Um bom líder deve proporcionar suporte aos profissionais e desenvolver equipes motivadas e conscientes (Freepik) |
Promover inspiração para a equipe de trabalho é uma das melhores formas de garantir bons resultados e crescimento profissional para os liderados
Toda organização, seja ela
de pequeno ou grande porte, precisa de líderes para ter sucesso, orientar e
motivar as equipes. Um bom líder é essencial para extrair ao máximo o melhor de
cada colaborador e assegurar que os resultados sejam positivos para a empresa.
No desenvolvimento de
competências, a comunicação estabelece a confiança com os liderados além de
garantir um ambiente de trabalho harmônico e produtivo.
“A comunicação clara e
assertiva é uma característica que está cada vez mais sendo exigida nesses cenários
de constantes mudanças, já que as atualizações estão rápidas e, por vezes,
incertas”, afirma a coordenadora de Gestão de Pessoas do Grupo Liberal, Renata
Souza.
Para que a equipe possa
enxergar o seu líder como alguém que o inspire e que passe confiança, ele tem
que ser acessível e sempre passar feedbacks. “Demonstrando empatia e visão
humanista, o líder comunicativo preza pelo bem-estar físico e mental da sua
equipe, por entender estes tópicos como necessidades básicas no desempenho de
um bom trabalho”, afirma Renata.
Para a profissional, é
importante pensar no lado humano das relações e não apenas demandar. Saber
atuar como um líder dentro de uma equipe é fundamental para o sucesso de todos.
Mesmo assim, não é tão fácil chegar a esse objetivo pois são exigidas
qualidades específicas de liderança.
A motivação impulsiona os
colaboradores a adquirir novos conhecimentos, melhorar o desempenho, engajar
nas ações da empresa e atingir metas. Segundo a coordenadora, “quando falamos
de motivação, é importante deixar claro que não se consegue motivação sozinho,
essa responsabilidade não será somente da chefia em motivar, sim em
automotivação de cada um e uma série de fatores, porém o líder pode conhecer
cada perfil de sua equipe, definir estratégias de engajamento, trabalhando a
automotivação através de feedbacks e devolutivas, acompanhamento de desempenho
de perto e compartilhando e engajando a evolução do atingimento de metas e
métricas”.
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Para Renata, a pandemia
trouxe reflexos no ato de liderar. “A liderança de antes da pandemia foi
desconstruída, por perceber que esse funcionamento não estava mais gerando
resultados em meio à crise, a liderança hoje, pós-pandemia, se transforma em
uma visão mais participativa, empática e humana, portanto, o novo líder não só
direciona as tarefas, mas participa ativamente de todo o processo, aceita sugestões
e desprende-se da hierarquia em prol do bom resultado de trabalho”, esclarece.
O ponto alto está em
proporcionar suporte aos profissionais e desenvolver equipes motivadas e
conscientes. “Em um mundo cada vez mais acelerado e digital, é preciso lembrar
que pessoas engajadas, que se sentem parte importante, que são ouvidas e livres
para poder criar, dar opiniões e até errar, são aquelas que vão fazer a
diferença, dar novas ideias e gerar mais resultados. E o líder engajado pode
ser o diferencial nesse cenário em que surgem tantas incertezas”, acrescenta
Renata.
A seguir, 7 habilidades
essenciais para se tornar um bom líder:
Empatia
Saber se colocar no lugar do
outro é essencial em qualquer relação. Entender as características pessoais de
cada um dos integrantes de seu time é um bom começo para uma boa relação. Essa
capacidade influencia a descoberta de novas habilidades, muitas vezes não
percebidas nos talentos da equipe.
Ouvir e orientar
Estar apto para ouvir e
atender aos chamados dos funcionários é algo básico de um líder. É uma maneira
de aumentar a confiança e estreitar os laços.
Motivação
O estímulo é necessário para
que a equipe alcance as metas estipuladas pela gestão. Um profissional
compromissado e que sabe promover essa qualidade nas outras pessoas tem grandes
chances de todos alcançarem o sucesso.
Delegar tarefas
Não basta delegar atividades,
mas saber como fazer isso de acordo com o perfil e condições de cada
funcionário. Exemplo para o time O líder é aquele que vai servir de modelo
para os demais funcionários. Ele precisa praticar aquilo que exige da sua
equipe.
Ser flexível
O líder se diferencia de um
simples chefe também no aspecto flexibilidade. Ele sabe que ocupa uma posição
de destaque e que gerencia diversas pessoas. Por esse motivo, deve ter em mente
que vez ou outra deverá mudar de opinião, saber ouvir e aceitar.
Estrategista
O líder ideal é aquele que
conhece muito bem quais caminhos seguir para alcançar o sucesso que a
organização necessita e deseja. O líder precisa adquirir o respeito da equipe e
não ser temido por ela. Dessa forma, o sucesso de uma equipe depende da maneira
como ela será liderada.
Carolina Gantuss, O
Liberal.com
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