terça-feira, 29 de julho de 2014

Seul libera soneca no meio do trabalho

Funcionários poderão dormir após o almoço, desde que cheguem mais cedo ou saiam mais tarde para compensar a sesta

Da revista Época
Que tal tirar uma sonequinha depois do almoço, antes de voltar ao trabalho? Para os funcionários da prefeitura de Seul, capital da Coreia do Sul, essa será uma possibilidade. A partir de agosto, os servidores poderão fazer uma sesta de 30 minutos a uma hora no período da tarde, desde que cheguem mais cedo ou saiam mais tarde para compensar as horas.
A soneca no trabalho foi aprovada neste mês pela prefeitura da região metropolitana de Seul. "Algumas pessoas ficam sonolentas depois do almoço, e isso não é bom para a eficiência no trabalho", diz Kim Ki-bong, porta-voz da prefeitura de Seul. "Uma soneca rápida pode ser boa para diminuir a fatiga e melhorar a saúde dos funcionários".
A decisão de Seul não é isolada. Várias empresas multinacionais permitem que seus trabalhadores façam a sesta após o almoço, como o Google e a Nike, para citar duas. Pesquisas recentes mostram que a medida é boa para as empresas: funcionários ficam mais dispostos e melhoram o raciocínio e a criatividade no trabalho. Além disso, há várias tentativas de mudanças no mundo do trabalho para melhorar a qualidade de vida dos empregados. Recentemente, por exemplo, o bilionário Carlos Slim defendeu jornadas de trabalho de apenas três dias por semana.
Apesar disso, a soneca coreana foi recebida com ceticismo. A Coreia do Sul é um dos países com o maior índice de workaholics - pessoas que trabalham em excesso ou são viciadas em trabalho - do mundo. A cultura do mundo dos negócios coreano é tão restrita que mesmo o porta-voz de Seul diz que será difícil ver as sonecas se espalhando pelo país. "Para algumas pessoas, não é fácil descansar uma hora sabendo que outras pessoas estão trabalhando", disse Kim, segundo o Financial Times.
bc