quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Tecendo visões de mundo indígenas em meios de subsistência digitais

Argenia Centeno, artesã indígena deslocada da Venezuela para o Brasil, foi uma das 19 participantes do projeto. Foto: ACNUR Brasil

“(...) O deslocamento forçado é uma experiência devastadora para qualquer pessoa. Mas, para as comunidades indígenas, essa ruptura apresenta desafios únicos (...)”

No Brasil, o ACNUR, o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) e outros parceiros estão trabalhando com artesãos indígenas deslocados para levar oportunidades de comércio eletrônico às comunidades locais

O deslocamento forçado é uma experiência devastadora para qualquer pessoa. Mas, para as comunidades indígenas, essa ruptura apresenta desafios únicos. A relação profundamente enraizada entre os povos indígenas e a terra – uma relação que é fundamental para a identidade individual e coletiva, práticas culturais, bem-estar psicossocial, e sistemas econômicos e sociais – torna o deslocamento uma ameaça existencial. Além disso, os grupos indígenas correm um risco maior de discriminação quando são forçados a se deslocar.


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No Mês Internacional dos Povos Indígenas, conheça um projeto que trabalhou em estreita colaboração com artesãos indígenas deslocados no Brasil não apenas para aumentar as oportunidades de subsistência por meio do comércio eletrônico, mas também para garantir que as tradições, os idiomas e as histórias indígenas sejam mantidos em segurança durante o deslocamento. Lado a lado com os refugiados, esse projeto – apoiado pelo Fundo de Inovação Digital do ACNUR – promoveu a inclusão digital, o bem-estar social e a autossuficiência.

O desafio

Desde 2014, de acordo com o ACNUR Brasil, mais de 10.000 indígenas deixaram a Venezuela em direção ao Brasil. A maioria pertence ao grupo étnico Warao, cujo lar ancestral é a floresta tropical venezuelana. Outros grupos incluem os Eñepá, Kariña, Pemon e Wayúu.


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A cidade de Boa Vista, em Roraima, recebe o maior abrigo para refugiados e migrantes indígenas da América Latina. Lá, a equipe do ACNUR Brasil identificou a necessidade de desenvolver soluções específicas para essa população – soluções que valorizem as diversas habilidades, culturas e perspectivas que eles trazem para as áreas onde buscam refúgio.

O ACNUR colabora ativamente com as comunidades indígenas para aprimorar suas habilidades e oferecer treinamento para se alinhar às demandas do mercado. Essas iniciativas de subsistência se concentraram predominantemente na confecção de artesanato tradicional. Entretanto, embora os artesãos deslocados (principalmente mulheres) produzam um artesanato excepcional, eles enfrentam desafios significativos para vender suas criações. Sua localização na bacia amazônica apresenta dificuldades de acesso aos mercados, e as despesas associadas ao estabelecimento de uma presença física no varejo e as limitações na experiência de atendimento ao cliente criam outras barreiras.

“É necessário reconhecer que, com muita frequência, deixamos de fornecer as plataformas e os meios de treinamento necessários para as comunidades indígenas”, diz Oscar Sanchez Pineiro, Representante Adjunto do ACNUR no Brasil. “Esse descuido pode resultar em uma divergência entre seus ricos valores culturais e suas aspirações em uma economia e sociedade em rápida evolução”. Pineiro destaca a tendência de estereotipar as culturas indígenas como remanescentes da história. Em vez disso, elas devem ser reconhecidas como componentes indispensáveis de nosso tecido social e capacitadas para florescer em um cenário digital contemporâneo, ao mesmo tempo em que salvaguardam suas visões de mundo e patrimônio cultural distintos.


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A solução

Em Roraima, o ACNUR trabalhou com parceiros e comunidades locais para introduzir um currículo de treinamento em comércio eletrônico que visa equipar os artesãos indígenas com ferramentas, habilidades e técnicas digitais. O objetivo é permitir que esses artesãos expandam seus negócios e obtenham meios de subsistência mais sustentáveis, exibindo e comercializando seus produtos on-line de forma eficaz.

Dez mulheres e nove homens dos povos Warao, E’ñepá, Karamakoto e Taurepang participaram desse projeto piloto. Embora trabalhem principalmente com a fibra de buriti – uma fibra semelhante à seda derivada de uma palmeira encontrada em toda a América Latina, que pode ser tingida, processada e tecida em produtos como cestas, bandejas, bolsas e decorações de parede – vários desses artesãos também são adeptos do artesanato em argila e do entalhe em madeira. Alguns até trouxeram novas ideias de negócios de ecoturismo para o treinamento.

