segunda-feira, 23 de dezembro de 2013



Pois é, quando tantos imaginaram – e, não poucos, desejaram - que os EEUU estivessem na eminência do debacle, os indicadores estão evidenciando o contrário, o país não está somente se recuperando da crise mas prestes a dar um gigantesco salto deixando um rastro de poeira sobre seus concorrentes diretos...

“(...)
Há cinco anos, os EUA produziam menos de 20 milhões de barris diários de petróleo e gás natural, divididos em partes iguais. A Rússia superava esse nível combinando as duas fontes fósseis, enquanto que a Arábia Saudita era o maior produtor do óleo. Agora, a produção total norte-americana está perto de 25 milhões de barris e supera o país árabe em petróleo.

A chave desta reviravolta está na exploração do xisto. Há uma dezena de países tentando viabilizar um modelo para explorar o gás natural acumulado nas formações rochosas. Mas os EUA estão claramente na frente, apesar da controvérsia em torno desta técnica de extração. Atualmente, o xisto representa mais de 40% da produção total de gás natural nos EUA e 15% no Canadá.
(...)”

Aqui, a matéria do jornal El Paiz O grande salto dos Estados Unidos ...