quinta-feira, 28 de setembro de 2023

A qualidade subestimada que é vital para sucesso profissional, segundo neurocientista de Harvard



"Mais do que nunca, é importante ter noção do próprio lugar na vida profissional, ainda mais que, principalmente depois da pandemia, os ambientes de trabalho mudaram muito."

É assim que Juliette Han, neurocientista e especialista em relações no ambiente de escritório, resume a importância da autoconsciência no trabalho.

Han é uma neurocientista de Harvard e professora de Administração da Columbia University que nos últimos anos vem pesquisando o funcionamento da mente no ambiente de trabalho, buscando desenvolver novas ferramentas para melhorar o desempenho humano.

De acordo com Han, entender a fundo o lugar que se ocupa dentro de uma empresa é fundamental para ter sucesso, mas esse conhecimento, acima de tudo, serve para estabelecer metas e estratégias.

"Nossa pesquisa indica que trabalhar a autoconsciência estimula a criatividade, ajuda a tomar melhores decisões, a se comunicar melhor e construir relacionamentos mais sólidos", diz.

No entanto, se trata de uma habilidade pouco conhecida e, portanto, pouco desenvolvida.

A BBC News Mundo conversou com Han sobre essa e outras questões relacionadas ao desenvolvimento profissional dentro do local de trabalho.

BBC News Mundo - Antes de começar a falar sobre autoconsciência no trabalho, seria interessante definirmos o que é um local de trabalho hoje em dia, e como ele influencia a mente.

Juliette Han - Bem, essa é uma pergunta muito boa, porque tinha uma resposta muito clara antes da pandemia de covid-19, quando o normal era se ter um escritório ou um lugar específico onde trabalhar.

Para a maioria das pessoas existia um lugar onde ir para trabalhar, e assim receber seu pagamento no final do mês. Ou seja, na nossa cabeça existia uma ideia concreta do que é um local de trabalho.

Mas, depois da pandemia, esse conceito se transformou. Hoje em dia, muita gente trabalha em modelo híbrido, outros são nômades digitais, muitos se tornaram freelancers e os espaços de trabalho compartilhado são cada vez mais comuns.

Portanto, assim como existem diferentes tipos de escritório, a definição de trabalho também mudou. Para dar uma ideia, os criadores de conteúdo, que trabalham por conta própria e sem horários, são vistos como um motor da economia.

Portanto, a definição de local de trabalho mudou totalmente. Antes era basicamente um lugar concreto, estabelecido como tal pela empresa, ou por um prédio, e agora muita gente consegue adaptá-lo ao seu estilo de vida.

BBC News Mundo - Considerando essa mudança, como o local de trabalho afeta as pessoas hoje em dia?

Han - Acho que há mais uma mudança para levar em consideração, e é a mudança geracional. Para além das transformações causadas pelo trabalho remoto, ou pela inteligência artificial, ficou evidente que a própria ideia de trabalho também mudou muito.

Para as gerações dos nossos pais, os chamados “baby boomers”, trabalho significava receber uma compensação financeira, e dessa forma progredir na vida.

Era só isso que importava, e a opinião dos trabalhadores sobre o escritório nem era levada em conta, mesmo que o espaço os pudesse afetar seriamente de várias formas.

Mas, atualmente, a nossa relação com o local de trabalho e como ele pode influenciar nosso desempenho e nossas metas importa, e muito. Agora temos mais consciência daquilo que nos rodeia.

E também das pessoas ao redor. Reforço que muito disso veio à tona após a covid. Só para dar um exemplo: a questão das vacinas. Muita gente foi seriamente afetada por ter colegas negacionistas das vacinas. E vice-versa: muitos acabaram sendo isolados ou afetados porque seus pares não compartilhavam suas crenças.

Por isso, uma das mudanças mais radicais decorrentes da pandemia seja talvez a relação das pessoas com seu local de trabalho, e com o próprio trabalho feito em troca de compensação financeira.

BBC News Mundo - Por isso você aponta que, em meio a tantas transformações, a autoconsciência é uma habilidade fundamental para o trabalho, mas, o que significa autoconsciência neste caso?

