quarta-feira, 10 de abril de 2024

A comunicação organizacional e a identidade corporativa

 


 “Comunicare” do latim significa tornar comum. Moreira (2010) define comunicação como uma ação comum, para igualar a mensagem ao emissor e ao receptor.

Fundamental em qualquer esfera das relações humanas, a comunicação mostra-se essencial também no ambiente organizacional. Moreira (2011) afirma que a comunicação nas organizações representa em síntese um conjunto de estratégias, que têm como objetivo melhorar, ou gerar uma boa imagem para a empresa, e que a cada vez mais está relacionada com seus públicos, sejam eles consumidores, fornecedores, ou funcionários.

No ambiente organizacional, existem comunicações com finalidades diferentes. A finalidade da comunicação institucional é construir e manter a boa imagem da organização junto ao público externo A comunicação mercadológica divulga os produtos e serviços, ou seja, tem como finalidade o aumento das vendas e a fidelização dos clientes, a comunicação interna, por sua vez, está diretamente relacionada ao relacionamento com os funcionários.

A comunicação organizacional surgiu para dar maior importância à imagem e identidade corporativa:

A comunicação se transformou em ‘corporativa’, não por um capricho da linguagem ou por querer introduzir mais complexidade no mundo das empresas, mas pela força das coisas. Daí que as organizações estejam despreparadas diante de uma nova realidade emergente, que é, ela mesma, produto da complexidade generalizada e da atuação tecnológica que caracterizam nossa sociedade e nossa civilização. (COSTA, 1995, p. 95 apud MEDRANO, 2007).


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Nassar (2005) apud Rezin (2010) também menciona que a comunicação tem um papel fundamental no processo de criação de imagem da organização, e reforça a identidade e a ambição corporativa. Ele destaca que a comunicação, no ambiente organizacional, busca estabelecer diálogo com todos os públicos com quem a empresa se relaciona: funcionários, clientes, potenciais clientes, comunidades, fornecedores, governo e a sociedade em geral.

Toda atividade dentro de uma organização é mediada pela comunicação. Por isso, é necessário envolver toda a organização a fim de que esta interação se realize com consistência, relevância e coerência.

Além de envolver toda a organização, a comunicação precisa ser vista como um processo estratégico. Bueno (2010) ressalta que deveria ser prioridade incluir a comunicação nas estratégias empresariais, pois teria papel fundamental, na busca de eficácia, na interação com os públicos de interesse e no desenvolvimento de planos e ações que trazem vantagem competitiva às organizações.

Kunsch (2009) menciona que os estudos sobre mudanças organizacionais e, em especial, sobre mudanças de estratégias, afirmam que a comunicação é essencial para um processo bem sucedido. Em uma sociedade envolta constantemente em mudanças, a comunicação se configura como um instrumento imprescindível nas organizações. Medrano (2007) ressalta que, no mundo moderno, a comunicação interna é inseparável da atividade produtiva de qualquer organização e é uma estratégia fundamental.

Segundo Melo, [...] entender a importância da Comunicação Interna em todos os meios hierárquicos, como um instrumento da administração estratégica é uma exigência para se atingir a eficácia organizacional. Compreender a importância desse processo de comunicação para que flua de forma eficiente, no momento oportuno, de forma que seja atingido o objetivo pretendido, é um desafio para as organizações. (p. 2)

Por estar interligada também aos objetivos financeiros e estratégicos da organização, a comunicação interna possibilita que os funcionários e gestores estejam informados, independente do seu setor de atuação. Marchiori (2006) ressalta ainda a necessidade de que esta comunicação se dê de forma planejada. Para ele, A comunicação interna planejada e avaliada é uma ferramenta estratégica que estimula o diálogo entre lideranças e funcionários. Oportuniza a troca de informações via comunicação, contribuindo para a construção do conhecimento, o qual é expresso nas atualidades das pessoas. É fundamentalmente um processo que engloba a comunicação administrativa, fluxos, barreiras, veículos, redes formais e informais. Promove, portanto a interação social e fomenta a credibilidade, agindo no sentido de manter viva a identidade de uma organização. (2006, p.207)

A integração promovida pela comunicação interna mobiliza os funcionários a construírem relacionamentos corporativos. Argenti (2006) afirma que o grande foco da comunicação interna está nas conversas entre os funcionários e seus gestores. Os funcionários têm necessidade de sentir segurança em seus cargos, fazer perguntas sem temer represálias dos gestores.

Grande parte dessas conversas ocorre costumeiramente, ou em algumas organizações são denominados momentos específicos. De todo modo, é de suma importância que as organizações possibilitem este fluxo comunicacional de maneira eficiente de modo a propiciar maior integração e participação dos sujeitos envolvidos. Apenas dessa forma, é possível definir ou redefinir maneiras de alcançar os objetivos organizacionais.

Em "A importância da comunicação organizacional interna e dos feedbacks gerenciais", por Daiane Monique Lima de Barros e Nailton Santos de Matos


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