Cruz Vermelha dará curso sobre como lidar na
escola em situações de violência
O Comitê
Internacional da Cruz Vermelha (CICV) realizará em julho um curso para
profissionais da Secretaria Municipal de Educação sobre como lidar nas escolas
em situações de violência. O ensinamento será depois repassado a professores
que ensinam em localidades em áreas de risco do Rio de Janeiro.
A
princípio o curso será apenas teórico com duração de 5 dias, totalizando uma
carga horária de 36 a 40 horas e será dividido em vários módulos temáticos como
gestão de crise, situações de violência armada no município e os impactos dela
sobre as unidades de órgãos públicos. Já para os professores que serão
treinados posteriormente por esses profissionais da secretaria, há a necessidade
de aplicar exercícios de simulação dessas situações de violência.
Segundo a
chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Talma
Suane, a ideia do curso surgiu após uma situação ocorrida no Complexo da Maré,
na zona norte, antes do carnaval desse ano, cujas imagens comoveram a
secretaria, que começou a busca por uma solução.
Uma briga
entre facções rivais pelo domínio dos pontos de venda de drogas na comunidade
resultou em troca de tiros, o que impediu o funcionamento das escolas públicas
da região por três dias seguidos. De acordo com Talma, após esse episódio, foi
formado um grupo com integrantes da Secretaria de Educação, da região
administrativa, além de 6 diretores de unidades escolares. Foram diversas
reuniões até que foi pedida a ajuda do Comitê Internacional da Cruz Vermelha,
que já tinha experiência com treinamentos anteriores.
O
treinamento não será obrigatório para todos os profissionais. No entanto, a
escola terá um gestor responsável e um plano de ação previamente traçado para
as situações de violência.
Talma
Suane disse que a secretaria dará prioridade a áreas com mais incidência de
violência, como o Complexo da Maré e do Alemão e a Cidade de Deus.
Ela deixou
claro que o curso não é um treinamento de guerra e sim de proteção às vidas.
“Não queremos que as pessoas digam que as escolas estão começando um
treinamento de guerra, pelo contrário, nossa intenção é a proteção do ser, a
proteção da vida. O curso é para que professores e gestores saibam lidar com
situações de risco que são frequentes nessas regiões. Quando não se tem o
conhecimento, gera-se pânico. Logo nosso objetivo é justamente ensinar esses
profissionais a bolarem um plano de ação para essas situações”, explicou Talma
Suane.
De acordo
com a coordenadora de comunicação e porta-voz da delegação regional do Comitê
Internacional da Cruz Vermelha, Sandra Lefcovich, o comitê acredita que o
treinamento ajudará a Secretaria de Educação a ter mais controle sobre as
situações de violência que ocorrem em regiões conflagradas da cidade.
“O CICV
acredita que o prévio conhecimento de como se comportar em uma situação de
emergência contribui para que as pessoas mantenham a calma e estejam preparadas
para agir, diminuindo as chances de se tornarem vítimas”, disse a coordenadora.
O Comitê
Internacional da Cruz Vermelha já havia realizado um projeto anterior entre
2009 e 2013, atuando em parceria com autoridades locais e comunidades nas áreas
da saúde e educação para limitar e aliviar as consequências resultantes da
violência armada em 7 favelas. Entre as atividades desenvolvidas pelo projeto,
foram realizados trabalhos em escolas de ensino médio com a Secretaria Estadual
de Educação e com 12 escolas municipais do Complexo da Maré.
Por Ana Luiza Vasconcelos, na Agência
Brasil
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Coleção Quasar K+:
Livro 1: Quasar K+ Planejamento Estratégico;
Livro 2: Shakespeare: Medida por medida. Ensaios sobre corrupção, administração pública e administração da justiça;
Livro 3: Nikolai Gogol: O inspetor geral. Accountability pública; Fiscalização e controle;
Livro 4: Liebe und Hass: nicht vergessen Aylan Kurdi. A visão de futuro, a missão, as políticas e as estratégias; os objetivos e as metas.
O que é a metodologia Quasar K+ de planejamento estratégico?
