quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

'Se eu era um desses moleques, eles podem ser o que eu sou hoje', diz L7NNON, rapper que canta a superação e tem 1 bilhão de streams nas plataformas digitais


“Ostentação é você mostrar que tem. Superação é mostrar como conquistou aquilo, vindo de onde as oportunidades são poucas.”

 

É assim que Lennon Frassetti, ou melhor, L7NNON, expoente do rap e do trap de 27 anos, explica as letras honestas, carregadas de críticas e de superação que lhe deram mais de um bilhão de streams nas plataformas digitais, 4,8 milhões de ouvintes mensais no Spotify e parcerias com marcas de luxo.

— A minha questão é mostrar que quem não tem pode ter. É, mano, tu pode viver tua vida, conquistar as coisas e ter o mesmo cordão de ouro ou um melhor que o meu — filosofa ele, nascido em Realengo, Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde viveu até os 14 anos.

O sucesso chegou para valer em novembro de 2020, quando L7NNON lançou seu segundo álbum, “Hip Hop Rare”, que se manteve durante um ano entre os 50 mais ouvidos no Spotify Brasil. A faixa “Perdição” chegou a 150 milhões de visualizações no YouTube. Em 2021, o single “Freio da Blazer” — uma referência ao carro usado pela polícia do Rio — tornou-se um de seus maiores hits, com 140 milhões de visualizações no YouTube.

— É uma crítica por ser sempre parado pela polícia e ter que provar que o que tenho é meu. Parece que a gente roubou de alguém ou que é emprestado, sabe? Temos que mostrar documento do carro, conta bancária e, muitas vezes, abrir o celular porque o cara desconfia das conversas — desabafa o artista, ressaltando que, embora essa situação tenha mudado com a fama, ele não abandonará a causa. — A luta é para sempre. Enquanto estivermos vivos, temos que lutar. Imagina se largar de mão?

O rapper se vê como motivador e fortalecedor da periferia e tornou-se um símbolo de representatividade para os jovens.

— Eu tive muita referência de bebida, fumo e outras drogas, e as crianças crescem vendo pessoas influentes beberem e fumarem. — Mas eu sou influente e não faço isso. Estou me divertindo da minha forma— explica L7NNON, que faz questão de afirmar que não tem nada contra nem julga quem bebe ou fuma.

Olha quanta criança tem na rua e o impacto que eu tenho na vida delas. Se eu era um desses moleques, eles podem ser o que eu sou hoje

E ele não bebe nem fuma e gosta de “compartilhar”. No fim do ano, reuniu amigos e a família para preparar uma festa de Natal para as crianças do Barata, em Realengo, com direito a brinquedos, churrasco e distribuição de cestas básicas. Antes disso, deu um apartamento de presente para uma tia.

— Eu penso o seguinte: se eu não compartilhar minha vitória e estimular outras pessoas a vencerem também, a minha vida não vale nada. Olha quanta criança tem na rua e o impacto que eu tenho na vida delas. Se eu era um desses moleques, eles podem ser o que eu sou hoje — acredita L7NNON, que na última edição do prêmio Men of the Year da GQ Brasil foi reconhecido na categoria “Inspiração”.

Começo no skate

O rapper escolheu o número 7 para compor seu nome artístico por causa dos vários aniversários na família envolvendo o algarismo, além do sobrenome “Frassetti”, e para simplificar o perfil do Instagram.Na música, ele começou quase sem querer, queria viver do skate, esporte que entrou em sua vida aos 7 anos. Chegou a vencer o evento de melhor manobra no Dia Mundial do Skate, realizado em Barcelona, em 2017.

— Conheci uns amigos que andavam de skate e faziam música. Eles sempre falavam “mano, tu rima à beça por que não faz música?”. Lancei uma que teve mais de 100 mil visualizações. (Hoje, “Mais um capítulo” tem pouco mais de um milhão de views no YouTube).

De 2017 para cá, L7 já se aventurou até fora do rap. Em outubro, gravou ao lado de Ivete Sangalo uma participação no novo DVD de Léo Santana, “Astral GG”.

— Tudo o que falei nas músicas tem acontecido na minha vida. Contanto que a pessoa acredite que vai acontecer e que ela seja boa e honesta, as coisas acontecem — encerra ele, que agora deseja uma parceria com Mano Brown.

Mariana Teixeira, O Globo



Para saber mais, clique aqui.



Para saber mais sobre o livro, clique aqui.




Para saber mais sobre o livro, clique aqui



Para saber mais clique aqui





Para saber mais sobre o livro, clique aqui





Para saber mais sobre os livros, clique aqui




Para saber mais sobre a Coleção, clique aqui




Para saber mais sobre o livro, clique aqui


- - - - - -




No mecanismo de busca do site amazon.com.br, digite "Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia” e acesse os 24 livros da coleção. Ou clique aqui

O autor:

No mecanismo de busca do site amazon.com.br, digite "Antônio Carlos dos Santos" e acesse dezenas de obras do autor. Ou clique aqui


Clique aqui para acessar os livros em inglês