sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Falhas estruturais e de planejamento


Cobertura de obra de Calatrava em Valencia começa a ser desmontada

      Casa de Ópera de Valência, na Espanha, projetada por Santiago Calatrava
Da Folha de São Paulo

Operários já começaram a remover a cobertura de fragmentos de azulejos do Palácio das Artes, a ópera de Valencia, desenhada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, depois que pedaços do telhado despencaram no final de dezembro, interditando o prédio.
A operação de substituição da cobertura por uma provisória de placas de alumínio custará R$ 9,7 milhões. Segundo autoridades da cidade espanhola, o escritório de Calatrava e as construtoras Acciona e Dragados deverão arcar com a despesa.
Até 10 de fevereiro, todo o mosaico da cobertura, que, segundo especialistas, está danificado em 60% de sua extensão, deverá ser removido, a tempo da estreia, em 23 de fevereiro, da ópera "L'Italiana in Algeri", de Rossini. O problema com o telhado em dezembro levou ao adiamento da estreia do espetáculo "Manon Lescaut", que agora ficou para o outono espanhol.
Este é apenas um dos problemas enfrentados pelo badalado arquiteto espanhol, que responde a processos no resto da Espanha e da Europa por falhas estruturais e de planejamento em seus megaprojetos.