QUASAR K+ é uma metodologia que procura radicalizar os processos de participação cidadã através de três componentes básicos:
a.Planejamento;
b.Educação e Teatro;
c.Participação intensiva.
Para quem se destina a ferramenta?
A metodologia QUASAR K+ foi desenvolvida para se constituir em uma base referencial tanto para as pessoas, os indivíduos, como para as organizações. Portanto, sua utilização pode ensejar a modernização desde o simples comércio de esquina ao grande conglomerado corporativo. Mas, também, os projetos de crescimento e desenvolvimento individuais, a melhoria das relações familiares...
Fazendo uso da metodologia QUASAR K+ poderemos descortinar novos horizontes nos habilitando a fazer mais e melhor com menor dispêndio de recursos.
Qual a razão desta metodologia?
Nas democracias modernas as sociedades se mostram tanto mais evoluídas e sustentáveis quanto mais aprimoram a qualidade da participação na vida organizacional, política e social.
Para que a participação se revista de qualidade se faz necessário dominar um conjunto de técnicas e instrumentais capazes de impregnar o processo de maior eficácia.
É deste contexto que emerge a metodologia QUASAR K+: disponibilizar técnicas específicas ancoradas em valores e princípios da educação e do teatro, incorporando - como eixo estruturante - as ferramentas do planejamento.
Portanto, é uma metodologia que busca assegurar qualidade à consecução dos objetivos, estratégias e metas traçados.
Por conseguinte, a aplicação da tecnologia possibilitará que nossa inserção e participação nos ambientes de estudo, trabalho, entretenimento e moradia, se verifique de maneira progressivamente mais satisfatória. Ao mesmo tempo em que nos empodera:
- eleva a autoestima – na medida em que tomamos consciência da evolução de nossa capacidade produtiva, da habilidade adquirida para interagir e contribuir com a família, o grupo social, a organização, a sociedade;
- incorpora ganhos sociais para a família, a escola, a instituição em que trabalhamos e a comunidade onde moramos, considerando que os produtos e resultados de nossa intervenção direta passam a ostentar qualidade diferenciada, mais fina, apurada e consentânea com as aspirações por um mundo melhor e mais justo.
De maneira estruturada, o livro enfoca:
Livro 1: Quasar K+ Planejamento Estratégico;
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Livro 3: Nikolai Gogol: O inspetor geral. Accountability pública; Fiscalização e controle;
Livro 4: Liebe und Hass: nicht vergessen Aylan Kurdi. A visão de futuro, a missão, as políticas e as estratégias; os objetivos e as metas.
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Fazendo uso da metodologia QUASAR K+ poderemos descortinar novos horizontes nos habilitando a fazer mais e melhor com menor dispêndio de recursos.
Qual a razão desta metodologia?
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Para que a participação se revista de qualidade se faz necessário dominar um conjunto de técnicas e instrumentais capazes de impregnar o processo de maior eficácia.
É deste contexto que emerge a metodologia QUASAR K+: disponibilizar técnicas específicas ancoradas em valores e princípios da educação e do teatro, incorporando - como eixo estruturante - as ferramentas do planejamento.
Portanto, é uma metodologia que busca assegurar qualidade à consecução dos objetivos, estratégias e metas traçados.
Por conseguinte, a aplicação da tecnologia possibilitará que nossa inserção e participação nos ambientes de estudo, trabalho, entretenimento e moradia, se verifique de maneira progressivamente mais satisfatória. Ao mesmo tempo em que nos empodera:
- eleva a autoestima – na medida em que tomamos consciência da evolução de nossa capacidade produtiva, da habilidade adquirida para interagir e contribuir com a família, o grupo social, a organização, a sociedade;
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De maneira estruturada, o livro enfoca:
- Planejamento e Administração
- O setor público
- Empreendedorismo & iniciativa privada
- Participação intensiva & terceiro setor
- Cidadania
- Qualidade Total
- Educação & Teatro
- O setor público
- Empreendedorismo & iniciativa privada
- Participação intensiva & terceiro setor
- Cidadania
- Qualidade Total
- Educação & Teatro
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