quarta-feira, 15 de março de 2017

TCE-MS prepara fórum estadual para debater ética e combate à corrupção


Entre os palestrantes, estão confirmados para o evento o ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas; e a delegada da PF, Erika Mialik Marena, uma das coordenadoras da Lava Jato
A segunda edição do Fórum de Direito, Ética e Combate à Corrupção está confirmada para os dias 4 e 5 de maio de 2017, na sede do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, que fica localizada no Parque dos Poderes, em Campo Grande.
Entre os palestrantes estão confirmados para o evento o ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas; o presidente da Atricon, conselheiro Valdecir Fernandes Pascoal; e a delegada da Polícia Federal, Erika Mialik Marena, uma das coordenadoras da Operação Lava Jato.
Na tarde de segunda-feira (6), a diretora da Escola Superior de Controle Externo - ESCOEX/TCE-MS, conselheira Marisa Serrano, recebeu representantes de dez instituições para discutir os preparativos do evento.
“Foi uma reunião muito produtiva, de altíssimo nível, em que discutimos toda a logística necessária para recebermos em nosso Estado autoridades de renome nacional, que estão trabalhando a frente dos processos que apuram denúncias de corrupção em nosso País, e que vão trazer significativas contribuições para refletirmos e debatermos sobre temas muito importantes”, ressaltou Marisa.
Foram convidados para a reunião representantes do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Procuradoria Geral do Estado, Advocacia Geral da União, Polícia Federal, Tribunal de Contas da União, Controladoria Geral da União, Receita Federal MS, Ministério Público Estadual e Ordem dos Advogados do Brasil.
O evento pretende abordar temas como: “Combate à Corrupção em Rede: O Papel dos Tribunais de Contas”, “Corrupção e Lavagem de dinheiro”, e outros que possam instigar uma ampla reflexão sobre a realidade brasileira e a necessidade da união de todas as instituições em prol de ações que pretendem contribuir para que a gestão pública atue de acordo com as expectativas da sociedade.
O presidente do TCE-MS, conselheiro Waldir Neves, explicou que a sociedade cobra uma resposta clara do Poder Público acerca dos problemas vividos pelo Brasil. “A participação efetiva de todos os órgãos de controle é fundamental para a união com as instituições e fortalecimento das políticas públicas, já que temos nos empenhado para que o nosso Tribunal trabalhe de uma forma pedagógica, preventiva e efetiva em suas ações”. Em maio do ano passado, o TCE-MS realizou a primeira edição do Fórum que teve uma ampla participação de autoridades e instituições, além de contar com a contribuição de juristas reconhecidos nacionalmente que debateram, principalmente, o papel dos órgão de controle no combate à corrupção.
Palestrantes confirmados
Já estão confirmados para o Fórum de Direito, Ética e Combate à Corrupção, os seguintes palestrantes: conselheiro José de Ribamar Caldas Furtado, presidente do TCE-MA; conselheiro Valdecir Fernandes Pascoal, presidente da Atricon; Wagner Campos Rosário, auditor federal e secretário executivo do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União; Bruno Dantas, ministro do TCU; Perpaulo Botini, professor de Direito Penal da USP, foi advogado no mensalão; Flávio Garcia Cabral, procurador chefe da Fazenda Nacional; Erika Mialik Marena, delegada da Polícia Federal de Florianópolis, foi uma das coordenadoras da Lava Jato na Polícia Federal; Gerson T'agord Schaan, coordenador geral de Pesquisa e Investigação da Receita Federal - DF.

Por Alexsandra Oliveira, em O Progresso/MS 


________________



O planejamento que interage estratégia e cultura



Coleção Quasar K+: 

Livro 1: Quasar K+ Planejamento Estratégico;
Livro 2: Shakespeare: Medida por medida. Ensaios sobre corrupção, administração pública e administração da justiça;
Livro 3: Nikolai Gogol: O inspetor geral. Accountability pública; Fiscalização e controle;
Livro 4: Liebe und Hass: nicht vergessen Aylan Kurdi. A visão de futuro, a missão, as políticas e as estratégias; os objetivos e as metas.


O que é a metodologia Quasar K+ de planejamento estratégico?

QUASAR K+ é uma metodologia que procura radicalizar os processos de participação cidadã através de três componentes básicos:
a.Planejamento;
b.Educação e Teatro;
c.Participação intensiva.

Para quem se destina a ferramenta?

A metodologia QUASAR K+ foi desenvolvida para se constituir em uma base referencial tanto para as pessoas, os indivíduos, como para as organizações. Portanto, sua utilização pode ensejar a modernização desde o simples comércio de esquina ao grande conglomerado corporativo. Mas, também, os projetos de crescimento e desenvolvimento individuais, a melhoria das relações familiares...

Fazendo uso da metodologia QUASAR K+ poderemos descortinar novos horizontes nos habilitando a fazer mais e melhor com menor dispêndio de recursos.

Qual a razão desta metodologia?

Nas democracias modernas as sociedades se mostram tanto mais evoluídas e sustentáveis quanto mais aprimoram a qualidade da participação na vida organizacional, política e social.

Para que a participação se revista de qualidade se faz necessário dominar um conjunto de técnicas e instrumentais capazes de impregnar o processo de maior eficácia.

É deste contexto que emerge a metodologia QUASAR K+: disponibilizar técnicas específicas ancoradas em valores e princípios da educação e do teatro, incorporando - como eixo estruturante - as ferramentas do planejamento.

Portanto, é uma metodologia que busca assegurar qualidade à consecução dos objetivos, estratégias e metas traçados.

Por conseguinte, a aplicação da tecnologia possibilitará que nossa inserção e participação nos ambientes de estudo, trabalho, entretenimento e moradia, se verifique de maneira progressivamente mais satisfatória. Ao mesmo tempo em que nos empodera:

- eleva a autoestima – na medida em que tomamos consciência da evolução de nossa capacidade produtiva, da habilidade adquirida para interagir e contribuir com a família, o grupo social, a organização, a sociedade;

- incorpora ganhos sociais para a família, a escola, a instituição em que trabalhamos e a comunidade onde moramos, considerando que os produtos e resultados de nossa intervenção direta passam a ostentar qualidade diferenciada, mais fina, apurada e consentânea com as aspirações por um mundo melhor e mais justo.

De maneira estruturada, o livro enfoca:

- Planejamento e Administração
- O setor público
- Empreendedorismo & iniciativa privada
- Participação intensiva & terceiro setor
- Cidadania
- Qualidade Total
- Educação & Teatro

Para saber mais sobre o livro, clique na capa.


Para saber mais sobre o livro, clique na capa.

Para saber mais sobre o livro, clique na capa.