segunda-feira, 12 de maio de 2014

Concreto à prova d'água que dura 120 anos




Cientistas criam concreto à prova d'água que dura 120 anos

Da Revista Exame


Com nome difícil, o Composto Cimentício Superhidrofóbico Projetado (ou SECC) usa fibras de álcool polivinílico para manter o líquido na superfície do material


Reprodução/Youtube

Concreto à prova d'água
À prova d'água: material poderá ser útil em pontes e é menos suscetível à formação de buracos
São Paulo - Um concreto à prova de água. Essa é uma das mais recentes criações de uma equipe de cientistas da Universidade de Wisconsin-Milwaukee, nos Estados Unidos.
O nome oficial do novo material é difícil: Composto Cimentício Superhidrofóbico Projetado ou SECC, sigla para o nome em inglês. De acordo com seus criadores, ele é capaz de durar por mais de 120 anos.
Por trás da impermeabilidade do novo material estão fibras de álcool polivinílico. Usadas na composição do SECC, elas impedem que a água se infiltre no material - mantendo o líquido fora da superfície do concreto.
Utilidades
A novidade tem várias utilidades, como destaca o professor Konstantin Sobolev, seu criador.
"Aqui no Wisconsin, poucos dias atrás estava chovendo e de repente veio o frio e surgiu gelo nas estradas. Muitos acidentes aconteceram por conta disso. Neste caso, o SECC poderia salvar vidas", afirma Sobolev.
Fruto de duas décadas de pesquisas, o concreto à prova d'água está tendo sua aplicação em pontes analisada pela equipe de pesquisadores americanos.
Por não acumular água em sua estrutura, ele também é menos suscetível a se rachar - o que dá origem a buracos na pista.

Agora, assista um vídeo que mostra o SECC em ação: