segunda-feira, 26 de maio de 2014

Análise do Ambiente

____________________________________

(...)
Humilhas, avanças, provocas, agrides, espancas, torturas, aprisionas indefesos – e quem bate e violenta é a tropa de choque?
Te tornaste carne, sexo e prostituta de incubo de Saturno –
e ensandecidamente acusas o outro de estupro? (...)

Leia o poema Uma oração para canalhas clicando aqui.
_____________________________________


“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças ” (SUN TZU, 500 a.C.)


Análise do Ambiente
“Abriu minha visão
O jeito que o amor
Tocando o pé no chão
Alcança as estrelas
Tem poder
De mover as montanhas
Quando quer acontecer
Derruba as barreiras...

Para o amor
Não existem fronteiras
Tem a presa quando quer
Não tem hora de chegar
E não vai embora...”

Toda organização está sujeita a um conjunto de influências que interfere em sua estruturação e performance. Por isto esses vetores devem ser permanentemente investigados e monitorados.

Em um de seus contos, “A Ilha Idílica”, Rodoux Faugh revela a existência da terra dos sonhos, o lugar onde bastava dar asas à imaginação para que o objeto do desejo se materializasse. Como na terra encantada os sonhos eram plenamente possíveis, todas as pessoas eram saudáveis, educadas, felizes... e todas as empresas e instituições eram sólidas, rijas, sustentáveis. Por mais difícil e complexo que fosse a fantasia, não havia realidade capaz de inviabilizá-la. O imaginário sempre estava a brincar com a materialidade. Por isso não havia ameaças e nem fraquezas, somente forças e oportunidades. A ilha era um pedaço diminuto do céu que, numa tempestade bravia, dera de atracar na terra. Com direito a anjos, trombetas, imortalidade, felicidade eterna (cerveja, que ninguém é de ferro!) e tudo mais que o bom Deus só reservara, nos primórdios da criação, para o paraíso.

Naturalmente a “Ilha Idílica” de Rodoux Faugh é um lugar só existente em nossas mentes e no imaginário coletivo. Porque a realidade é como que um portal onde se descortinam ambientes, estruturas e cenários que impactam diretamente sobre as pessoas e as instituições, influenciando de maneira determinante nossa performance, nossos produtos e nossos resultados.

Para chegar à esse conjunto de influências que impactam nossas organizações devemos compreender o mundo em que estamos inseridos, em seus planos externo e interno.

Quando analisamos o plano externo (Ambiente Externo), estamos verificando o que ocorre fora da organização, as condições extra-organizacionais, aquelas que escapam ao nosso domínio e por isto apresentam como característica intrínseca o fato de serem incontroláveis. Neste ambiente, estaremos lidando com as Ameaças e as Oportunidades, as influências capazes de interferir no processo de efetivação da nossa missão.

Mas deveremos analisar também o que ocorre no plano interno (Ambiente Interno), o que se verifica dentro da organização, as condições intra-organizacionais, aquelas que estão sob o nosso domínio e por isto apresentam como característica intrínseca o fato de serem plenamente controláveis. Aqui, no Ambiente Interno, estaremos identificando as Forças e Fraquezas que impactam nossa organização.

Quando efetuamos o estudo e a análise crítica dos Ambientes Externo e Interno, estamos nos municiando dos elementos necessários para viabilizar nossas Políticas, Diretrizes e Estratégias. E do cruzamento das influências externas e internas, definimos as ações necessárias para que os produtos e resultados sejam alcançados de maneira satisfatória.

No planejamento estratégico a ferramenta mais utilizada para trabalhar com esses conceitos é Análise SWOT. A denominação deriva das palavras inglesas

- Strenghts - forças;
- Weaknesses – fraquezas;
- Opportunities – oportunidades; e
- Threats – ameaças


A SWOT foi desenvolvida para facilitar analise de cenários ou ambientes. Sua aplicabilidade a tornou uma das metodologias mais utilizadas em todo o mundo.