Han -A autoconsciência sempre foi tida como uma qualidade, e o que quero dizer é que costumava-se pensar que uma pessoa podia ser naturalmente mais ou menos consciente de seu lugar no ambiente de trabalho.

Mas, pessoalmente, acredito que essa convicção era uma maneira de desculpar certas falhas, ou até que servia para justificar um desempenho fraco.

Eu acho que prestar muita atenção ao nosso ambiente de trabalho, ao que nos rodeia, é uma habilidade real que a gente pode colocar em prática tendo nascido com ela ou não.

Acho que a autoconsciência é algo que se pode tanto aprender como ensinar. E eu enfatizo muito isso porque já vi muita gente achar que sabe o que é autoconsciência. Já conheci pessoas que, já que a palavra tem o prefixo “auto”, acham que se trata apenas de olhar para si mesmo: ver se são bons nisso, ou ruins naquilo.

Mas o que realmente importa não é só saber como se é, mas qual a própria relevância no ambiente. Isso vale para muitas situações, mas aqui estamos falando da vida profissional.

É mais do que autoconhecimento. É sobre conhecer a si mesmo, mas também o ambiente e o lugar que se ocupa nesse ambiente. Isso é autoconsciência.

E a segunda parte da definição mostra como aplicar esse conhecimento para executar ações diferentes, ou que influem de forma diferente sobre os objetivos e metas determinados pela pessoa ou por seus superiores. Para deixar claro que essa pessoa não é como as outras.

Além disso, a autoconsciência é fundamental para entender o efeito das próprias ações no local de trabalho. Ou seja, para poder ter empatia com colegas e chefes.

O que isso quer dizer? Que não se trata de sentimentos pessoais, mas de entender o que se espera de nós e como podemos executá-lo da melhor forma.

Por isso é importante entender o escopo da autoconsciência no local de trabalho, na empresa ou organização e, acima de tudo, repito, entender que não é uma reflexão interna, mas uma reflexão pessoal focada em fazer a diferença no nosso ambiente de trabalho.

BBC News Mundo - Mas você disse que essa habilidade é muito subestimada, por que razão?

Han -Primeiro porque, como disse, não entendemos a importância de se ter clareza sobre nosso papel dentro de uma empresa ou no trabalho. Acredito que a maioria das pessoas não faz uma avaliação interna para entender seu lugar ou não pensa o suficiente sobre quem de fato é. Pensam apenas sobre o lado exterior.

Vamos pensar em exemplos gerais, relevantes para os padrões sociais, como precisar ganhar um tanto de dinheiro, precisar ser feliz, precisar parecer isto ou aquilo. Como vemos, são fatores externos, e sem autoconsciência não há reflexão real sobre por que se desejam essas coisas ou sobre como alcançá-las.

Por isso digo que é uma habilidade subestimada, porque muito se fala em adquirir novas habilidades e aprendizados mas as pessoas, em geral, não pensam em termos de “ok, tal coisa precisa ser feita, mas por onde eu começo, quais são os meus pontos fortes, meus pontos fracos, como é o ambiente em que circulo?”.

BBC News Mundo - Você enfatiza que a autoconsciência ou auto-realização não só podem ser aprendidas, mas também aprimoradas…

Han - Exato. E essa é uma das suas principais vantagens, alavancar o crescimento pessoal.

BBC News Mundo - Uma de suas dicas para desenvolver a autoconsciência tem a ver com pedir feedback, pedir críticas construtivas, coisas que outros autores consideram uma "falácia"...

Han - É complicado. Mas vamos começar por algo que se ouve há muitos anos, que o feedback é um presente. E é um presente que deve ser aceito mesmo sem gostar nem precisar.

BBC News Mundo - Mas, neste caso, pode até ser um presente, mas isso não significa que somos obrigados a ficar com ele, certo?

Han - Bem, é aí que entra a questão da autoconsciência e da crítica construtiva.

Quem recebe o feedback pode escolher mantê-lo e incorporá-lo ao seu desempenho ou recusá-lo. A noção geral que a pessoa tem de si mesma e do seu comportamento no ambiente profissional é o que vai permitir aproveitar ou não uma observação sobre seu trabalho.

