A
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) 2016
divulgada dia 21 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
estima que 24,8 milhões das pessoas de 14 a 29 anos de idade não frequentavam
escola, cursos pré-vestibular, técnico de nível médio ou de qualificação
profissional no ano passado.
As
razões mais frequentes para não estarem estudando foram por motivo de trabalho,
seja porque trabalhava, estava procurando trabalho ou conseguiu trabalho que
iria começar em breve (41%); não tinha interesse em continuar os estudos (19,7%);
e por ter que cuidar dos afazeres domésticos ou de criança, adolescente, idosos
ou pessoa com necessidades especiais (12,8%).
Os
motivos relacionados ao mercado de trabalho para não ir à escola foram mais
frequentes entre os homens (50,5%). Além disso, entre eles, 24,1% disseram não
ter interesse, e 8,2% já tinham concluído o nível de estudo que desejavam.
Para
as mulheres, o motivo relacionado a trabalho para não estudar também foi o mais
frequente (30,5%); 26,1% delas alegaram ter que cuidar dos afazeres domésticos
ou de criança, adolescente, idosos ou pessoa com necessidades especiais,
proporção 30 vezes superior à observada entre os homens; e 14,9% não tinham
interesse.
No
Brasil, em 2016, havia 51,6 milhões de pessoas de 14 a 29 anos de idade. Desse
total, 13,3% estavam ocupadas e estudavam; 20,5% não trabalhavam e não
estudavam; 32,7% não trabalhavam, mas estudavam e 33,4% estavam ocupadas e não
estudavam.
Entre
os homens nesse grupo etário, 14,7% não trabalhavam nem estudavam. No caso das
mulheres, esse percentual chegou a 26,4%. Em relação à cor ou raça, a maior
diferença entre os grupos foi estimada para as pessoas que não trabalhavam nem
estudavam: 16,6% para as de cor branca e 23,3% para as pretas ou pardas.
Educação
profissional
Em
2016, entre os 8 milhões de estudantes do ensino superior de graduação no
Brasil, 842 mil frequentavam cursos tecnológicos, o que corresponde a 10,5% do
total de alunos do ensino superior. A graduação tecnológica tem enfoque
específico em uma área profissional, duração de 2 a 3 anos, e sua conclusão
confere diploma de tecnólogo.
Em
relação ao curso técnico de nível médio, 2,1 milhões cursavam essa modalidade
de educação profissional destinada aos estudantes de ensino médio ou às pessoas
que já o tinham concluído.
Em
2016, entre as 75,3 milhões de pessoas de 14 anos ou mais de idade que
estudavam na Alfabetização de Jovens e Adultos ou no ensino fundamental e
aquelas que fizeram, no máximo, o ensino fundamental (ou equivalente), 0,8%
estavam frequentando curso de qualificação profissional, o que equivale a 568
mil pessoas.
Cerca
de 15,8 milhões de pessoas de 14 anos ou mais de idade já haviam frequentado,
em algum momento, algum curso de qualificação profissional, modalidade mais
acessível da educação profissional, composta de diversos cursos que visam a
capacitar o indivíduo para o trabalho em uma determinada ocupação sem, porém,
aumentar seu nível de escolaridade
Agência Brasil
___________
A arte de escrever bem
Escrever é uma necessidade vital, um fundamento sem o qual a comunicação perde em substância.
Os desafios do dia a dia exigem intensa troca de mensagens, seja nas redes sociais, seja nas corporativas: relacionamentos pessoais, correio eletrônico, elaboração de projetos e relatórios, participação em concursos e processos seletivos, negociações empresariais, tratados corporativos, convenções políticas, projetos literários... Tarefas que se tornam triviais, textos que se tornam mais adequados e elegantes quando as técnicas para a elaboração da redação criativa se encontram sob inteiro domínio. E não é só. Escrever está umbilicalmente vinculado à qualidade de vida, à saúde, ao bem-estar.
É o que comprova estudo realizado pela Universidade de Auckland, na Nova Zelândia. Os pesquisadores chegaram à conclusão que a prática da escrita atua na redução dos hormônios vinculados ao estresse, melhora o sistema imunológico, auxilia na recuperação do equilíbrio físico e emocional.
Este livro disponibiliza uma exclusiva metodologia para a elaboração do texto criativo. Destina-se aos que tenham interesse em aprimorar a expressão através da escrita: trabalhadores e servidores públicos, gestores que atuam nos setores privado e estatal, empresários e empreendedores, lideranças políticas e sociais, professores e estudantes, sem perder de vista as pessoas comuns, o público em geral, porque qualificar as formas de interagir com o outro deve ser um objetivo estratégico acolhido por todos.
A utilização da técnica ‘Moving Letters’ possibilita que a atividade ‘escrever bem’ se coloque ao alcance de qualquer um. O método, ancorado nos princípios do planejamento estratégico – de maneira gradual e progressiva – conduz o leitor pelos universos que podem levá-lo à carreira de escritor. Caso a opção seja escrever um livro, por exemplo, a metodologia auxilia na definição dos temas, na estruturação das tramas, na caracterização das personagens, na coesão do enredo, na consistência dos conflitos, na lapidação do texto, desenvolvendo as habilidades necessárias para a elaboração da adequada escritura.
Fluência à escrita e qualidade à redação são as molas propulsoras que impulsionam o livro, são os objetivos possibilitados pela aplicação da metodologia. Como fundamento, um tripé harmoniosamente organizado: a linguística, a estruturação e análise do discurso e as técnicas de elaboração de textos criativos.
Para adquirir o seu exemplar, clique aqui.
___________________