar produção no país. 
País compete com China e México para abastecer o mercado doméstico.




Da France Presse

Uma em cada duas empresas americanas com fábricas no exterior projeta retornar a produção aosEstados Unidos, que agora competem com China e México para abrigar unidades de produção para abastecer o mercado doméstico, afirma uma pesquisa.
O estudo do Boston Consulting Group (BCG) aponta que 54% dos entrevistados planejam voltar a produzir diretamente nos Estados Unidos. Quase 25% afirmaram que já iniciaram o processo de retorno.
"O percentual de empresas que retomarão as atividades produtivas nos Estados Unidos está crescendo", destaca o estudo.
Mão de obra qualificada, maior controle da qualidade, redução da rede de fornecedores, um clima de negócios mais propício e a necessidade de aproximação dos clientes são algumas razões citadas para o ressurgimento do "Made in USA", segundo o BCG.
O território dos Estados Unidos voltou a ser o destino mais desejado (27%) para fábricas de produção voltadas aos consumidores americanos, superando China (23%) e México (24%).
A tendência deve aumentar, pois o estudo calcula que nos próximos cinco anos 47% da produção para os Estados Unidos acontecerá diretamente no território americano. A China receberá 11% da produção, seguida por Europa Ocidental (8%) e México (7%).