E é uma decisão tomada inteiramente com base no que se deseja alcançar nesse local de trabalho.

Se, por exemplo, o Steve Jobs tivesse trabalhado em um escritório de advocacia e recebesse um feedback negativo por não se dedicar o suficiente ao trabalho jurídico, ele iria passar a dedicar seu tempo a processos judiciais quando sua verdadeira vocação era criar os objetos que moldaram a nossa realidade.

Portanto, cada um deveria decidir quais críticas construtivas são realmente úteis e quais é melhor deixar de fora.

Dito isto, acho que pedir feedback é fundamental para aprimorar não somente nosso autoconhecimento mas também o entendimento do nosso meio e o olhar deste sobre nós.

BBC News Mundo - Outro tema relacionado à autoconsciência, que você aborda em suas entrevistas e que praticamente norteia este processo, é o da definição de metas. Como é possível fazê-lo sem pecar por falta nem excesso de ambição?

Han - Tenho uma fórmula. Ao definir uma meta, deve-se ter certeza de que será possível bater 80% dela. Nem mais, nem menos.

Quero deixar claro que estamos falando de metas no trabalho. Não na vida pessoal, onde há outras variáveis.

E, para que funcione, é preciso ser claros. Explícitos na definição de objetivos. Outros especialistas além de mim trabalham com essa fórmula, mas, para ela funcionar, os objetivos não podem ser amplos ou vagos demais porque, para avaliar o próprio desempenho, é necessário saber o que está sendo medido.

A autoconsciência tem a ver com conhecer as próprias habilidades e fraquezas, mas acima de tudo, entender como elas podem fazer a diferença no próprio ambiente.

Por que 80%? Porque imprevistos acontecem, há objetivos que podem ter um determinado valor no início mas depois as coisas mudam de figura. E também, porque um desempenho de 80% é notável.

A respeito disso, dividi o tema de metas ou objetivos em três linhas. Primeiro, as metas operacionais. Ou seja, as ações que precisa executar todos os dias, as tarefas diárias, o trabalho básico.

O segundo tipo de meta seria o crescimento, aquilo que pode fazer a pessoa crescer profissionalmente. Tudo o que se relaciona com adquirir novas habilidades para ser melhor naquilo que se faz diariamente.

E o terceiro é o objetivo aspiracional, o lugar onde se deseja chegar. Seja conseguir um cargo, um salário melhor, uma conta muito desejada pela empresa, etc.

Os três tipos de meta trabalham juntos e não individualmente.

BBC News Mundo - Uma última pergunta: falamos muito sobre funcionários, mas como isso se aplica a chefes ou líderes dentro de uma empresa?

Han - Na minha experiência o grande dilema dos líderes é não entender que eles é que devem concretizar os objetivos da empresa, pois às vezes acontece de eles colocarem suas metas pessoais por cima das da organização, gerando um conflito.

Para quem é executivo, ou seja, tem cargo executivo, seja de gestor, coordenador ou presidente, os objetivos profissionais têm que ser os mesmos da empresa, mesmo que existam outros executivos nela.

Quando líderes ou chefes perseguem objetivos pessoais, os funcionários ficam desiludidos ou desanimados, porque os vêem como líderes para seguir ou para obedecer.

BBC News, Alejandro Millán Valencia

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O autor:

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 As obras do autor que o leitor encontra nas livrarias amazon.com.br:

 

A – LIVROS INFANTIS E INFANTO-JUVENIS:

Livro 1. As 100 mais belas fábulas da humanidade

Livro 2. O dia em que as crianças decidiram lutar contra o câncer de mama

Livro 3. O vovô vai ao médico

Livro 4. O coelhinho que aprendeu a dizer as coisas

Livro 5. Ui Gur – o ursinho que libertava livros

Livro 6. Bichinhos felizes

Livro 7. Telas? Só com saúde – Computadores: entre a liberdade e a escravidão

Livro 8. O dia em que as víboras, através das telas, escravizaram as corujinhas – dramaturgia

Livro 9. Bullying, as lágrimas de Deus – dramaturgia

Livro 10. Anhangá, o espírito protetor da natureza: a lenda indígena – dramaturgia

 

I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. O coronel e o juízo final

Livro 2. A noite do terror

Livro 3. Lobisomem – O homem-lobo roqueiro 

Livro 4. Cobra Honorato

Livro 5. A Mula sem cabeça

Livro 6. Iara, a mãe d’água

Livro 7. Caipora

Livro 8. O Negrinho Pastoreiro

Livro 9. Romãozinho, o fogo fátuo

Livro 10. Saci Pererê

 

II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. Não é melhor saber dividir?