Os participantes desempenharam um papel fundamental na definição da concepção do projeto e de suas próprias jornadas de aprendizado, uma abordagem que funcionou para preservar sua autonomia e garantir seu apoio ao processo. A artesã Argenia Centeno explica:

“Em cada reunião, expressamos o que estava faltando como apoio social e isso foi considerado – por exemplo, as técnicas de vendas, tirar fotos, como seguir em frente.”

Por meio de consultas, os participantes identificaram as habilidades que esperavam adquirir e determinaram que uma modalidade de tempo dividido garantiria que o treinamento pudesse ser encaixado em outras demandas. O currículo, que abrangeu tópicos que vão desde alfabetização financeira e leis de proteção de dados até fotografia digital, marketing corporativo e mídia social, foi ministrado em um curso intenso de um mês.

Iniciado e financiado pelo ACNUR, o projeto foi realizado pelo Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), juntamente com outros parceiros. Um forte relacionamento com a Associação de Migrantes Indígenas de Roraima (AMIR) – uma organização composta por povos indígenas venezuelanos –mostrou-se crucial. Como uma representação direta da comunidade, a AMIR fortaleceu o envolvimento comunitário do projeto e garantiu que seu impacto fosse além dos abrigos de Boa Vista.

O impacto

Para os participantes, os elementos técnicos do curso abriram novos caminhos para o crescimento de seus negócios. Mas, talvez ainda mais crucial, o foco narrativo dos instrutores – uma ênfase na exploração de como os produtos dos artesãos refletem e celebram sua história, herança e ancestralidade – teve um efeito transformador.

“Nós, como Warao, discutimos como eram nossas vendas, nossa cultura, nosso conhecimento e também as outras etnias indígenas”, explica Centeno. A conscientização de que a cultura transmitida por gerações tinha um valor poderoso para outras comunidades além da sua própria e que merecia desempenhar um papel fundamental em suas estratégias de geração de renda teve um impacto notável na autoestima e no bem-estar dos participantes.

Embora o período de aprendizado tenha sido curto e intenso, os participantes saíram com percepções valiosas que ajudaram a expandir seus negócios e proporcionaram maior segurança econômica. Para Bruno Avilio, um dos participantes:

“O projeto me ajudou a superar muitas coisas. O mais importante foi o conhecimento em vendas, como vender nossos produtos no Instagram, tirar fotos, como publicá-las e tudo mais. Foi bom saber como enviar mensagens e como conseguir responder aos clientes no mesmo dia.”

Centeno também comenta sobre o valor desse elemento técnico:

“Depois do projeto, minha capacidade como vendedor, artesão e empresário melhorou principalmente, porque perdi o medo e ficou mais fácil. Agora vendo on-line, via WhatsApp, apresento meus produtos.”

Para o ACNUR, esse projeto também serviu como uma valiosa experiência de aprendizado. Embora a agência já esteja envolvida em várias iniciativas dirigidas por refugiados indígenas ou centradas neles, esse empreendimento forneceu informações importantes sobre os talentos criativos e a perspicácia empresarial dessas comunidades. Ao fazer isso, abriu possíveis caminhos para futuras colaborações com comunidades indígenas forçadas a se deslocar, com foco no aprimoramento de sua integração socioeconômica.

No futuro, poderão ser encontradas sinergias entre essas iniciativas e a plataforma de comércio eletrônico Made 51, projetada pelo ACNUR justamente para permitir que os artesãos refugiados alcancem novos mercados.

Com sua ênfase na autossuficiência, na participação equitativa e no envolvimento local, o projeto não apenas apoia as comunidades no desenvolvimento de negócios prósperos, mas também defende suas culturas materiais ricas em narrativas. Ao desafiar os estereótipos que veem os povos e as tradições indígenas como congelados no tempo ou como um mundo à parte, ele abre espaço para novos entendimentos e oportunidades para essas comunidades, como fios fortes e essenciais no complexo tecido de nosso mundo moderno.

