quinta-feira, 29 de maio de 2014

Para se dar bem, empresas precisam engajar funcionários

Estudo da Michael Page ouviu mais de 400 pessoas e descobriu também que, para os diretores de recursos humanos, o principal desafio são os treinamentos 

Da Revista Exame               
executivos olhando para tela de computador
Executivos: reter e remunerar bem os funcionários está entre os principais desafios do RH

São Paulo - Profissionais de recursos humanos e presidentes acreditam que engajar os funcionários é o melhor caminho para conseguir bons resultados em uma empresa. 

É o que mostra uma pesquisa da Michael Page, que ouviu mais de 400 pessoas, no início deste mês.
Segundo o estudo, 30% dos trabalhadores de RH e 41% dos CEOs apontaram o engajamento como a principal ferramenta que uma companhia deve usar.

Em seguida, vêm a remuneração e a gestão de talentos, citadas por 21% e 20% dos executivos de recursos humanos, respectivamente, e por 24% e 23% dos presidentes.

Reforçar a sua imagem de boa empregadora (employer branding) também foi apontada por 17% dos profissionais de RH e 6% dos CEOs como uma das melhores práticas de administração.

Os treinamentos aparecem por último, lembrados por 12% do pessoal de recursos humanos e 6% dos presidentes.

Os desafios
Ainda de acordo com o material, para quem comanda as áreas de recursos humanos de uma companhia, o principal desafio (apontado por 22%) são o treinamento e a gestão do conhecimento.

Reter os funcionários e remunerá-los de forma justa fica em segundo lugar, citados por 20% e 19% dos respondentes, respectivamente.

Em seguida, eles apontam a transformação cultural e desenvolvimento de liderança (16%), a atração de talentos (13%) e o coaching (10%) como preocupações para o setor.