Livro 2. Eu compro, tu compras, ele compra

Livro 3. A cigarra e as formiguinhas

Livro 4. A lebre e a tartaruga

Livro 5. O galo e a raposa

Livro 6. Todas as cores são legais

Livro 7. Verde que te quero verde

Livro 8. Como é bom ser diferente

Livro 9. O bruxo Esculfield do castelo de Chamberleim

Livro 10. Quem vai querer a nova escola

 

III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. A bruxa chegou... pequem a bruxa

Livro 2. Carrossel azul

Livro 3. Quem tenta agradar todo mundo não agrada ninguém

Livro 4. O dia em que o mundo apagou

 

IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis):

Livro 1. Todo dia é dia de independência

Livro 2. Todo dia é dia de consciência negra

Livro 3. Todo dia é dia de meio ambiente

Livro 4. Todo dia é dia de índio

 

V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. O mito de Sísifo

Livro 2. O mito de Midas

Livro 3. A Caixa de Pandora

Livro 4. O mito de Édipo.

 

VI – Coleção A bruxinha de mil caras ensina a viver melhor

Livro 1: Planejar

Livro 2: Organizar

Livro 3: Estudar

Livro 4: Exercitar

Livro 5: Leitura

Livro 6: Cultura

Livro 7: Meditar

Livro 8: Interagir

Livro 9: Fazer amigos

Livro 10: Respeito e motivação.

 

VII – Coleção Cidadania para crianças

Direitos das crianças

Livro 1: Gratidão, a lei do universo

Livro 2: A honestidade vale a pena

Livro 3: O anjinho que semeava tolerância

Livro 4: O menino que disse não ao bullying

Livro 5: Toda criança tem direitos

Livro 6: Vidas negras importam – nós queremos respirar

Livro 7: Lélis, o ratinho que afinava queijo

Livro 8: Educação de qualidade é direito das crianças

Livro 9: Respeitando as leis de trânsito a cidade fica legal

Livro 10: A união faz a força

Sustentabilidade ambiental

Livro 11: Um dos maiores tesouros da terra, a água

Livro 12: A preservação do meio ambiente

Livro 13: Dez maneiras de ajudar a preservar o meio ambiente

Livro 14: A árvore faz o meio ambiente sorrir

Livro 15: Os 5R – o jeito certo de dar ‘bom dia’ ao meio ambiente

Livro 16: O lixo, a coleta seletiva e a reciclagem

Livro 17: Lixo, o supervilão do meio ambiente

Livro 18: Com o saneamento básico o meio ambiente fica feliz

Livro 19: O dia em que a coruja de pintas brancas e as batatas cozidas derrotaram a poluição

Livro 20: Os tempos difíceis da quarentena

Democracia, liberdades e constituição

O ratinho Lélis explica:

Livro 21: O que é democracia?

Livro 22: O que são eleições

Livro 23: O que é política?

Livro 24: O que são partidos políticos?

Livro 25: Censura X Liberdade de expressão?

Livro 26: Ditadura X Liberdades individuais?

Livro 27: Redes sociais e democracia?

Livro 28: Minorias e democracia?

Livro 29: O que é abuso do poder econômico?

Livro 30: O que é demagogia?

Livro 31: O que é ética?