ACNUR

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O autor:

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As obras do autor que o leitor encontra nas livrarias amazon.com.br:

 

A – LIVROS INFANTIS E INFANTO-JUVENIS:

Livro 1. As 100 mais belas fábulas da humanidade

Livro 2. O dia em que as crianças decidiram lutar contra o câncer de mama

Livro 3. O vovô vai ao médico

Livro 4. O coelhinho que aprendeu a dizer as coisas

Livro 5. Ui Gur – o ursinho que libertava livros

Livro 6. Bichinhos felizes

Livro 7. Telas? Só com saúde – Computadores: entre a liberdade e a escravidão

Livro 8. O dia em que as víboras, através das telas, escravizaram as corujinhas – dramaturgia

Livro 9. Bullying, as lágrimas de Deus – dramaturgia

Livro 10. Anhangá, o espírito protetor da natureza: a lenda indígena – dramaturgia

 

I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. O coronel e o juízo final

Livro 2. A noite do terror

Livro 3. Lobisomem – O homem-lobo roqueiro 

Livro 4. Cobra Honorato

Livro 5. A Mula sem cabeça

Livro 6. Iara, a mãe d’água

Livro 7. Caipora

Livro 8. O Negrinho Pastoreiro

Livro 9. Romãozinho, o fogo fátuo

Livro 10. Saci Pererê

 

II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. Não é melhor saber dividir?

Livro 2. Eu compro, tu compras, ele compra

Livro 3. A cigarra e as formiguinhas

Livro 4. A lebre e a tartaruga

Livro 5. O galo e a raposa

Livro 6. Todas as cores são legais

Livro 7. Verde que te quero verde

Livro 8. Como é bom ser diferente

Livro 9. O bruxo Esculfield do castelo de Chamberleim

Livro 10. Quem vai querer a nova escola

 

III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. A bruxa chegou... pequem a bruxa

Livro 2. Carrossel azul

Livro 3. Quem tenta agradar todo mundo não agrada ninguém

Livro 4. O dia em que o mundo apagou

 

IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis):

Livro 1. Todo dia é dia de independência

Livro 2. Todo dia é dia de consciência negra

Livro 3. Todo dia é dia de meio ambiente

Livro 4. Todo dia é dia de índio

 

V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. O mito de Sísifo

Livro 2. O mito de Midas

Livro 3. A Caixa de Pandora

Livro 4. O mito de Édipo.

 

VI – Coleção A bruxinha de mil caras ensina a viver melhor

Livro 1: Planejar

Livro 2: Organizar

Livro 3: Estudar

Livro 4: Exercitar

Livro 5: Leitura

Livro 6: Cultura

Livro 7: Meditar

Livro 8: Interagir

Livro 9: Fazer amigos

Livro 10: Respeito e motivação.

 

VII – Coleção Cidadania para crianças

Direitos das crianças

Livro 1: Gratidão, a lei do universo

Livro 2: A honestidade vale a pena

Livro 3: O anjinho que semeava tolerância

Livro 4: O menino que disse não ao bullying

Livro 5: Toda criança tem direitos

Livro 6: Vidas negras importam – nós queremos respirar

Livro 7: Lélis, o ratinho que afinava queijo

Livro 8: Educação de qualidade é direito das crianças

Livro 9: Respeitando as leis de trânsito a cidade fica legal

Livro 10: A união faz a força

Sustentabilidade ambiental

Livro 11: Um dos maiores tesouros da terra, a água

Livro 12: A preservação do meio ambiente

Livro 13: Dez maneiras de ajudar a preservar o meio ambiente

Livro 14: A árvore faz o meio ambiente sorrir

Livro 15: Os 5R – o jeito certo de dar ‘bom dia’ ao meio ambiente

Livro 16: O lixo, a coleta seletiva e a reciclagem

Livro 17: Lixo, o supervilão do meio ambiente

Livro 18: Com o saneamento básico o meio ambiente fica feliz

Livro 19: O dia em que a coruja de pintas brancas e as batatas cozidas derrotaram a poluição

Livro 20: Os tempos difíceis da quarentena

Democracia, liberdades e constituição

O ratinho Lélis explica:

Livro 21: O que é democracia?

Livro 22: O que são eleições

Livro 23: O que é política?

Livro 24: O que são partidos políticos?

Livro 25: Censura X Liberdade de expressão?

Livro 26: Ditadura X Liberdades individuais?

Livro 27: Redes sociais e democracia?

