terça-feira, 14 de julho de 2020

DIVERSIDADE - pequenas empresas e inclusão



Políticas afirmativas de inclusão racial podem contribuir de forma significativa na inserção de pessoas negras no mercado de trabalho

O ano de 2020 está sendo desafiador para todos. Grandes e pequenas empresas estão tendo de se reinventar diante de um cenário de crise na saúde e na economia. E você deve estar se perguntando: com tantos assuntos práticos do meu negócio para me preocupar, por que eu deveria ainda pensar em diversidade e inclusão racial?

Todos acompanharam as manifestações recentes nos Estados Unidos e no mundo, em decorrência do assassinato de George Floyd. Um vídeo em que um policial pressionava o pescoço de Floyd com o joelho por 8 minutos e 46 segundos fez com que as pessoas despertassem para um problema que está longe de ser resolvido, tanto lá quanto aqui. A pauta da luta antirracista ganhou as redes sociais, com quadrados pretos, hashtags e ações como o take-over — troca de perfis entre pessoas negras e não negras conhecidas do público. Grandes empresas emitiram notas de apoio à causa racial, enquanto outras anunciaram fundos de investimentos contra o racismo.

Para além de qualquer discurso, é importante ressaltar que a questão racial no Brasil é também uma questão econômica. Por isso mesmo, as pequenas e médias empresas são fundamentais na discussão de pautas de diversidade racial e na construção de um pais mais igualitário. Podemos concluir isso a partir de duas premissas básicas: não há progresso sem inclusão, e não é mais possível ignorar o poder de consumo da população negra.





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De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, a população negra é responsável por 40% do consumo no país - o equivalente a R$ 1,7 trilhões anuais. Outras estatísticas sobre a população negra/parda mostram o tamanho das oportunidades que seriam geradas pela diminuição das desigualdades: 63,7% dos desempregados são negros ou pardos: uma mulher negra ganha, em media, 60% a menos que um homem branco. A essa altura, você deve estar pensando: "Mas isso é um assunto para o governo resolver. Eu só quero vender e ter lucro". Ledo engano. Propósito e lucro andam de mãos dadas. E se você não se atentou a isso, pesquise, porque ainda está em tempo.

Se levarmos em conta que as pequenas e medias empresas são responsáveis por 54% dos empregos formais no país. veremos que políticas afirmativas de inclusão racial podem contribuir de forma significativa na inserção de pessoas negras no mercado de trabalho formal. A seguir, algumas ações que podem fazer a diferença.



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- Faça um diagnóstico da situação da sua empresa, avaliando quantas pessoas negras/pardas fazem parte da sua equipe.

- Assegure-se de que os perfis dos candidatos a processos de seleção sejam diversos.

- Descubra quantos negros existem na sua relação de fornecedores. Contrate de empreendedores negros. Compre de empreendedores negros.

- Não importa qual for o seu negócio, treine sua equipe para que não cometa atitudes racistas.

- Defina uma política clara de combate à discriminação no ambiente de trabalho. O prejuízo por um atendimento errado pode ser imenso.

- Busque aprender mais sobre a pauta racial. Livros para ler e perfis para seguir Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro; Racismo Estrutural, de Silvio Almeida; Escravidão, de Laurentino Gomes; e Empreendedorismo Consciente, de Rodrigo Caetano e Pedro Paro.


Por Jandaraci Araújo, na Pequenas Empresas Grandes Negócios  



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