 

VIII – Coleção Mundo contemporâneo

Livro 1: O jacaré debate educação e oportunidades

Livro 2: O puma explica trabalho e renda

Livro 3: A anta luta contra o aquecimento global

Livro 4: O tucano denuncia a corrupção e os narcoterroristas

Livro 5: O bicho-preguiça e a migração

Livro 6: O sapinho Krock na luta contra a pandemia

Livro 7: A onça pintada enfrenta as queimadas na Amazônia e no Pantanal

Livro 8: A harpia confronta o racismo

Livro 9: A ariranha combate a pobreza e a desigualdade

Livro 10: O boto exige democracia e cidadania

 

IX – Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia

Livro 1: Boitatá

Livro 2: O boto

Livro 3: O caipora

Livro 4: O cairara

Livro 5: A cidade encantada

Livro 6: O curupira

Livro 7: A galinha grande

Livro 8: O guaraná

Livro 9: Iara, a mãe d’água

Livro 10: O lobisomem

Livro 11: A mandioca

Livro 12: A princesa do lago

Livro 13: Saci-Pererê

Livro 14: O uirapuru

Livro 15: O velho da praia

Livro 16: O velho e o bacurau

Livro 17: A vitória-régia

Livro 18: O açaí

Livro 19: As amazonas

Livro 20: Mapinguari

Livro 21: Matinta Perera

Livro 22: Muiraquitã

Livro 23: O rio Amazonas

Livro 24: Anhangá

 

X – Coleção Filosofia para crianças

Livro 1: O que é filosofia?

Livro 2: A filosofia do amor

Livro 3: O aviãozinho feliz

Livro 4: O trenzinho feliz

Livro 5: A lagartinha feliz

Livro 6: A borboletinha feliz

Livro 7: O encontro com Pitágoras

Livro 8: A vida em um pinguinho de água

Livro 9: O pequeno ponto azul

Livro 10: Gentileza, o mel da vida

 

XI – Coleção Ciência e espiritualidade para crianças

Livro 1: Panda Zen e a menina azeda

Livro 2: Panda Zen e o verdadeiro valor

Livro 3: Panda Zen e as mudanças

Livro 4: Panda Zen e a Maria vai com as outras

Livro 5: Panda Zen e a estrelinha cintilante

Livro 6: Panda Zen e a verdade absoluta

Livro 7: Panda Zen e o teste das 3 peneiras

Livro 8: Panda Zen e os ensinamentos da vovó

Livro 9: Panda Zen e os cabelos penteados

Livro 10: Panda Zen e a magia da vida feliz

Livro 11: Panda Zen e as paixões enganosas

Livro 12: Panda Zen entre a reflexão e a ação

Livro 13: Panda Zen e o mais importante

Livro 14: Panda Zen, a gota e o oceano

Livro 15: Panda Zen e a indecisão

Livro 16: Panda Zen e o vaga-lume

Livro 17: Panda Zen e a busca da identidade

Livro 18: Panda Zen entre o arbítrio e a omissão

Livro 19: Panda Zen e o trabalho

Livro 20: Panda Zen e a falsa realidade

 

XII – Coleção Ensinando as crianças e seus papais a pensar

Livro 1: O segredo da felicidade

Livro 2: A gentileza pode tudo

Livro 3: A mulher bela e rica e sua irmã feia e pobre

Livro 4: O pequeno cachorro zen

Livro 5: O pequeno gato zen

Livro 6: O pequeno panda zen

Livro 7: O pequeno sapo zen

Livro 8: É melhor pensar antes de falar

Livro 9: Os desafios são necessários

Livro 10: A paz é a base de tudo

 

XIII – Amazon collection: the green paradise

Book 1 - The amazon rainforest

Book 2 - The jaguar (A onça pintada)

Book 3 - Macaw (Arara-canindé)

Book 4 - Golden Lion Tamarin

Book 5 - The button (O boto)

Book 6 - Frogs

Book 7 - Heron (Garça-real)

Book 8 - Swallowtail (Saí-andorinha)

Book 9 - Jacaretinga

Book 10 - Harpy

Book 11 - Tapir (Anta)

Book 12 - Snakes

Book 13 - Puma

Book 14 - Sloth (Bicho Preguiça)

Book 15 - Toucan (Tucano-toco)