Livro 28: Minorias e democracia?

Livro 29: O que é abuso do poder econômico?

Livro 30: O que é demagogia?

Livro 31: O que é ética?

 

VIII – Coleção Mundo contemporâneo

Livro 1: O jacaré debate educação e oportunidades

Livro 2: O puma explica trabalho e renda

Livro 3: A anta luta contra o aquecimento global

Livro 4: O tucano denuncia a corrupção e os narcoterroristas

Livro 5: O bicho-preguiça e a migração

Livro 6: O sapinho Krock na luta contra a pandemia

Livro 7: A onça pintada enfrenta as queimadas na Amazônia e no Pantanal

Livro 8: A harpia confronta o racismo

Livro 9: A ariranha combate a pobreza e a desigualdade

Livro 10: O boto exige democracia e cidadania

 

IX – Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia

Livro 1: Boitatá

Livro 2: O boto

Livro 3: O caipora

Livro 4: O cairara

Livro 5: A cidade encantada

Livro 6: O curupira

Livro 7: A galinha grande

Livro 8: O guaraná

Livro 9: Iara, a mãe d’água

Livro 10: O lobisomem

Livro 11: A mandioca

Livro 12: A princesa do lago

Livro 13: Saci-Pererê

Livro 14: O uirapuru

Livro 15: O velho da praia

Livro 16: O velho e o bacurau

Livro 17: A vitória-régia

Livro 18: O açaí

Livro 19: As amazonas

Livro 20: Mapinguari

Livro 21: Matinta Perera

Livro 22: Muiraquitã

Livro 23: O rio Amazonas

Livro 24: Anhangá

 

X – Coleção Filosofia para crianças

Livro 1: O que é filosofia?

Livro 2: A filosofia do amor

Livro 3: O aviãozinho feliz

Livro 4: O trenzinho feliz

Livro 5: A lagartinha feliz

Livro 6: A borboletinha feliz

Livro 7: O encontro com Pitágoras

Livro 8: A vida em um pinguinho de água

Livro 9: O pequeno ponto azul

Livro 10: Gentileza, o mel da vida

 

XI – Coleção Ciência e espiritualidade para crianças

Livro 1: Panda Zen e a menina azeda

Livro 2: Panda Zen e o verdadeiro valor

Livro 3: Panda Zen e as mudanças

Livro 4: Panda Zen e a Maria vai com as outras

Livro 5: Panda Zen e a estrelinha cintilante

Livro 6: Panda Zen e a verdade absoluta

Livro 7: Panda Zen e o teste das 3 peneiras

Livro 8: Panda Zen e os ensinamentos da vovó

Livro 9: Panda Zen e os cabelos penteados

Livro 10: Panda Zen e a magia da vida feliz

Livro 11: Panda Zen e as paixões enganosas

Livro 12: Panda Zen entre a reflexão e a ação

Livro 13: Panda Zen e o mais importante

Livro 14: Panda Zen, a gota e o oceano

Livro 15: Panda Zen e a indecisão

Livro 16: Panda Zen e o vaga-lume

Livro 17: Panda Zen e a busca da identidade

Livro 18: Panda Zen entre o arbítrio e a omissão

Livro 19: Panda Zen e o trabalho

Livro 20: Panda Zen e a falsa realidade

 

XII – Coleção Ensinando as crianças e seus papais a pensar

Livro 1: O segredo da felicidade

Livro 2: A gentileza pode tudo

Livro 3: A mulher bela e rica e sua irmã feia e pobre

Livro 4: O pequeno cachorro zen

Livro 5: O pequeno gato zen

Livro 6: O pequeno panda zen

Livro 7: O pequeno sapo zen

Livro 8: É melhor pensar antes de falar

Livro 9: Os desafios são necessários

Livro 10: A paz é a base de tudo

 

XIII – Amazon collection: the green paradise

Book 1 - The amazon rainforest

Book 2 - The jaguar (A onça pintada)

Book 3 - Macaw (Arara-canindé)

Book 4 - Golden Lion Tamarin

Book 5 - The button (O boto)

Book 6 - Frogs

Book 7 - Heron (Garça-real)

Book 8 - Swallowtail (Saí-andorinha)

Book 9 - Jacaretinga

Book 10 - Harpy

Book 11 - Tapir (Anta)

