segunda-feira, 28 de abril de 2014

Na fronteira da tecnologia

Do Olhar Digital

Aparelho promete internet 1.000 vezes mais rápida que 4G




A empresa Artemis trabalha em uma tecnologia que seria capaz de potencializar o sinal de internet móvel, tornando-o rápido e estável a ponto de entregar velocidades (em teoria) até 1.000 vezes maiores do que as do 4G atual. Será? O plano é no mínimo ambicioso...
O produto se chama pCell e tem o tamanho de um roteador comum, mas com outro propósito: a ideia é que ele substitua as grandes torres das empresas de telefonia. É claro que um aparelho de pequeno porte não tem a mesma potência, mas, por causa do baixo custo, tem a vantagem de poder ser utilizado em larga escala.

Enquanto as torres de celular precisam ficar igualmente espaçadas — longe o suficiente para evitar interferência e perto o bastante para equilibrar a rede — o pCell pode ser instalado em todos os lugares, somando o sinal de vários equipamentos para que o sinal individual fique melhor. Desta forma, deve economizar energia ao passo que distribui a conexão com mais precisão para cada dispositivo.  

A tecnologia será testada em San Francisco, nos EUA, este ano e pode estar disponível em 2015 para uso comercial. Segundo a fabricante, o sistema funcionará em todos os celulares.