terça-feira, 24 de junho de 2014

Transmissão de energia elétrica sem fios de Tesla


Do Canactech
Nikola Tesla foi um dos maiores responsáveis pelo mundo como o conhecemos hoje, principalmente no que diz respeito ao uso da eletricidade. O inventor que deu origem ao estereótipo de “cientista maluco” ajudou no desenvolvimento da corrente alternada, que utilizamos hoje em nossas casas e escritórios. Mas seu principal objetivo era conseguir transmitir eletricidade sem fios.
Contudo, com a tecnologia da época e outros fatores, o máximo que ele conseguiu foi construir uma torre gigante para demonstrar a transmissão transatlântica de eletricidade. O projeto, no entanto, acabou não indo para frente.
Agora, segundo informações do Dvice, um grupo de engenheiros russos querem concluir o trabalho de Tesla. Para isso, eles lançaram uma campanha no Indiegogo para arrecadar fundos para o projeto.
Os engenheiros são Leonid e Sergey Plekhanov, que se formaram no Instituto de Física e Tecnologia de Moscow (MIPT, em inglês) e passaram anos estudando os trabalhos e patentes do inventor austríaco. Concorrente aos estudos, eles realizavam experiências para verificar se as ideias de Tesla funcionavam.
Depois de todos esses anos estudando tudo, os dois chegaram a conclusão de que é possível sim construir um sistema para a transferência de energia a longas distâncias e que isso resolveria muitos problemas de energia pelo mundo afora.
Segundo a dupla, pouco mais de 100 mil quilômetros quadrados de painéis solares seriam o suficiente para suprir toda a demanda mundial de energia elétrica atual. Mas imaginar uma estrutura quadrada de 320 km de lado fica difícil em qualquer país, exceto em áreas desérticas, como o Saara. E é aí que entraria o trabalho de Leonid e Sergey (e de Tesla). Com as fazendas de painéis solares nessas áreas remotas e inóspitas, um sistema de transmissão de energia sem fio de longo alcance poderia levar o que é produzido ali para outras partes do mundo.