Book 12 - Snakes

Book 13 - Puma

Book 14 - Sloth (Bicho Preguiça)

Book 15 - Toucan (Tucano-toco)

Book 16 - Amazonian Caburé

Book 17 - Pisces

Book 18 - White-faced spider monkey

Book 19 - Irara

Book 20 - Red macaw

Book 21 - Otter (Ariranha)

 

XIV – The cutest pets on the planet collection

Book 1 - Black Eyes, the panda bear

Book 2 - The happy kitten

Book 3 - The aquarium fish

Book 4 - Doggy, man's best friend

Book 5 - The feneco

Book 6 - The rabbit

Book 7 - The chinchilla

Book 8 - The Greenland Seal

Book 9 - The dolphin

Book 10 - The owl

 

B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS

XV – ThM-Theater Movement:

Livro 1. O teatro popular de bonecos Mané Beiçudo: 1.385 exercícios e laboratórios de teatro

Livro 2. 555 exercícios, jogos e laboratórios para aprimorar a redação da peça teatral: a arte da dramaturgia

Livro 3. Amor de elefante

Livro 4. Gravata vermelha

Livro 5. Santa Dica de Goiás

Livro 6. Quando o homem engole a lua

Livro 7: Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski

Livro 8: Tiradentes, o Mazombo – 20 contos dramáticos

Livro 9: Teatro total: a metodologia ThM-Theater Movement

Livro 10: Respiração, voz e dicção: para professores, atores, cantores, profissionais da fala e para os que aspiram a boa emissão vocal - teoria e mais de 200 exercícios

Livro 11: Lampião e Prestes em busca do reino divino - o dia em que o bandido promovido a homem da lei guerreou com o coronel tornado um fora da lei

Livro 12: Giordano Bruno: a fogueira que incendeia é a mesma que ilumina

Livro 13: Amor e ódio: não esqueçamos de Aylan Kurdi

Livro 14: Pitágoras: tortura, magia e matemática na escola de filosofia que mudou o mundo

Livro 15: Irena Sendler, minha Irena

Livro 16: O juiz, a comédia

Livro 17: A comédia do mundo perfeito

Livro 18: O dia do abutre

Livro 19: A chibata

Livro 20: O inspetor geral, de Nikolai Gogol – accountability pública, fiscalização e controle

Livro 21: A noite mais escura: o hospício de Barbacena, uma Auschwitz no coração do Brasil

 

XVI – Shakespeare & accountability

Livro 1: Medida por medida, ensaios sobre a corrupção, a administração pública e a distribuição da justiça

Livro 2: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações 

Livro 3: A liderança e a oratória em Shakespeare

Livro 4: Otelo, de Shakespeare: a inveja destroi pessoas, famílias e organizações

Livro 5: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações

Livro 6: Ética & Governança à luz de Shakespeare

 

C - PLANEJAMENTO

XVII – Planejamento estratégico e administração

Livro 1: Quasar K+ planejamento estratégico

Livro2: Ouvidoria pública: instrumento de participação e aprofundamento da democracia

Livro 3: Pregão: economia e eficácia na administração pública

Livro 4: Comunicação estratégica: da interlocução às palestras exitosas – como falar bem em ambientes controláveis e em situações de extrema pressão

Livro 5: As máximas do empreendedor

Livro 6: Vivendo e aprendendo a amar segundo Rodoux Faugh

 

D – OUTROS

XVIII – A pena e o amor como espada

Livro 1: Os anjos esquecidos por Deus – romance

Livro 2: Moving Letters – a arte de escrever bem

Livro 3: Sobre flores e amores – poemas

Livro 4: 300 maneiras corajosas de dizer bom dia

Livro 5: Revolucione amando incondicionalmente

Livro 6: Sobre homens e lobos, o conto

Livro 7. A coroa de mil espinhos - poemas

 

Sobre o autor

Antônio Carlos dos Santos é escritor e criador das seguintes metodologias:

©Planejamento Estratégico Quasar K+;

©ThM – Theater Movement; e

©Teatro popular de bonecos Mané Beiçudo.

 

Acompanhe o autor no facebook e nos blogs:

1.   Cultura e educação: culturaeducacao.blogspot.com/

2.   Teatro popular: teatromanebeicudo.blogspot.com/

3.   Planejamento: https://planejamentoestrategicoquasark.blogspot.com/