quarta-feira, 16 de abril de 2014

A opinião de Bill Gates

7 coisas que Bill Gates disse à Rolling Stone

O fundador da Microsoft falou sobre assuntos que vão de Edward Snowden à energia nuclear

Da Revista Exame

1 Zuckerberg acertou ao comprar o WhatsApp

Gates aprovou a decisão de Mark Zuckerberg de comprar o WhatsApp por 19 bilhões de dólares: “Acho que sua agressividade é sábia – ainda que o preço esteja acima do que eu esperaria. Isso mostra que bases de usuários são extremamente valiosas.” Em outro momento, ele diz: “A Microsoft também desejaria comprá-lo... não sei se por 19 bilhões de dólares, mas a empresa é extremamente valiosa.” 
2 Zuckerberg tem mais foco nos produtos
Gates diz que ele, Mark Zuckerberg e Steve Jobs tinham maneiras diferentes de desenvolver um novo produto: “Eu  começo com a arquitetura, Mark começa com os produtos e Steve Jobs começava com a estética.”
3 Jobs disse que o Mac seria um PC de 500 dólares
“Éramos parceiros próximos no desenvolvimento do software para o Mac original. Isso foi algo impressionante, porque tínhamos mais gente trabalhando nele do que a Apple tinha. Mas éramos muito ingênuos. Steve nos prometeu que aquilo seria uma máquina de 499 dólares. E a próxima coisa de que ficamos sabendo foi que custava 1.999 dólares.”
4 Edward Snowden não é herói
“Acho que ele infringiu a lei. Então, eu certamente não o caracterizaria como um herói”, diz. Mais adiante, ele acrescenta: “Você não vai ver muita admiração por ele em mim.”
5 Precisamos da energia nuclear
“Se pudéssemos tornar a energia nuclear realmente segura e resolver as questões econômicas e o problema do lixo radiativo, seria o nirvana que queremos: uma solução barata com pouquíssima emissão de CO2. Se não conseguirmos, teremos problemas. O consumo de energia não vai diminuir. A cada ano, de agora a 2010, o planeta vai usar mais energia. Isso significa mais emissão de CO2 a cada ano.”
6 Os impostos deveriam subir nos Estados Unidos
“Quando o nível dos impostos está abaixo de, digamos, 50%, acredito que há espaço para cobrar mais imposto”, diz Gates. “Temos de considerar as obrigações que o estado está assumindo na área de saúde e o custo que isso trará com o tempo”, justifica ele. “Se você espera que o estado faça essas coisas, elas vão exigir dinheiro.” 
7 Em 20 anos, quase não haverá países pobres
“Supondo que não haja nenhuma guerra ou algo assim, vamos conseguir pegar até os países costeiros da África e trazê-los até uma situação razoável nos próximos 20 anos. Teremos melhor alavancagem porque o número de países que precisam de ajuda está diminuindo. Países como China e Índia ainda têm problemas, mas eles são autossuficientes. Nos próximos 20 anos, vamos obter ferramentas melhores, novas vacinas, melhor conhecimento sobre doenças e, espero, formas mais baratas de gerar energia.”