Em 2019, as matrículas dos calouros representavam 43,8% do total
O Censo da Educação Superior de 2019, divulgado hoje (23) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aponta que quatro a cada dez calouros no ensino superior optaram por se matricular em cursos de graduação a distância. O levantamento mostra que a educação a distância (EaD) tem ganhado cada vez mais espaço na educação superior, enquanto o ensino presencial tem reduzido as matrículas ano a ano.
Em 2009, as matrículas dos calouros em EaD
representavam 16,1% do total. Em 2018, elas representavam 39,8% do total de
estudantes que ingressaram nas instituições de ensino superior. No ano passado,
eram 43,8%, o que equivale a cerca de 1,6 milhão do total de 3,6 milhões de
novos estudantes.
Considerando apenas a rede privada, onde estão
matriculados 76% do total de estudantes do ensino superior, a opção pela EaD
foi ainda maior entre os calouros, chegando a pouco mais da metade dos alunos,
50,8%.
Já o ensino presencial teve redução. Passou de 60,1%
das matrículas dos calouros em 2018 para 56,2%, em 2019. Em 2020, com a
pandemia do novo coronavírus (covid-19), o número de ingressantes em EaD deve
aumentar ainda mais, de acordo com o presidente do Inep, Alexandre Lopes.
Os dados de 2020 serão divulgados apenas no ano que
vem.
“Eu acho que a pandemia vai acelerar essa tendência de
migração para o ensino a distância ou ensino híbrido [com aulas presenciais e
remotas]. Isso serve também como um ponto de alerta, como um ponto de
observação, para o Ministério da Educação como um órgão regulador”, disse.
Diferenças
Os resultados das avaliações do ensino superior
divulgados na terça-feira (20) mostram que os estudantes que se formam em
cursos a distância têm desempenho inferior aos estudantes dos cursos
presenciais. Mostram também que o perfil desses estudantes é diferente. A
maioria dos estudantes de EaD, por exemplo, trabalha, enquanto os de cursos
presenciais, não.
“Os resultados
têm sido próximos. Não dá para dizer que o curso é melhor ou pior. Também tem
que explorar um pouco mais os resultados porque são realidades diferentes”,
disse Lopes. “Em relação a qualidade, não dá para afirmar que o curso EaD seja
de menor qualidade”, acrescenta.
Matrículas
Segundo o censo, o número total de estudantes
matriculados no ensino superior no Brasil segue aumentando. Ao todo, 8,6
milhões de estudantes estão matriculados no ensino superior no Brasil. Em 2018,
eram 8,4 milhões. A maior parte, 6,5 milhões, o equivalente a 76%, está
matriculada em instituições privadas.
Considerando todas as matrículas, não apenas os
calouros, a EaD, com 2,4 milhões de estudantes, representa 28,4% do ensino
superior no Brasil. Já a educação presencial, 71,6%, com 6,2 milhões.
Formação
de professores
O censo aponta que um a cada cinco estudantes
matriculados no ensino superior está em curso de licenciatura, o que
possibilita que atue posteriormente como professor. A maior parte desses
futuros profissionais, 53,3%, está sendo formada a distância, em cursos EaD. As
instituições particulares concentram a maior parte das matrículas desses
alunos, 64%. Nessas instituições, a maioria, 73,5%, faz cursos EaD.
Pedagogia lidera a porcentagem de matrículas, com
48,3% dos futuros professores. Em seguida, estão educação física, com 9,1%;
matemática, com 5,7%, e história, com 5,3%.
“Os resultados ressaltam a responsabilidade da
educação superior em formar os docentes que atuarão na educação básica [etapa
que vai do ensino infantil ao ensino médio]”, disse o ministro da Educação,
Milton Ribeiro.
“Essa conexão entre as duas etapas de ensino se dá por
meio do professor capacitado pela educação superior para ser o elemento central
do desenvolvimento da educação básica. O professor é o grande protagonista da
educação no Brasil”, ressalta o ministro.
Desistências
O Censo da Educação Superior mostrou que mais da
metade dos estudantes, 59%, que ingressam no ensino superior em 2010 desistiram
antes de terminar os estudos. Essa taxa foi um pouco maior, 63%, quando considerados
apenas os cursos a distância.
Entre os futuros professores, as desistências daqueles
que ingressaram em 2010 também são altas. Chegam a 75% dos estudantes que se
formariam para lecionar física, por exemplo.
De acordo com o secretário de Educação Superior do
MEC, Wagner Vilas Boas, a pasta está, em parceria com instituições de ensino,
desenvolvendo formas de prever as evasões e evitar que elas aconteçam. O
projeto será inicialmente implementado em instituições federais, mas será
disponibilizado também às particulares.
A pasta aposta ainda na implementação do novo ensino
médio, que vai permitir aos estudantes escolher trajetórias para aprofundar a
formação. Isso fará com que conheçam melhor as áreas de estudo antes de optarem
por um curso superior.
Metas
De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), o
Brasil precisa, até 2024, ampliar as matrículas, fazendo com que mais pessoas
tenham acesso ao ensino superior no país. De acordo com o PNE, até 2024 a taxa
bruta de matrícula na educação superior deve ser 50% e a taxa líquida, 33%, da
população de 18 a 24 anos de idade. Atualmente, essas taxas são,
respectivamente, 37,4% e 25,5%.
“Na minha visão, o PNE é um sonho, um objetivo, que
colocamos lá em cima, nas estrelas, mas temos um foco para buscar os parâmetros
do PNE, e o Ministério da Educação está envolvido de corpo e alma nessa busca”,
disse o ministro Milton Ribeiro.
“Com mais escolaridade faremos essa transformação
econômica e social tão cara ao nosso país”.
Por Mariana Tokarnia, na Agência Brasil
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