Saiba como montar um verdadeiro
planejamento e fazer seu negócio decolar.
Trabalhar com um bom planejamento deveria ser um requisito básico para
qualquer empreendimento. Infelizmente, nem sempre é o que acontece. Um estudo
realizado pelo Sebrae em 2014 mostrou que, na média, 55% dos
brasileiros empreendem sem elaborar nem mesmo um plano de negócios. E o
pior: a cultura do “não-planejamento” persiste mesmo depois que suas empresas
abrem as portas.
Pelas contas do Sebrae, apenas 53% dos empreendedores acompanham suas
receitas e despesas. E só metade deles (50%) revê e atualiza regularmente seus
planos de negócios. Por um lado, esses números explicam por que metade
das empresas brasileiras fecham as portas depois de apenas quatro anos de
atividade, segundo o IBGE. Por outro lado, apontam para uma grande
oportunidade:
Os empreendedores que trabalham com um bom planejamento tendem a abrir
grande vantagem sobre os demais
Mas como planejar? Ou ainda: qual a forma mais eficiente de fazê-lo? É
sobre isso que falaremos neste capítulo, o quinto da Série para Aumento da
Eficiência Endeavor, editado em parceria com a Crunchflow.
·
Indo além do planejamento
Para começar, temos de voltar a um dos mandamentos sagrados da
administração: planejar é essencial. Nenhuma empresa consegue sobreviver muito
tempo sem saber para onde está indo. Se você é um empreendedor, ou deseja ser,
o primeiro passo é elaborar um plano para concretizar a sua ideia.
Pesquise, leia a respeito e não deixe de seguir os conselhos dos
especialistas. É uma forma de evitar problemas e prevenir desperdícios, tanto
de recursos como de energia, que podem abreviar a vida do seu negócio.
Mas a nossa intenção é falar de algo que vai além desse patamar básico
de planejamento. Queremos abordar o conceito de forecasting.
Trata-se de um tipo de planejamento inovador que permite aos empreendedores
antever o futuro e extrair o máximo das oportunidades que ainda estão por vir.
·
A era da análise preditiva
Com a ajuda de sistemas como o machine learning, as empresas agora têm
condições de monitorar todos os aspectos relativos ao desempenho dos seus
negócios. Tudo com base em análises estatísticas e dados objetivo, que
qualificam a tomada de decisões ao mesmo tempo que melhoram os resultados do
empreendimento.
·
A equipe certa para os projetos
certos
As análises preditivas permitem que as empresas de serviços atuem com
máxima eficiência sempre. Não importa se o mercado está em franco
crescimento ou se são tempos de vacas magras: com as informações
certas, seus negócios estarão sempre bem dimensionados para o que der
e vier. E isso também vale para o principal ativo dessas empresas: os
funcionários.
Já existem tecnologias que ajudam a dimensionar qual deve ser o perfil e
o tamanho exato da equipe envolvida em cada tipo de projeto. Essas plataformas
de workforce planning analisam os dados da sua empresa, identificam
padrões de desempenho e oferecem insights para você antecipar as demandas
futuras e gerenciar os seus recursos na medida exata.
As empresas ganham a oportunidade de contratar, demitir, promover e dar
feedback, tudo com base em análises complexas, geradas a partir de seus
próprios históricos de desempenho. E você, empreendedor, fica mais livre para
pensar no crescimento do negócio, na busca de novos clientes e novas
oportunidades de inovação. Tudo aquilo, enfim, que nenhuma máquina jamais será
capaz de executar.
Endeavor Brasil
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Você não pode deixar de ler o livro que trata da
questão do planejamento à luz da arte e das manifestações culturais. Aqui: