sexta-feira, 13 de dezembro de 2013



EDUCAÇÂO

Meus queridos, vejam as notícias abaixo. Sinalizam que nossa educação vai de mal a pior. Retorno na sequência...

Só 12% dos programas brasileiros de pós-graduação têm nível internacional
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Apenas 406 dos 3.337 programas de pós-graduação em funcionamento no país têm qualidade internacional, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira. O dado consta da avaliação trienal dos cursos de pós-graduação stricto sensu feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao MEC.

Foram avaliados 5.082 cursos de mestrado, doutorado e mestrado profissional em 3.337 programas de pós-graduação – 619 a mais do que no último levantamento, divulgado em 2010. O processo considerou as informações fornecidas entre 2010 e 2012.
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Brasil investe metade do recomendado pela OCDE para o ensino básico
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Dados coletados pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2012 mostram que o país investe em média US$ 26.765 por estudante entre 6 e 15 anos. Um terço da média dos demais países da OCDE, US$ 83.382. E pouco mais da metade do que o OCDE considera como investimento mínimo por aluno, US$ 50 mil.
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o Brasil ocupa o 58º lugar em matemática, o 55º lugar em leitura e o 59º em ciências em um ranking de 65 países.
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Faculdades ficam com piores índices em avaliações do MEC
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Apenas 98 cursos de graduação tiveram nota máxima do MEC
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Dos 8.184 cursos de graduação nas áreas de ciências sociais, humanas e tecnológicas avaliados pelo Ministério da Educação em 2012, apenas 98 receberam a nota máxima no Conceito Preliminar de Curso (CPC), em uma escala que vai de 1 a 5. Mais da metade dos cursos que receberam a nota máxima ficam em instituições privadas. São Paulo concentra o maior número de cursos com a maior nota.
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Com ensina o antigo ditado, o mar não está pra peixe. Agora, uma parte do artigo que redigi algum tempo atrás:

Brasil é penúltimo em desempenho escolar
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É necessário impregnar ao nosso desenvolvimento a velocidade da Coréia do Sul. Salta aos olhos que metade dos nossos estudantes adolescentes, pela escala da UNESCO, ainda não tenham rompido a fase da alfabetização.

É necessário direcionar todas as nossas atenções, com todo o carinho e energia para resolvermos a questão da educação no país. Muitos passos importantes foram dados, mas de todo insuficientes. É isto que todas as pesquisas estão a sinalizar, uivar, tangir, gritar. O velho ditado de que a vaca pode ir para o brejo já não faz sentido porque a vaca já está atolada até o pescoço.

O senador Cristóvão tem estimado um tempo de cerca de 25 a 30 anos para que possamos zerar este placar. É tempo demais. Um tempo que não temos. Um tempo inadmissível. A sociedade deve entender isto de maneira categórica para que assim se estabeleça um ambiente de intensa pressão sobre o governo. Para situação de crise como esta, urge uma política específica e emergencial.
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