Book 16 - Amazonian Caburé

Book 17 - Pisces

Book 18 - White-faced spider monkey

Book 19 - Irara

Book 20 - Red macaw

Book 21 - Otter (Ariranha)

 

XIV – The cutest pets on the planet collection

Book 1 - Black Eyes, the panda bear

Book 2 - The happy kitten

Book 3 - The aquarium fish

Book 4 - Doggy, man's best friend

Book 5 - The feneco

Book 6 - The rabbit

Book 7 - The chinchilla

Book 8 - The Greenland Seal

Book 9 - The dolphin

Book 10 - The owl

 

B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS

XV – ThM-Theater Movement:

Livro 1. O teatro popular de bonecos Mané Beiçudo: 1.385 exercícios e laboratórios de teatro

Livro 2. 555 exercícios, jogos e laboratórios para aprimorar a redação da peça teatral: a arte da dramaturgia

Livro 3. Amor de elefante

Livro 4. Gravata vermelha

Livro 5. Santa Dica de Goiás

Livro 6. Quando o homem engole a lua

Livro 7: Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski

Livro 8: Tiradentes, o Mazombo – 20 contos dramáticos

Livro 9: Teatro total: a metodologia ThM-Theater Movement

Livro 10: Respiração, voz e dicção: para professores, atores, cantores, profissionais da fala e para os que aspiram a boa emissão vocal - teoria e mais de 200 exercícios

Livro 11: Lampião e Prestes em busca do reino divino - o dia em que o bandido promovido a homem da lei guerreou com o coronel tornado um fora da lei

Livro 12: Giordano Bruno: a fogueira que incendeia é a mesma que ilumina

Livro 13: Amor e ódio: não esqueçamos de Aylan Kurdi

Livro 14: Pitágoras: tortura, magia e matemática na escola de filosofia que mudou o mundo

Livro 15: Irena Sendler, minha Irena

Livro 16: O juiz, a comédia

Livro 17: A comédia do mundo perfeito

Livro 18: O dia do abutre

Livro 19: A chibata

Livro 20: O inspetor geral, de Nikolai Gogol – accountability pública, fiscalização e controle

Livro 21: A noite mais escura: o hospício de Barbacena, uma Auschwitz no coração do Brasil

 

XVI – Shakespeare & accountability

Livro 1: Medida por medida, ensaios sobre a corrupção, a administração pública e a distribuição da justiça

Livro 2: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações 

Livro 3: A liderança e a oratória em Shakespeare

Livro 4: Otelo, de Shakespeare: a inveja destroi pessoas, famílias e organizações

Livro 5: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações

Livro 6: Ética & Governança à luz de Shakespeare

 

C - PLANEJAMENTO

XVII – Planejamento estratégico e administração

Livro 1: Quasar K+ planejamento estratégico

Livro2: Ouvidoria pública: instrumento de participação e aprofundamento da democracia

Livro 3: Pregão: economia e eficácia na administração pública

Livro 4: Comunicação estratégica: da interlocução às palestras exitosas – como falar bem em ambientes controláveis e em situações de extrema pressão

Livro 5: As máximas do empreendedor

Livro 6: Vivendo e aprendendo a amar segundo Rodoux Faugh

 

D – OUTROS

XVIII – A pena e o amor como espada

Livro 1: Os anjos esquecidos por Deus – romance

Livro 2: Moving Letters – a arte de escrever bem

Livro 3: Sobre flores e amores – poemas

Livro 4: 300 maneiras corajosas de dizer bom dia

Livro 5: Revolucione amando incondicionalmente

Livro 6: Sobre homens e lobos, o conto

Livro 7. A coroa de mil espinhos - poemas

 

Sobre o autor

Antônio Carlos dos Santos é escritor e criador das seguintes metodologias:

©Planejamento Estratégico Quasar K+;

©ThM – Theater Movement; e

©Teatro popular de bonecos Mané Beiçudo.

 

Acompanhe o autor no facebook e nos blogs:

1.  Cultura e educação: culturaeducacao.blogspot.com/

2.  Teatro popular: teatromanebeicudo.blogspot.com/

3.  Planejamento: https://planejamentoestrategicoquasark.blogspot.com/