Alguns estudiosos atribuem sua criação e desenvolvimento ao professor Albert Humphrey, que – nos anos 60 e 70 – coordenou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford, na California. Outros atribuem a autoria aos da Harvard Business School: Kenneth Andrews e Roland Christensen.

A metodologia SWOT analisa o ambiente dividindo-o em dois campos bastante definidos: o Interno, com a presença das Forças e Fraquesas; e o Ambiente Externo, onde estão presentes as Oportunidades e Ameaças.

O Ambiente Interno pode ficar sob o domínio dos dirigentes da instituição visto que depende das estratégias e decisões dos integrantes da organização. Por isto os pontos fortes devem ser potencializados ao máximo, enquanto os pontos fracos devem ser mitigados, minimizados, neutralizados; quando possível, eliminados

Se o Ambiente Interno é uma variável controlável, o mesmo não ocorre com o Ambiente Externo que se mantem completamente fora do controle da organização. Exatamente por estar fora do nosso alcance e controle, deve ser diligentemente identificado e monitorado para que possamos surfar sobre as ondas promissoras das Oportunidades, afastando-nos das ondas repletas de Ameaças.

Como as Ameaças provem de um plano externo, podem nos atingir a qualquer tempo. Daí a importância do planejamento, instrumento capaz de miticar, reduzir danos ou simplesmente minimizar os efeitos.

Um diagnóstico estratégico não pode ser elaborado sem que se observem os seguintes quesitos:

1 - Ambiente interno (exemplo para um centro de estudo):

• cursos oferecidos e novos cursos;
• pesquisas desenvolvidas;
• linhas de pesquisa;
• eficiência do ensino, pesquisa e extensão;
• sistemas de informação;
• recursos humanos, materiais e financeiros;
• tecnologia;
• estrutura organizacional; e
• imagem institucional.


2 - Ambiente externo:
• aspectos culturais;
• aspectos sociais, políticos e econômicos;
• inserção na comunidade;
• evolução tecnológica;
• mercado de trabalho;
• área de abrangência;
• entidades de classe;
• desempenho institucional;
• competitividade; e
• tendências do ambiente.

Abrindo o artigo, estão as duas primeiras estrofes da música A força do amor, composição de Cleberson Horsth e Ronaldo Bastos. Repare nas palavras chaves da melodia: ‘visão’, ‘pé no chão/Alcança as estrelas’, ‘poder de mover montanhas’, ‘Derruba as barreiras’, ‘fronteiras’, ‘amor’. Tudo a ver com Valores, Visão de Futuro, Missão e Análise do Ambiente.

Se deleite com o vídeo do Roupa Nova, no acústico gravado em 2.004. Abaixo do vídeo, postei a letra completa.

Roupa Nova – A força do amor



A força do amor

Abriu minha visão
O jeito que o amor
Tocando o pé no chão
Alcança as estrelas
Tem poder
De mover as montanhas
Quando quer acontecer
Derruba as barreiras...

Para o amor
Não existem fronteiras
Tem a presa quando quer
Não tem hora de chegar
E não vai embora...

Chamou minha atenção
A força do amor
Que é livre prá voar
Durar para sempre
Quer voar
Navegar outros mares
Dá um tempo sem se ver
Mas não se separa
A saudade vem
Quando vê não tem volta
Mesmo quando eu quis morrer
De ciúme de você
Você me fez falta...

Sei!
Não é questão de aceitar
Sim!
Não sou mais um a negar
A gente não pode impedir
Se a vida cansou de ensinar
Sei que o amor nos dá asa
Mas volta prá casa...

Abriu minha visão
O jeito que o amor
Tocando o pé no chão
Alcança as estrelas
Tem poder
De mover as montanhas
Quando quer acontecer
Derruba as barreiras...

Para o amor
Não existem fronteiras
Tem a presa quando quer
Não tem hora de chegar
E não vai embora
Hum! Hum!...

Sei!
Não é questão de aceitar
Sim!
Não sou mais um a negar
A gente não pode impedir
Se a vida cansou de ensinar
Sei que o amor nos dá asa
Mas volta prá casa...(2x)

Mas volta prá casa!