segunda-feira, 9 de junho de 2014

Conheça a fazenda vertical do futuro da Coreia do Sul


Projeto Urban Skyfarm é um mini ecossistema projetado para trazer equilíbrio de volta para a comunidade urbana

Da Revista Exame

São Paulo - Até o ano de 2050, cerca de 80% da população mundial deverá viver em áreas urbanas. Seremos ao todo quase 10 bilhões de pessoas consumindo os recursos finitos do planeta. Pensando em resolver problemas futuros, tais como escassez de terra, insegurança alimentar, desmatamento e poluição, o estúdio de design Aprilli projetou o Urban Skyfarm.

Trata-se de uma fazenda vertical que utiliza sistemas hidropônicos em substituição às vastas extensões de terra agrícolas, sendo capaz de produzir alimentos de forma mais eficiente.

O projeto foi idealizado para Seul, capital na Coreia do Sul, que é densamente povoada e distrito central dos negócios do país.

Cada um dos quatro componentes principais, que são a raiz, tronco, ramos e folhas, tem suas próprias características espaciais adequadas para diferentes condições de cultivo.

A parte superior, por exemplo, é propícia para plantio de vegetais que necessitam de exposição direta de luz natural e ar fresco. Já a parte inferior favorece cultivos que necessitam de um ambiente mais controlado.

Por ter formato inspirado numa árvore, a fazenda ainda garante amplos espaços sombreados, que podem ser apreciados pelo público. É um mini ecossistema que traz equilíbrio de volta para a comunidade urbana.

O Urban Skyfarm usa a energia renovável produzida a partir de paineis solares para suprir o processo de produção, transporte e distribuição de produtos alimentares.